Raio Laser - edição do dia - 06/01

Frase

Tribuna da Bahia, Salvador
06/01/2021 06:30 | Atualizado há 19 dias, 19 horas e 51 minutos

   
Foto: Divulgação

Com todo respeito ao Consórcio Nordeste, mas as posições dele sempre foram as mais radicais em relação aos outros institutos. Muita hora nessa calma!

Bruno Reis, prefeito de Salvador, ao comentar sobre as posições do Consórcio Nordeste em relação à pandemia de covid-19

Inquérito (Eduardo Pazuello)

O Ministério Público Federal abriu inquérito civil para apurar o atraso na entrega de medicamentos por parte do Ministério da Saúde para o Governo da Bahia. A reclamação, segundo o MPF, partiu da secretaria Estadual de Saúde (Sesab). Na peça assinada pelo procurador da República Edson Abdon Peixoto Filho, o órgão diz que, em um ano, vai verificar a queixa de falta de fornecimento nos componentes básicos e estratégicos da assistência farmacêutica na Bahia. O fato contrasta com um dos principais “predicados” do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello. Segundo o presidente da República, Jair Bolsonaro, o militar do Exército é “especialista” em logística e, também por isso, foi efetivado no posto após a saída de dois médicos durante a emergência sanitária causada pelo coronavírus.

Equipe (ACM Neto)

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), divulgou, na tarde de ontem, um registro com a sua equipe de planejamento para a campanha de 2022. O democrata, que deverá disputar o Governo do Estado no próximo pleito, fez a sua primeira publicação ao lado do seu núcleo político. “Novos desafios, novos começos e a vontade de sempre: trabalhar”, escreveu ACM Neto, na legenda.

Privilégio (Luiz Fux)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, convidou o epidemiologista Wanderson de Oliveira, ex-auxiliar do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, para assumir a chefia da Secretaria de Serviços Integrados de Saúde do STF. A troca na secretaria foi feita após o Estadão revelar que o Supremo pediu à Fiocruz uma “reserva” de vacinas contra a covid-19 para 7 mil pessoas, entre ministros, servidores e familiares. O pedido foi negado. Mas assim a sociedade ficou sabendo que o STF conta com uma secretaria de Saúde.

Enem (Bacelar)

O deputado federal Bacelar (Podemos) solicitou ontem ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas impressas estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro e a versão digital está prevista para acontecer entre 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O parlamentar argumenta que grande parte dos estudantes, em especial os mais vulneráveis, ficaram com ensino prejudicado mesmo com as aulas on-line.

Contágio

O infectologista e diretor do Hospital Espanhol, Roberto Badaró, foi diagnosticado com Covid-19. Familiares do médico confirmaram aos jornalistas que ele está bem, em tratamento domiciliar e acompanhado pelo pneumologista Sergio Jesley. Ele sentiu cansaço e acordou nesta terça (5) com sintomas gripais. Após fazer o teste, foi confirmado o contágio pela doença.

Dicas

Após Jair Bolsonaro dizer que o Brasil está “quebrado” e que não pode “fazer nada”, Ciro Gomes elencou 10 medidas que o presidente poderia tomar para “recuperar a economia” do país. Entre as sugestões estão a revogação do teto de gastos, a taxação de lucros e dividendos empresarias, o aumento do imposto sobre heranças e a cobrança de IPVA de jatinhos.

Demissões

O município de Lauro de Freitas amanheceu ontem "em clima de tristeza e desolação por causa dos funcionários demitidos pela prefeita Moema Gramacho (PT)", afirma a vereadora Débora Régis (PL). Revoltados com a situação de desemprego em meio à pandemia da Covid-19, os servidores demitidos fizeram manifestação em frente à Secretária de Serviços Públicos, na manhã de ontem.

Orçamento

Os deputados estaduais da Bahia devem apreciar hoje, no âmbito das comissões, o Orçamento de 2021 do governo Rui Costa (PT). Pela primeira vez em muitos anos, o Executivo começou o ano sem ter conseguido passar o projeto na Casa Legislativa. Há a expectativa de que os parlamentares entrem em recesso no dia 11, voltando às atividades no dia 1º de fevereiro. Para o líder da oposição, deputado Sandro Régis (DEM), a culpa da não aprovação do orçamento não recai sobre o governo, mas sim sobre a pandemia.

Pesar

Morreu e foi sepultado ontem o poeta, escritor e advogado, Dr. Cícero Vilas Boas Pinto, integrante da Academia de Letras e Artes de Salvador. Deixa amigos e admiradores também na ABI- Associação Bahiana de Imprensa, onde sempre desfrutou de elevado conceito, como  registra seu Diretor Nelson José de Carvalho, manifestando os pêsames da entidade ao seu filho,  Fábio Vilas-Boas , Secretário de Saúde do Estado , pela irreparável perda.

Solidário

O deputado estadual Alex Lima (PSB) usou as redes sociais para se solidarizar com o secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, pelo falecimento do pai, Cícero Pinto. "Deixo registrada toda minha solidariedade aos familiares e um abraço especial ao meu amigo Fábio Vilas-Boas. Sem dúvidas, nosso secretário carrega uma herança de bravura que pode ser vista na atuação à frente da Sesab", disse o deputado, que ainda protocolou moção de pesar na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia.

Desempenho

O deputado federal João Roma (Republicanos) destacou o trabalho da Câmara dos Deputados ao longo de 2020, ano mais produtivo da Casa na última década. No total, foram 180 propostas analisadas e aprovadas, sendo 81 projetos de lei, 53 medidas provisórias, 9 projetos de lei complementar e 4 propostas de emenda à Constituição (PECs). "Isso reflete o clima de união e sintonia da Casa, que trabalhou arduamente em prol do cidadão brasileiro, deixando de lado qualquer disparidade de cunho ideológico. Talvez seja esse um caminho sem volta. Não que as divergências deixarão de existir, mas nesse ano que passou, provamos que pensar no coletivo, no bem comum, estará acima de questões menores, que acabam sendo um entrave para votar medidas que farão o país avançar", disse Roma.

Portaria

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou a Portaria n° 985/2020, que dispõe sobre as regras de aproveitamento de estudos para os concluintes do Ensino Médio de 2020, em todas as ofertas e modalidades integrantes do Sistema Estadual de Ensino da Bahia. Nos termos da Portaria, será possível requerer o aproveitamento de estudos a partir dos resultados obtidos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA); nos exames de certificação aplicados pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA); e nas atividades com características de terminalidade desenvolvidas pelas unidades escolares da rede estadual de ensino, sob coordenação da SEC.

Suplentes 1

Os vereadores suplentes Palhinha (DEM) e Alberto Braga (Republicanos) foram convocados a assumir as duas respectivas cadeiras remanescentes na Câmara Municipal de Salvador. Eles entram no vácuo dos vereadores nomeados por Bruno Reis (DEM) para a Prefeitura de Salvador. Os dois garantiram a permanência na Casa diante das escolhas dos vereadores Kiki Bispo e Luiz Carlos para o comando da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) de Salvador, respectivamente.

Suplentes 2

Palhinha obteve 6.822 votos e ficou na primeira suplência do DEM. Já Braga alcançou 7.516 votos e aparecia no topo da reserva do Republicanos. Agora, o ex-vereador Felipe Lucas, que obteve 6.817 votos, se torna o primeiro suplente do DEM e Kel Torres, com 6.346 votos, do Republicanos. Ainda não há perspectiva para ambos assumirem outras cadeiras.

Casos

A Bahia registrou ontem 3.077 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 2.701 recuperados (+0,6%). Dos 499.900 casos confirmados desde o início da pandemia, 485.976 já são considerados recuperados e 4.648 encontram-se ativos. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,46%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Ibirataia (10.357,89), Muniz Ferreira (8.582,59), Conceição do Coité (8.471,45), Jucuruçu (8.152,53) e Pintadas (8.067,45). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 888.816 casos descartados e 123.006 em investigação.

Brasil

O Brasil registrou 1.171 novas mortes ontem em decorrência da covid-19, segundo dados atualizados, pelo Ministério da Saúde. Com isso, chega a 197 732 o número total de óbitos pela doença no País. No mesmo intervalo, foram notificados 56.648 novos casos da covid-19, elevando o total de infectados no País para 7.810.400. O maior número de casos e mortes no País continua sendo na região Sudeste, onde até esta terça-feira foram registrados 2 742.347 casos de covid-19 e 90.341 mortes. Em seguida, o Nordeste contabiliza 1.920.405 casos da doença e 48.252 óbitos. O Sul tem 1.391.183 registros do novo coronavírus e 22.700 mortes. O Centro-Oeste, com 886.747 casos da doença, registra 18 150 mortes pela covid-19, e o Norte do País tem 869.718 casos e 18.289 mortes.

Autorização

A falta de autorização no orçamento levou o Brasil a não pagar uma parcela de US$ 292 milhões para aporte de capital no Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como Banco do Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Em nota emitida nesta noite, o Ministério da Economia informou que, ao longo do segundo semestre de 2020, tentou remanejar verbas com o Congresso Nacional, mas os parlamentares repassaram os recursos a outros ministérios.

Balanço

Com um contingente de 1.202 agentes, sendo 1.067 homens e 135 mulheres, a Guarda Civil Municipal (GCM) segue atuando de forma incansável e contabilizou, somente no último ano, 13,7 mil atendimentos à população de Salvador. O balanço se soma, ainda, às quase 10 mil ações preventivas realizadas pela corporação, que já possui 12 anos de existência. As ações englobam desde a recuperação de pertences e coibição de furtos e roubos, até orientação aos cidadãos. Durante a pandemia, a GCM atuou em 4.186 operações conjuntas de combate à Covid-19, em apoio ao trabalho das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), de Ordem Pública (Semop) e de Mobilidade (Semob), além da Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador).


Compartilhe       

 




Mais sobre

COLUNISTAS | 22/01/2021 13:45 - Há 3 dias, 12 horas e 36 minutos
ARTIGO: Impossível abandonar o gregarismo, mesmo para combater a Covid

COLUNISTAS | 22/01/2021 06:30 - Há 3 dias, 19 horas e 51 minutos
Raio Laser - edição do dia - 22/01

COLUNISTAS | 22/01/2021 06:30 - Há 3 dias, 19 horas e 51 minutos
Ponto de Vista: A Ford e a sua Responsabilidade Civil perante as Empresas prestadoras de serviço

COLUNISTAS | 21/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 19 horas e 51 minutos
ARTIGO: O golpe de morte que Dória deu em Bolsonaro

COLUNISTAS | 21/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 19 horas e 51 minutos
Raio Laser - edição do dia - 21/01

COLUNISTAS | 21/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 19 horas e 51 minutos
Ponto de Vista: Esquerda identitária e atraso social, político e econômico

COLUNISTAS | 21/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 19 horas e 51 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 21/01

COLUNISTAS | 20/01/2021 06:00 - Há 5 dias, 20 horas e 21 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 20/01

COLUNISTAS | 20/01/2021 06:00 - Há 5 dias, 20 horas e 21 minutos
ARTIGO: O Duplo Padrão e o medo do debate

COLUNISTAS | 20/01/2021 06:00 - Há 5 dias, 20 horas e 21 minutos
Raio Laser - edição do dia - 20/01

COLUNISTAS | 20/01/2021 06:00 - Há 5 dias, 20 horas e 21 minutos
PONTO DE VISTA: Esperadas reformas em 2021 – II

COLUNISTAS | 19/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 19 horas e 51 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 19/01

COLUNISTAS | 19/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 19 horas e 51 minutos
Ponto de Vista: Trump depois de Trump

COLUNISTAS | 19/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 19 horas e 51 minutos
ARTIGO: Os horizontes turvos da democracia

COLUNISTAS | 19/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 19 horas e 51 minutos
Raio Laser - edição do dia - 19/01

COLUNISTAS | 19/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 19 horas e 51 minutos
MAGUITO VILELA

COLUNISTAS | 18/01/2021 06:30 - Há 7 dias, 19 horas e 51 minutos
ARTIGO: Contagem regressiva para o dia do fico ou não de Rui

COLUNISTAS | 18/01/2021 06:30 - Há 7 dias, 19 horas e 51 minutos
Raio Laser - edição do dia - 18/01

COLUNISTAS | 18/01/2021 06:30 - Há 7 dias, 19 horas e 51 minutos
Ponto de Vista: Que venha em nós o verão

COLUNISTAS | 16/01/2021 06:30 - Há 9 dias, 19 horas e 51 minutos
ARTIGO: Torres despe a ligação de Mandetta e Edmar Santos com Iabas

COLUNISTAS | 16/01/2021 06:30 - Há 9 dias, 19 horas e 51 minutos
ARTIGO: Licença para ser vivíssimo

COLUNISTAS | 16/01/2021 06:30 - Há 9 dias, 19 horas e 51 minutos
Raio Laser - edição do dia - 16/01

COLUNISTAS | 15/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 19 horas e 51 minutos
ARTIGO: Deusa da liberdade está com vergonha

COLUNISTAS | 15/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 19 horas e 51 minutos
Raio Laser - edição do dia - 15/01

COLUNISTAS | 15/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 19 horas e 51 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 15/01

COLUNISTAS | 15/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 19 horas e 51 minutos
Ponto de Vista: Educação e discriminação racial

COLUNISTAS | 14/01/2021 06:30 - Há 11 dias, 19 horas e 51 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 14/01

COLUNISTAS | 14/01/2021 06:30 - Há 11 dias, 19 horas e 51 minutos
Raio Laser - edição do dia - 14/01

COLUNISTAS | 13/01/2021 06:30 - Há 12 dias, 19 horas e 51 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 13/01

COLUNISTAS | 13/01/2021 06:30 - Há 12 dias, 19 horas e 51 minutos
ARTIGO: O voto impresso: do quê afinal se tem tanto medo?