Raio Laser - edição do dia - 07/01

Frase

Tribuna da Bahia, Salvador
07/01/2021 06:30 | Atualizado há 8 dias, 7 horas e 22 minutos

   
Foto: Adriano Machado / Reuters

O Brasil está quebrado, não consigo fazer nada

Jair Bolsonaro, presidente da República

O alerta de Rui (Rui Costa)

O governador Rui Costa (PT) foi às redes sociais condenar a invasão dos apoiadores do presidente dos EUA, Donald Trump, à sede do Congresso americano na tarde desta quarta-feira (6), enquanto o vice-presidente Mike Pence presidia a sessão conjunta do Congresso que deveria certificar formalmente a eleição de 2020 para o democrata Joe Biden. “A invasão ao Capitólio é um ataque sem precedentes à democracia dos Estados Unidos, mas também é um sinal de alerta para todo o mundo. Esta tentativa de Golpe de Estado na maior democracia do planeta nos mostra onde pode chegar a política do ódio, do radicalismo e das fake news”, escreveu o governador no Twitter.

Demissões (Valmir Assunção)

A demissão em massa de 30 profissionais do Hospital Nair Alves de Souza, em Paulo Afonso, no nordeste da Bahia, foi alvo de duras críticas do deputado federal Valmir Assunção (PT) ontem. A unidade de saúde era comandada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e foi entregue para gestão do município no dia 1º de janeiro de 2021. No entanto, na última segunda-feira (4), 20 mulheres e 10 homens foram surpreendidos com a demissão em massa pela companhia.

Só duas

Reeleita prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT) anunciou ontem, por meio das redes sociais, a sua nova equipe de gestão. Dos 21 nomes, apenas duas componentes são mulheres. Número bastante reduzido se a comparação for feita, por exemplo, com a equipe montada pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis, que tem 10 mulheres nas 24 principais pastas.

Interino

O presidente da Câmara de Vereadores de Firmino Alves, vereador Fabiano Sampaio, tomou posse interinamente da Prefeitura, ontem, em cerimônia realizada na Casa legislativa. O vereador assumiu o cargo após o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) indeferir o registro de candidatura de Padre Aguinaldo (PDT), que foi eleito prefeito da cidade. Ele chegou a tomar posse, mas teve a diplomação e a posse anuladas pelo TRE.

Não vai colar

Investigadores da Faroeste teriam tomado conhecimento de que um magistrado no qual estão de olho a partir de apurações e delações que começam a ser tomadas teria tentado esquentar imóveis de que é proprietário, e que, muito à primeira vista, são incompatíveis com sua renda. E avisam a jornalistas que o estratagema simplesmente não vai colar.

Na mira

O empresário Dirceu Di Domênico, um nome pouco conhecido fora das fronteiras de Formosa do Rio Preto, está no centro da Faroeste, que investiga denúncias sobre grilagem de terras e suborno de juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia. A subprocuradora-geral da República Lindôra Maria Araújo acredita que Di Domênico seria um dos financiadores do suposto cônsul da Guiné Bissau Adailton Maturino, acusado de chefiar organização que teria comprado decisões judiciais para se apoderar de 366 mil hectares de terras no oeste da Bahia.

Sem votação

A votação que criaria o Fundo Garantidor da Ponte Salvador-Itaparica, de R$ 750 milhões, ficou para depois na Assembleia Legislativa da Bahia. A bancada de governo, comandada pelo deputado Rosemberg Pinto (PT), queria apreciar a matéria ontem, mesmo dia em que, virtualmente, os parlamentares aprovaram o PPA. Ontem, mais cedo, o Orçamento e o Fundo foram aprovados nas comissões.

Segundo escalão (Bruno Reis)

O prefeito Bruno Reis (DEM) ainda está em processo de montagem do seu segundo escalão. Com uma gestão que quer ser de “continuidade, mas sem continuísmo”, como ele definiu, as peças ainda são arrumadas. Quem deve ganhar uma função na estrutura municipal é o ex-vereador Felipe Lucas (DEM). Ele vai assumir a diretoria de Esportes da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre). Apesar da boa votação, Lucas ficou pelo caminho na disputa pela Câmara. Na gestão Neto ele foi chefe da Secretaria de Ordem Pública (Semop).

Foras da Lei! 

O orgulho americano está fortemente ferido. Até então, a grande Nação do hemisfério norte assistia e criticava movimentos que tais, quando ocorridos em outros países. Agora, não. Após 230 anos, a Constituição dos EUA sofre um confronto de manifestantes políticos pró-Trump, que não aceitam Biden presidente. Para isso, invadem e interrompem uma sessão confirmatória do Parlamento Americano. Claro, incitados pelo atual presidente, que não admite deixar o poder. Foi o dia da mais poderosa Nação do mundo ter o seu dia de "republiqueta sul-americana".

Quem diria! 

Após as manifestações nos EUA, com a invasão do Capitólio, o presidente Nicolas Maduro, da Venezuela, declarou-se preocupado "com estas ameaças à democracia". Quem ouviu a declaração do ditador, logo questionou: "Que moral tem o Maduro para assim posicionar-se"?

Atividades retomas

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) decidiu voltar a fazer atendimentos remotos, por causa dos aumentos de casos de Covid-19 no estado. Com isso, os atendimentos presenciais são apenas para urgências e para população em situação de rua. Prazos e recebimentos de documentação, que não puderem ser feitos pela internet, também serão feitos presencialmente. Nesses casos, que são considerados excepcionais, a DPE vai atuar com protocolos de biossegurança, como o uso de máscara e o distanciamento social.

Vacinação

A meta da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) é vacinar 90 mil pessoas por dia, contra a Covid-19. Mas não há previsão de quando a campanha de vacinação contra o coronavírus começará no Brasil, porque ainda não há vacinas aprovadas no país. Apesar disso, o plano de vacinação da capital baiana está pronto desde o final de 2020, mas só deverá ser anunciado neste mês pelo prefeito Bruno Reis.

Prorrogação

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou ontem a prorrogação de decretos com medidas contra a Covid-19, que venceriam hoje. Um dos decretos renovados foi a proibição da comercialização e o consumo de qualquer tipo de bebida em espaços públicos dos dois bairros, de sexta a domingo, das 17h às 7h. As renovações valem por 15 dias. Bruno Reis também prorrogou o fechamento de cinemas, teatros, casas de espetáculos e clubes sociais. Neste último, apenas atividades esportivas estão permitidas.

Esporte (Téo Senna)

Por meio de um projeto de indicação apresentado ontem na Câmara Municipal, o vereador Téo Senna (PSDB) sugeriu ao prefeito Bruno Reis (DEM) que seja reconhecida a prática de atividade física, ministrada por profissionais de Educação Física, como atividade essencial, garantindo com isso que estabelecimentos destinados a essa finalidade, como academias e centros de esporte e lazer, tenham o funcionamento garantido durante a pandemia da Covid-19. “Acredito ser possível estabelecer protocolos rigorosos que respeitem as recomendações de distanciamento social, higiene e limitação do número de pessoas nesses espaços para garantir que a população não deixe de praticar atividade física durante a pandemia, num cenário de reforço das medidas contra o coronavírus, caso o número de infectados aumente. A prática de exercícios traz mais saúde física e mental e bem-estar para as pessoas”, defendeu Téo Senna.

Vacinas 

O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), criticou a atuação do governo federal em relação ao cronograma da vacina contra a Covid-19. O governador foi o entrevistado do programa Ligação Direta, da rádio Salvador FM, na manhã desta quarta-feira (6). Para ele houve uma grande falha nas ações e o Brasil poderia ser um dos primeiros países a vacinar sua população. "A falha é gigante. Se a gente olha a quantidade de óbitos no Brasil, na proporção de outros países, vemos o tamanho do estrago. Se olharmos a quantidade de pessoas que ficarão com sequelas em relação a Covid-19, é enorme. [O governo] falhou no plano nacional, na rede de saúde, nos respiradores, nos exames, no aparato de proteção das barreiras  do país. Agora, não pode falhar pela segunda vez com a vacina, e por isso que temos que trabalhar todos unidos, independente de disputa política. Precisamos pensar na saúde do brasileiro", reforçou.

500 mil

A Bahia ultrapassou a marca de meio milhão de pessoas infectadas pelo coronavírus (Covid-19) em dez meses da pandemia. Somente ontem, foram registrados 3.038 casos da Covid-19. Dos 502.938 casos confirmados, 488.294 já são considerados recuperados, 5.340 encontram-se ativos e 9.304 tiveram óbito confirmado. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,47%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram m Ibirataia (10.436,26), Muniz Ferreira (8.582,59), Conceição do Coité (8.498,47), Jucuruçu (8.152,53) e Pintadas (8.086,61).

Mortes

O Brasil se aproxima dos 200 mil mortos pela covid-19 ontem. Segundo o consórcio de veículos de imprensa, foram computados 199,043 óbitos causados pela doença. De acordo com os dados do consórcio, divulgados às 20h, nas últimas 24 horas foram registradas 1,266 mortes e 62.532 pessoas testaram positivo para a covid-19. A média móvel de óbitos, que registra as oscilações dos últimos sete dias e elimina distorções entre um número alto de meio de semana e baixo de fim de semana, ficou em 729. No total, 7,874,539 pessoas foram infectadas no País desde o início da pandemia. De acordo com o Ministério da Saúde, 6.963.407 pessoas se recuperaram da doença.

"Maravilha"

Um dia depois de dizer que o Brasil estava "quebrado", o presidente Jair Bolsonaro mudou o tom e afirmou ontem que o País está uma "maravilha", responsabilizando a imprensa por uma "onda terrível" com a repercussão de sua fala na terça-feira. Em conversa com apoiadores, o chefe do Executivo minimizou a primeira declaração, que repercutiu negativamente no meio político e no mercado financeiro.



Compartilhe       

 




Mais sobre

COLUNISTAS | 13/01/2021 06:30 - Há 2 dias, 7 horas e 22 minutos
Raio Laser - edição do dia - 13/01

COLUNISTAS | 13/01/2021 06:30 - Há 2 dias, 7 horas e 22 minutos
Ponto de Vista: Políticas públicas (I)

COLUNISTAS | 12/01/2021 06:30 - Há 3 dias, 7 horas e 22 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 12/01

COLUNISTAS | 12/01/2021 06:30 - Há 3 dias, 7 horas e 22 minutos
Artigo: Gosto de cinema, mas não quero ver este filme aqui

COLUNISTAS | 12/01/2021 06:30 - Há 3 dias, 7 horas e 22 minutos
Raio Laser - edição do dia - 12/01

COLUNISTAS | 12/01/2021 06:30 - Há 3 dias, 7 horas e 22 minutos
Ponto de Vista: A 25ª Emenda

COLUNISTAS | 11/01/2021 10:32 - Há 4 dias, 3 horas e 20 minutos
Artigo: O Capitólio e o Reichstag

COLUNISTAS | 11/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 7 horas e 22 minutos
Artigo: A colcha pequena de Rui

COLUNISTAS | 11/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 7 horas e 22 minutos
Raio Laser - edição do dia - 11/01

COLUNISTAS | 11/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 7 horas e 22 minutos
Ponto de vista: Relaxe, Presidente!

COLUNISTAS | 09/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 7 horas e 22 minutos
ARTIGO: Vivendo na pandemia

COLUNISTAS | 09/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 7 horas e 22 minutos
Raio Laser - edição do dia - 09/01

COLUNISTAS | 08/01/2021 06:30 - Há 7 dias, 7 horas e 22 minutos
Ponto de Vista: Um mundo mais perigoso

COLUNISTAS | 08/01/2021 06:30 - Há 7 dias, 7 horas e 22 minutos
Raio Laser - edição do dia - 08/01

COLUNISTAS | 08/01/2021 06:30 - Há 7 dias, 7 horas e 22 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 08/01

COLUNISTAS | 07/01/2021 06:30 - Há 8 dias, 7 horas e 22 minutos
Artigo: Imbróglio entre PSD e PP na Assembleia expõe governador Rui Costa

COLUNISTAS | 07/01/2021 06:30 - Há 8 dias, 7 horas e 22 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 07/01

COLUNISTAS | 06/01/2021 13:54 - Há 8 dias, 23 horas e 57 minutos
Artigo: A peleja do Bom Jesus contra o dragão corona

COLUNISTAS | 06/01/2021 06:30 - Há 9 dias, 7 horas e 22 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 06/01

COLUNISTAS | 06/01/2021 06:30 - Há 9 dias, 7 horas e 22 minutos
Artigo: Mascaras que caem

COLUNISTAS | 06/01/2021 06:30 - Há 9 dias, 7 horas e 22 minutos
Raio Laser - edição do dia - 06/01

COLUNISTAS | 06/01/2021 06:30 - Há 9 dias, 7 horas e 22 minutos
Ponto de Vista: Esperadas reformas em 2021 - I

COLUNISTAS | 05/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 7 horas e 22 minutos
ARTIGO: A casca de banana de Bruno Reis

COLUNISTAS | 05/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 7 horas e 22 minutos
Raio Laser - edição do dia - 05/01

COLUNISTAS | 05/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 7 horas e 22 minutos
Ponto de Vista: A fonte do poder

COLUNISTAS | 05/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 7 horas e 22 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 05/01

COLUNISTAS | 04/01/2021 06:30 - Há 11 dias, 7 horas e 22 minutos
ARTIGO: Difícil desapego

COLUNISTAS | 04/01/2021 06:30 - Há 11 dias, 7 horas e 22 minutos
Raio Laser - edição do dia - 04/01

COLUNISTAS | 04/01/2021 06:30 - Há 11 dias, 7 horas e 22 minutos
PONTO DE VISTA: Sentimentos musicais em tempos de pandemia

COLUNISTAS | 02/01/2021 06:30 - Há 13 dias, 7 horas e 22 minutos
Artigo: Vivendo na pandemia