Raio Laser - edição do dia - 05/01

Frase

Tribuna da Bahia, Salvador
05/01/2021 06:30 | Atualizado há 20 dias, 21 horas e 18 minutos

   
Foto: Divulgação

Os atrasos e recalcitrâncias na importação das vacinas já passam do tolerável. Países vizinhos estão iniciando a imunização. Estabelecer um cronograma de vacinação é medida urgente. A ignorância não pode prevalecer sobre a ciência

Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal

Apoio (Rui Costa)

Deputados do governo e da oposição gostaram da decisão do governador Rui Costa (PT) de prorrogar o decreto que suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e os shows em toda a Bahia. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje e vale até o dia 15 de janeiro de 2021. O decreto, que venceria nesta segunda (4), ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes. Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.

Sem privilégios (Fábio Vilas-Boas)

O secretário da Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas, condenou, em uma publicação feita nas redes sociais ontem a possível aquisição de vacinas por clínicas privadas. “Sem privilégios para os mais ricos”, declarou. “A vacina contra a Covid-19 tem que ser democrática. Para todos. Sem privilégios para os mais ricos. O compromisso dos fabricantes mundiais é vender inicialmente apenas para governos”, disse o titular da pasta no estado.

"Metástase"

O juiz federal plantonista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Robson Silva Mascarenhas, concedeu, em decisão tomada na última sexta (1º), liberdade à ex-diretora da Rede Própria Sob Gestão Indireta da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Viviane Chicourel. Chicourel passará a cumprir prisão domiciliar. Ela foi um dos alvos da Operação Metástase, que apura esquema de desvio de recursos destinados ao combate à Covid-19 e fraude em licitação no Hospital Regional de Juazeiro.

Campanha de... (Elmar Nascimento)

O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), candidato à presidência da Câmara dos Deputados, passou o último fim de semana na casa do deputado federal Elmar Nascimento (DEM), em Stella Maris, fazendo política. Elmar é dos parlamentares mais empenhados na campanha de Lira, depois de ter rompido pessoalmente com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), por quem foi preterido na disputa à sucessão no Parlamento.

... Lira

Além dele, Arthur Maia (DEM) é outro baiano que tem se dedicado a pedir votos para o colega. Ele disse que assim como Elmar está convencido de que a tese defendida por Rodrigo de colocar o Congresso contra o governo Jair Bolsonaro (sem partido) é minoritária no partido. “Veja como pensa, por exemplo, o governador Ronaldo Caiado (Goiás). Também não acredito que o presidente do DEM, o ex-prefeito ACM Neto, pense de forma diferente”, declarou Arthur Maia.

Candidatura (Niltinho)

O vice-líder dos Progressistas na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Niltinho, afirmou que sua candidatura à presidência da Casa tem o "compromisso de garantir um parlamento democrático, que fortaleça a diversidade das forças que o compõem". "Estou muito otimista, além do PP, tenho votos em diversos partidos da Casa. Tenho relação excelente com todos os deputados", disse Niltinho. Alguns partidos, segundo ele, também não se posicionaram até porque têm candidaturas ventiladas, como o PCdoB com Fabrício Falcão, o PDT com Samuel Júnior e o PL com Vítor Bonfim.

Dinossauros

A Prefeitura inaugura, na manhã de hoje, a Lagoa dos Dinossauros, no bairro do Stiep, próximo ao antigo Centro de Convenções, onde era a Lagoa dos Frades. Com projeto desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), a intervenção devolve à cidade mais um importante espaço de lazer que estava abandonado, com uma nova concepção. O prefeito Bruno Reis participa da solenidade de inauguração.

Pedágio

As tarifas básicas do pedágio sob administração da Concessionária Litoral Norte (CLN) serão reajustadas a partir de hoje. A Resolução Agerba n° 59 estabelece o reajuste 2,44%, correspondente a readequação tarifária anual, prevista no contrato de concessão. A mudança de valores foi readequada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para cada categoria de veículo.

Governo paralisado

Os aliados do governador Rui Costa (PT) estão preocupados com a "paralisia" na administração estadual. Segundo eles, apesar de algumas derrotas do petista na eleição de 2020, não houve mudança de postura. Além disso, o embate entre PP e PSD pelo comando da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) tem deixado o governo em modo de espera.

Alerta

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas alertou sobre a nova variante da Covid-19 e disse que não tem como impedir que ela chegue ao estado. “Infelizmente, ela vai chegar aqui, isso é uma questão de tempo, porque não temos como bloquear fronteiras. Nós temos como minimizar e adiar a entrada, com medidas como as que estão sendo feitas em redução do fluxo de aeronaves vindas de regiões, sabidamente, onde esse vírus é responsável por mais de 60% dos casos novos de contágio, mas não é possível evitar", explicou.

Protesto

Pacientes e funcionários do Hospital Dia, que fica no Hospital Roberto Santos, em Salvador, e é responsável por cirurgias simples, iniciaram um protesto na manhã de ontem, contra o fechamento por tempo indeterminado da unidade. O governo estadual determinou a suspensão das atividades do Hospital Dia, para redirecionar recursos ao combate à Covd-19. Com cartazes e gritando palavras de ordem, o grupo protestou em frente á emergência pediátrica.

Vacina

O vereador Augusto Vasconcelos (PcdoB) criticou na manhã de ontem, em postagem no Twitter, a possibilidade da comercialização da vacina contra a Covid-19 antes da devida disponibilização gratuita do medicamento pelo SUS. “Permitir a venda de vacinas, antes da vacinação gratuita ofertada pelo SUS, vai exacerbar as desigualdades desse cruel sistema capitalista. Na prática, quem tiver dinheiro vai passar na frente, enquanto a imensa maioria de pobres ficará sem proteção. Saúde não é mercadoria!”, afirmou Augusto na mensagem.

Casos

A Bahia registrou ontem 815 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 1.236 recuperados (+0,3%). Dos 496.823 casos confirmados desde o início da pandemia, 483.275 já são considerados recuperados, 4.302 encontram-se ativos. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,46%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.344,83), Muniz Ferreira (8.515,23), Conceição do Coité (8.445,93), Jucuruçu (8.152,53), Pintadas (8.019,55). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 886.572 casos descartados e 122.447 em investigação.

Brasil

O Brasil registrou, ontem, 543 mortes em decorrência da covid-19, elevando o total de óbitos a 196.561. No mesmo intervalo, foram notificados 20 006 novos casos da doença, elevando o total de infectados no País para 7.753.752 infecções, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. O País é o terceiro mais afetado pela covid-19 quando são levados em conta os números de casos - fica atrás dos Estados Unidos (20.558.489) e da Índia (10.340.469). O Brasil está em segundo lugar em número de mortes. Os EUA são os que mais vítimas têm: 350.664, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Nomeada

A vereadora Maria Marighella (PT) foi nomeada diretora do Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, vinculado à Câmara Municipal de Salvador. A petista defende aproximar o equipamento cultural da população soteropolitana, de forma democrática, reafirmando sua finalidade para promoção da cultura. “Assumo com muita honra o Centro de Cultura. Eu que estou na Câmara com a força da cultura, com a responsabilidade pública de colocá-la na centralidade do desenvolvimento de Salvador, pretendo fazer com que o Centro de Cultura seja um importante lugar de encontro entre o parlamento e a sociedade”, explicou a petista.

Apoio

Com o argumento de derrotar o presidente da República, Jair Bolsonaro, a oposição definiu apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa para o comando da Câmara nos próximos dois anos. O principal adversário dele é o líder do PP e do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), que tem o aval do Palácio do Planalto. A definição desta eleição marcada para o dia 1º de fevereiro será decisiva para os últimos dois anos do governo de Bolsonaro.

Feminicídio (Ireuda Silva)

Já oficialmente empossada para o segundo mandato como vereadora na Câmara de Salvador, Ireuda Silva (Republicanos) acredita que 2021 será o momento de intensificar a luta contra o feminicídio e a violência contra a mulher de modo geral. Desde o início do ano passado, a republicana vem alertando que o isolamento social ocasionado pela pandemia expôs muitas mulheres a situações de violência doméstica. "Uma pesquisa mostra que o número de feminicídios cresceu quase 2% no primeiro semestre de 2020. Isso é mais uma prova da situação trágica que temos debatido nos últimos meses, e que não é inédita: a violência contra a mulher, sobretudo vinda de parceiros ou ex-parceiros, aumenta em períodos de feriados ou em épocas em que as pessoas passam mais tempo juntas, em casa", analisa Ireuda.

Imunização

O Ministério da Saúde informou que a rede privada também deve seguir a ordem de vacinação de grupos prioritários prevista no plano nacional de imunização. Desta forma, mesmo que possa vender o produto, as clínicas deverão oferecer primeiro a idosos e profissionais específicos. "Os grupos prioritários, propostos pelo Ministério da Saúde em parceria com Conass e Conasems, devem, a princípio, ser obedecidos mesmo que haja integração de clínicas particulares de vacinação ao processo de imunização", disse o ministério em nota.


Compartilhe       

 




Mais sobre

COLUNISTAS | 22/01/2021 13:45 - Há 3 dias, 14 horas e 3 minutos
ARTIGO: Impossível abandonar o gregarismo, mesmo para combater a Covid

COLUNISTAS | 22/01/2021 06:30 - Há 3 dias, 21 horas e 18 minutos
Raio Laser - edição do dia - 22/01

COLUNISTAS | 22/01/2021 06:30 - Há 3 dias, 21 horas e 18 minutos
Ponto de Vista: A Ford e a sua Responsabilidade Civil perante as Empresas prestadoras de serviço

COLUNISTAS | 21/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 21 horas e 18 minutos
ARTIGO: O golpe de morte que Dória deu em Bolsonaro

COLUNISTAS | 21/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 21 horas e 18 minutos
Raio Laser - edição do dia - 21/01

COLUNISTAS | 21/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 21 horas e 18 minutos
Ponto de Vista: Esquerda identitária e atraso social, político e econômico

COLUNISTAS | 21/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 21 horas e 18 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 21/01

COLUNISTAS | 20/01/2021 06:00 - Há 5 dias, 21 horas e 48 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 20/01

COLUNISTAS | 20/01/2021 06:00 - Há 5 dias, 21 horas e 48 minutos
ARTIGO: O Duplo Padrão e o medo do debate

COLUNISTAS | 20/01/2021 06:00 - Há 5 dias, 21 horas e 48 minutos
Raio Laser - edição do dia - 20/01

COLUNISTAS | 20/01/2021 06:00 - Há 5 dias, 21 horas e 48 minutos
PONTO DE VISTA: Esperadas reformas em 2021 – II

COLUNISTAS | 19/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 21 horas e 18 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 19/01

COLUNISTAS | 19/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 21 horas e 18 minutos
Ponto de Vista: Trump depois de Trump

COLUNISTAS | 19/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 21 horas e 18 minutos
ARTIGO: Os horizontes turvos da democracia

COLUNISTAS | 19/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 21 horas e 18 minutos
Raio Laser - edição do dia - 19/01

COLUNISTAS | 19/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 21 horas e 18 minutos
MAGUITO VILELA

COLUNISTAS | 18/01/2021 06:30 - Há 7 dias, 21 horas e 18 minutos
ARTIGO: Contagem regressiva para o dia do fico ou não de Rui

COLUNISTAS | 18/01/2021 06:30 - Há 7 dias, 21 horas e 18 minutos
Raio Laser - edição do dia - 18/01

COLUNISTAS | 18/01/2021 06:30 - Há 7 dias, 21 horas e 18 minutos
Ponto de Vista: Que venha em nós o verão

COLUNISTAS | 16/01/2021 06:30 - Há 9 dias, 21 horas e 18 minutos
ARTIGO: Torres despe a ligação de Mandetta e Edmar Santos com Iabas

COLUNISTAS | 16/01/2021 06:30 - Há 9 dias, 21 horas e 18 minutos
ARTIGO: Licença para ser vivíssimo

COLUNISTAS | 16/01/2021 06:30 - Há 9 dias, 21 horas e 18 minutos
Raio Laser - edição do dia - 16/01

COLUNISTAS | 15/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 21 horas e 18 minutos
ARTIGO: Deusa da liberdade está com vergonha

COLUNISTAS | 15/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 21 horas e 18 minutos
Raio Laser - edição do dia - 15/01

COLUNISTAS | 15/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 21 horas e 18 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 15/01

COLUNISTAS | 15/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 21 horas e 18 minutos
Ponto de Vista: Educação e discriminação racial

COLUNISTAS | 14/01/2021 06:30 - Há 11 dias, 21 horas e 18 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 14/01

COLUNISTAS | 14/01/2021 06:30 - Há 11 dias, 21 horas e 18 minutos
Raio Laser - edição do dia - 14/01

COLUNISTAS | 13/01/2021 06:30 - Há 12 dias, 21 horas e 18 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 13/01

COLUNISTAS | 13/01/2021 06:30 - Há 12 dias, 21 horas e 18 minutos
ARTIGO: O voto impresso: do quê afinal se tem tanto medo?