Por: Por: Yuri Abreu
Às vésperas de uma das mais tradicionais competições náuticas da Bahia, a Regata Aratu-Maragogipe – que em 2020 chega a 51ª edição – terá o trajeto encurtado após uma decisão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e que foi comunicada a Aratu Iate Clube, que organiza o evento que transforma a paisagem da Baía de Todos-os-Santos em um espetáculo marítimo com a presença de barcos e competidores de várias partes do país e do mundo.
A Regata acontece no próximo sábado, dia 5 de dezembro, e não terá como parte do trajeto exatamente a parte histórica do percurso, entre o Rio Paraguaçu e a cidade de Maragogipe, que fica no Recôncavo Baiano, onde fica a chegada dos competidores – o espaço estaria sob a jurisdição do órgão federal. Já a saída será na região da Ilha de Maré, próximo ao Porto de Aratu. A distância da prova, ao todo, contando com trecho vetado pelo ICMBio, é de aproximadamente 60 km pelo mar que margeia a costa interna do estado.
“Para a nossa surpresa, após todos os entendimentos com os órgãos competentes, recebemos (...) um oficio enviado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Reserva Extrativista Marinha da Baía de Iguape, informando da impossibilidade de realização da Regata com a passagem pelo trecho sob jurisdição do órgão, que é subordinado ao Ministério do Meio Ambiente”, informa um comunicado assinado pela direção do Aratu Iate Clube, na última segunda-feira.
“Após consulta as leis federais que comprovam a alçada e o poder de impugnação do citado instituto e não obstante a perplexidade com que recebemos a absurda negativa, buscamos amparo jurídico para uma eventual contestação, que infelizmente foi inviabilizada pela falta de prazo para tramitação, por motivos óbvios que permeiam as leis do nosso País”, prossegue o documento.
Por conta da situação, a Regata não poderá chegar até o destino final, com a chegada ocorrendo nas proximidades da localidade de São Roque do Paraguaçu, portanto fora da jurisdição do ICMBio, conforme a Aratu Iate Clube. “A Organização Técnica do evento irá especificar nas instruções de Regata maiores detalhes e buscará o melhor local, próximo à linha de chegada, para a tradicional confraternização dos velejadores e premiação que ocorrerá conforme especificado no Aviso de Regata”, esclarece o comunicado da entidade.
Até agora, 80 competidores já se inscreveram para participar da competição, sendo a maior parte deles da Bahia, além de outros estados como Ceará, Rio de Janeiro e Pernambuco. De acordo com a organização, as inscrições para a 51ª edição da Regata Aratu-Maragogipe podem ser feitas até amanhã, através do site: http://www.aratumaragojipe.com.br/2020/. Procuradas, tanto a assessoria de comunicação do ICMBio, quanto ao do Ministério do Meio Ambiente, não responderam aos questionamentos feitos pela reportagem até o fechamento desta edição.