Resultado e atuação nem sempre estão diretamente ligados, e o Bahia mostrou isso na noite desta terça-feira. Diante do Unión Santa Fe, na Arena Fonte Nova, o Tricolor não teve boa apresentação, mas saiu de campo com uma vitória por 1 a 0, gol marcado pelo atacante Gilberto, em cobrança de pênalti. O placar faz o time baiano levar a vantagem de jogar por um empate na Argentina para conquistar a vaga para as quartas de final da Copa Sul-Americana.
O jogo
O Bahia deu indícios que poderia construir uma boa vantagem ainda no primeiro tempo. Com maior posse de bola, o Tricolor utilizou Élber e Fessin para construir jogadas de ataque, mas não aproveitou o domínio de jogo. A ineficiência no último passe em direção a área do Unión Santa Fe foi um problema grave e ocasionou em várias oportunidades de ataque desperdiçadas. Aos poucos, a equipe argentina se soltou e ficou perto de abrir o placar com Galván, García e Carabajal. Porém, os três esbarraram em Douglas Friedrich, que teve boa atuação. A melhor chance da equipe baiana veio dos pés do zagueiro Anderson Martins, que arriscou de longe e obrigou o goleiro Moyano a fazer boa defesa.
O Unión Santa Fe manteve o ritmo apresentado no fim do primeiro tempo e colocou o Bahia em apuros. Melhor em campo, o time argentino acumulou chances para balançar as redes, mas Douglas Friedrich, mais uma vez, se mostrou decisivo. Como o Tricolor estava perdido na marcação e sem conseguir chegar ao ataque com perigo, Cláudio Prates optou por mudar em atacado. Rossi, Elias e Rodriguinho entraram em campo e fizeram o time subir de produção. Aos 30 minutos, Rossi recebeu passe em profundidade e acabou derrubado pelo goleiro Moyano dentro da área. O árbitro marcou a penalidade, que foi convertida por Gilberto. Com a vantagem, o Bahia tentou controlar o ritmo de jogo, mas, nos minutos finais, sofreu com a pressão do Unión Santa Fe. Nos acréscimos, Douglas fez uma grande defesa e garantiu o bom resultado.
Próximo jogo
Bahia e Unión Santa Fe voltam a se encontrar na próxima terça-feira. A partida será realizada em solo argentino, no estádio 15 de Abril.
Com Covid-19
O técnico Mano Menezes testou positivo para Covid-19 e não comandou o Bahia na partida desta terça-feira, contra o Unión Santa Fé, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O anúncio foi feito pelo clube no final da tarde desta terça nas redes sociais.
Os auxiliares técnicos de Mano, Sidnei Lobo e James Freitas, também testaram positivo para coronavírus. Por isso, quem vai estar à frente do Bahia nesta terça é o auxiliar técnico Cláudio Prates.
Entre os jogadores, o goleiro Mateus Claus também testou positivo. Por precaução, o volante Edson, que dividiu o quarto com Claus na concentração, foi afastado da partida de logo mais.
FICHA TÉCNICA
Bahia 1 x 0 Unión Santa Fé
Copa Sul-Americana - Oitavas de final (1º jogo)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 24/11/2020 (sexta-feira)
Horário: 19h15
Árbitro: Kevin Ortega (PER)
Auxiliares: Jonny Bossio e Michael Orue (ambos do Peru)
Cartões amarelos: Ronaldo, Gregore e Ramón (Bahia); Carabajal e Troyansky (Unión Santa Fé)
Gol: Gilberto (Bahia)
Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Anderson Martins, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Ronaldo (Elias) e Daniel (Rodriguinho); Fessin (Rossi), Élber (Clayson) e Gilberto (Ramón). Técnico: Cláudio Prates.
Unión Santa Fé: Moyano; Vera, Blasi, Galván e Corvalán;Nardoni (Zenón), Cañetee. Carabajal (Luna Diale) e Cabrera (Elizari); García (Fernando Márquez)e Troyansky. Técnico: Juan Azconzábal.