Cerca de 80% dos japoneses acreditam que as Olimpíadas e Paraolimpíadas de Tóquio, em julho e agosto, deveriam ser canceladas ou remarcadas, segundo pesquisa da Kyodo News. A consulta feita por telefone no último fim de semana foi conduzida enquanto o país asiático está lutando contra o aumento de novos casos de coronavírus.
O resultado da pesquisa saiu no mesmo dia em que o Ministério do Saúde do Japão divulgou que outra nova variante do novo coronavírus foi encontrada no país. A nova cepa mutante, que é parcialmente semelhante a diferentes variantes relatadas no Reino Unido e na África do Sul, foi detectada em quatro pessoas infectadas que chegaram do Brasil, disse o ministério, segundo o jornal Japan Times.
Na pesquisa da Kyodo News , 35,3% dos japoneses pediram o cancelamento dos Jogos de Tóquio, enquanto 44,8% disseram que o evento deveria ser adiado novamente. Os jogos estavam programados para acontecer no ano passado, mas foram reprogramados devido à pandemia. A abertura dos Jogos Olímpicos está prevista para 23 de julho de 2021.