Por: Cleusa Duarte
A Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia já iniciou os preparativos para receber os devotos durante o novenário e festa, que será comemorada no próximo dia 8 de dezembro. Este ano porém, a recomendação é que crianças e idosos fiquem em casa por conta da pandemia da Covid 19 . As missas serão transmitidas pelas redes sociais e a imagem da Santa ficará do lado de fora de igreja. Outra novidade é que no dia 6 , acontecerá uma carreata do comércio até a Igreja Nossa senhora da Luz, na Pituba, com saída prevista para às 9h30 da manhã.
Como parte dos preparativos, ontem , quarta-feira, dia 25 , pela manhã , , um efetivo de 30 militares da Equipe de Resposta Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR) do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, tropa componente do Comando Conjunto Bahia, realizou a desinfecção das instalações da Igreja. A higienização foi realizada com quaternário de amônia e dióxido de cloro, substâncias que, além da alta eficiência na descontaminação, são seguras para a saúde das pessoas e não comprometem a preservação das superfícies onde são aplicadas. O procedimento garante a proteção das áreas por um período de até 60 dias.
O novenário terá início no domingo, dia 29 -, mas hoje , 26,uma Missa em ação de graças pelos 75 anos do Comando do 2º Distrito Naval, e também pelo Dia do Marinheiro, será celebrada na Basílica, às 18horas. A Celebração Eucarística será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, e entre as autoridades militares estará o vice-almirante André Luís Silva Lima de Santana Mendes, comandante do 2º Distrito Naval.
O pároco e reitor da Basílica, Adilton Pinto Lopes fez uma apelo ,”idosos e crianças fiquem em casa. Estamos com uma pandemia muito forte. Quem quiser participar das missas precisa agendar. Das duzentas pessoas permitidas vamos aceitar apenas 150, por motivo de precaução e preservação de vidas. Quem entrar na Basílica terá a temperatura medida, não faltará álcool em gel e o distanciamento estabelecido pelos órgãos governamentais também será repeitado.”
Lopes adiantou, que as missas do dia 7 de dezembro ocorrerão às 12 horas, 15horas e 17 horas. No dia 8 de dezembro as missas começarão às 5 horas da manhã e prosseguem às 7horas, 9horas, 12 horas, 14h30 e 17 horas. O arcebispo de Salvador Dom Sérgio da Rocha vai celebrar a missa das 9horas.
Todas as missas terão transmissão direta pelas redes sociais e quem estiver disposto a assistir presencial de acordo com a juíza da irmandade Gabriela Dias, “vai ter que enviar uma mensagem para o fone / whatsapp 386250, pra ser liberado.”
A história do santuário de Nossa senhora da Conceição da Praia se confunde com a História de Salvador . Para fundar esta cidade, em 1.549, quis Tomé de Souza que fosse construída uma Capela dedicada à Nossa senhora da Conceição. Essa capela deu origem a uma segunda e já no século dezoito, à terceira. Elevada à Basílica em 1946. Anos mais tarde (1971), Nossa Senhora da Conceição da Praia foi proclamada, pelo Papa Santo Paulo VI, padroeira do Estado da Bahia. Em 2020 está sendo celebrado 471 anos do início de uma devoção, que mostra o carinho do povo soteropolitano e baiano à Mãe de Jesus.