Por Rodrigo Daniel Silva e agências
Rompido com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), o deputado federal baiano Elmar Nascimento (DEM) decidiu apoiar Arthur Lira (PP) na disputa pela presidência da Casa. Lira tem apoio do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e enfrenta Baleia Rossi (MDB), postulante que tem o aval de Maia. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Elmar disse que o presidente nacional do DEM, ACM Neto, entendeu os motivos dele não seguir a posição do partido.
“Ele (ACM Neto) sabe meus motivos. Ninguém precisa se preocupar. Só tenho meu voto”, disse Elmar. Em entrevista recente à Tribuna, o parlamentar baiano falou sobre o rompimento com Rodrigo Maia. “Eu sempre tive uma relação de muita proximidade com o presidente da Câmara, do ponto de vista partidário, pessoal. E nós disputávamos ali entre alguns pré-candidatos (a Câmara). E o que nós todos pedimos foi neutralidade dele, e ele vinha se mostrando neutro até o dia em que Supremo decidiu que ele não poderia ser candidato. A partir disso aí, ele começou a articular por trás no sentido de tentar emplacar a candidatura de Aguinaldo Ribeiro. Isso fez com Marcos Pereira (deputado federal e presidente nacional do Republicanos) saísse do grupo. Não foi isso que (Rodrigo Maia) tinha combinado conosco. Não foi só eu. O Marcos Pereira, todo mundo se sentiu meio traído. O Baleia sustentou a candidatura dele. Diferente do Aguinaldo, ele tinha partido e levou vantagem por causa disso. Mas eu também fiquei um pouco afastado porque passei, entre o isolamento por conta da covid e internamento hospitalar, 22 dias. Justamente, nesse momento maior, me deixou um pouco preso para articular”, explicou.
Em recente entrevista, ACM Neto disse que a candidatura de Baleia Rossi tem “todo o apoio da direção partidária e do Democratas”. “Foi uma construção coordenada pelo presidente Rodrigo Maia, envolvendo 11 partidos políticos. Eu acompanhei algumas especulações recentemente na imprensa que poderiam indicar posições duvidosas. Não há dúvida e que fique muito claro que o nosso candidato será o Baleia Rossi e acredito que, com esses 11 partidos, é um candidato competitivo e com perfeitas condições de se tornar presidente da Câmara, mantendo esse trabalho tão importante que Rodrigo vem fazendo", declarou.
Outro baiano que declarou apoio a Arthur Lira foi o deputado federal Cláudio Cajado, que já foi do DEM, mas hoje está no PP. “Hoje, além dos parlamentares de nosso bloco, a maior parte das bancadas de PSB, PSL e DEM, já declararam apoiar a candidatura do deputado Arthur Lira. O discurso para a campanha já está montado. Temos dito que na gestão de Lira não haverá espaço para ‘o centralismo’ nas decisões da Câmara. Entendemos que todos os deputados merecem o mesmo espaço”, afirmou, ao cutucar o presidente Rodrigo Maia.