Raio Laser - edição do dia - 12/01

Frase

Tribuna da Bahia, Salvador
12/01/2021 06:30 | Atualizado há 3 dias, 8 horas e 7 minutos

   
Foto: Reprodução

Não existe candidatura natural no grupo

Angelo Coronel, em entrevista à Tribuna, sobre a sucessão ao governo baiano em 2022

Impacto (Jair Bolsonaro)

A notícia bombástica de ontem foi, de fato, o anúncio do fechamento das unidades da Ford no Brasil, o que inclui a fábrica de Camaçari, responsável pelo emprego de cerca de seis mil pessoas no Estado e por níveis consideráveis de arrecadação tributária pela Bahia e o município da Região Metropolitana de Salvador. Não por acaso, o governo do Estado anunciou que vai tentar alternativas por meio de contatos com investidores chineses e deputados anunciaram desde atos contra o fechamento da unidade até simples lamentos, admitindo que trata-se de uma decisão estratégia da empresa em que não podem interferir. De um fato, no entanto, todos têm certeza: o impacto na combalida economia baiana vai ser devastador.

Inação

Não foram poucos os deputados que lamentaram ontem o fechamento da fábrica da Ford no Brasil, lembrando que tanto o governo da Bahia nunca se mobilizou para trazer outros empreendimentos para o local, quanto à gestão de Jair Bolsonaro (sem partido) fez nada para melhorar o cenário econômico no país nestes dois anos, deixando o país frágil para manter seus negócios.

Tristeza (Elinaldo Araújo)

Um dos políticos baianos mais preocupados com o fechamento da Ford ontem era o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM), que lamentou o anúncio feito pela companhia. Elinaldo destacou que o encerramento das atividades da empresa representa uma grande perda para Camaçari e para a Bahia. “Com muita tristeza, recebemos esta notícia da Ford. Infelizmente, a crise provocada pela pandemia da covid-19 trouxe consequências ruins para a área da saúde e, também, para a economia, fazendo com que pequenos e grandes negócios se tornem inviáveis. Lamento o fechamento da fábrica e me solidarizo com os trabalhadores”, disse Elinaldo.

Recesso

Os deputados estaduais da Bahia votaram ontem o primeiro turno do Orçamento de 2021 e o Fundo Garantir da Ponte Salvador-Itaparica. A sessão foi convocada pelo presidente da Casa, Nelson Leal (PP). Assim que o segundo turno do Orçamento for votado, os deputados poderão entrar em recesso, o que significa uma espécie de férias para os parlamentares.

Sem férias (Capitão Alden)

Por falar em férias, o deputado estadual de primeiro mandato Capitão Alden (PSL) parece não ter se acostumado com a vida legislativa. Com os trabalhos ainda em andamento na Casa, o parlamentar viajou para curtir a Chapada Diamantina, justificando que a Assembleia está em recesso, o que não é verdade. O comunicado foi feito em suas redes sociais, onde publicou fotos nas suas redes sociais e ainda informou aos leitores que está aproveitando o recesso parlamentar para relaxar o corpo e a mente. Ocorre que, ainda que virtualmente, os deputados continuam trabalhando normalmente.

Sem pitaco

Ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o senador Angelo Coronel (PSD) declarou, ontem, que os deputados estaduais devem escolher o candidato à sucessão na presidência da Casa, sem qualquer interferência ou “pitaco” do governador Rui Costa (PT). Para ele, o chefe do Executivo baiano “está certo” em demorar em manifestar apoio a um dos candidatos. “Quem deve decidir são os deputados. Os deputados devem decidir. Por isso talvez o governador esteja na dele, em virtude de aguardar que a Casa processe a sua própria sucessão”, disse o parlamentar baiano, na tarde de hoje.

"Novidades" (ACM Neto)

Presidente do Democratas e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto compartilhou um vídeo nas redes sociais na manhã de ontem e, em tom de mistério, prometeu divulgar novidades nos próximos dias. O democrata, provável candidato ao Governo da Bahia em 2022, disse também que nesta nova etapa da sua vida buscará “olhar os horizontes futuros”. “Procurar estar preparado para seguir esse destino”, declarou Neto.

Apelo I (Bacelar)

O anúncio do encerramento das atividades da Ford no Brasil preocupou também o deputado federal Bacelar (Podemos), que pediu a intervenção do Governo Federal para impedir o fechamento das fábricas. O parlamentar acredita que a medida vai prejudicar a economia do país, principalmente de Camaçari, onde a multinacional tem uma montadora.

Apelo II

Vice-presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo da Assembleia Legislativa, o deputado Tiago Correia (PSDB) lamentou a decisão tomada pela diretoria da Ford de encerrar suas atividades de produção de veículos no Brasil, com o fechamento da unidade de Camaçari e de outras cidades. “A Ford foi a primeira montadora a se instalar no Nordeste, graças à luta empreendida pelo senador Antonio Carlos Magalhães. Infelizmente, agora, a fábrica fecha as portas, desempregando milhares de pessoas. O governo do Estado precisa agir rapidamente para trazer outra montadora para a Bahia. Não dá para ficar apenas no discurso porque, nos últimos anos, a Bahia perdeu milhares e milhares de empregos”, afirmou o parlamentar.

Perda

O cantor, músico e arranjador Ademar Andrade, conhecido como Ademar Furtacor morreu em decorrência de um câncer ontem, na casa onde morava, em Salvador. Ele tinha 62 anos. Ademar lutava contra o câncer há dez anos e havia começado um novo tipo de tratamento em março do ano passado. Ele, que foi destaque da música baiana na década de 1980, descobriu um câncer no ânus em 2010.

Pesar I

O prefeito Bruno Reis lamentou a morte do artista Ademar Andrade. Ícone da música baiana, o cantor, compositor e tecladista se tratava de um câncer desde 2010. Integrante da banda Furtacor, Ademar se notabilizou pelos sucessos “Frenesi”, “Eu amo amar você” e “Negra dourada”. “Ademar é mais uma estrela da nossa terra que parte para brilhar no céu, depois de enfrentar, com muita vontade de viver, uma longa batalha contra o câncer. O seu legado e a sua alegria ficarão entre nós, que fomos presenteados com tantas canções inesquecíveis. Que Deus conforte a família e os amigos de Ademar neste momento de dor”, afirmou o prefeito.

Pesar II

A Câmara Municipal de Salvador lamentou a morte do ex-vereador Nilton José de Souza Ferreira, vítima da Covid-19, aos 90 anos. O presidente da Casa, vereador Geraldo Júnior (MDB), se solidariza com os familiares e lembra que o ex-parlamentar foi atuante nos campos político e intelectual da capital baiana e protagonista na redação da Lei Orgânica do Município, sendo o relator da matéria.

Pesar III

Nilton José conviveu com personalidades importantes do Brasil, como o cientista Elsimar Coutinho, o relator da Constituição de 1988, Ulisses Guimarães, e o jurista Orlando Gomes. Teve em Juracy Magalhães e em outros políticos da sua época a inspiração para atuar na vida pública, concretizando com dois sucessivos mandatos na Câmara (1983/1988 e 1989/1992).

Prorrogação

A prefeitura de Salvador prorrogou, até o próximo dia 26, o decreto que suspende as atividades presenciais de classe das redes municipal e privada de ensino. A determinação foi publicada ontem no Diário Oficial do Município e faz parte das ações de enfrentamento ao novo coronavírus. As aulas dos alunos que integram a rede municipal de Salvador foram interrompidas no dia 18 de março de 2020. Até o momento, segundo a Secretaria Municipal de Educação (Smed), não há definição sobre recesso ou férias antecipadas.

Encontro

O alinhamento das ações da Prefeitura para este ano de 2021 foi o mote da primeira reunião entre o prefeito Bruno Reis e a vice, Ana Paula Matos, com os secretários, subsecretários e demais dirigentes municipais. O evento foi realizado ontem, no Mercure Salvador Hotel, no Rio Vermelho. De acordo com o chefe do Executivo municipal, este primeiro encontro tem o intuito de dar continuidade ao trabalho de sucesso da melhor gestão do Brasil, que possui novos desafios este ano. “Sabemos que, hoje, o grau de urgência é outro. Temos a retomada da educação, a questão emergencial dos transportes e, principalmente, a grave questão da pandemia. Este é o momento do pé no freio, do planejamento, mas, nos próximos seis meses, teremos obras para inaugurar diariamente”, afirmou Bruno Reis.

Casos

A Bahia registrou ontem 915 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 1.193 recuperados (+0,2%). Dos 513.756 casos confirmados desde o início da pandemia, 497.735 já são considerados recuperados e 6.568 encontram-se ativos. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,34%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.527,69), Muniz Ferreira (8.649,96), Conceição do Coité (8.533,00), Jucuruçu (8.174,45) e Itabuna (8.114,04). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 898.105 casos descartados e 123.632 em investigação. 

Mortes

O Brasil registrou 480 mortes ontem em decorrência da covid-19, de acordo com dados atualizados nesta segunda-feira, 11, pelo Ministério da Saúde. Com isso, chega a 203.580 o número total de óbitos pela doença no País.No mesmo intervalo, foram notificados 25.822 novos casos da covid-19, elevando o total de infectados no País para 8.131.612. O Sudeste segue sendo o mais afetado pela covid-19 no País. Até esta segunda-feira, eram registrados, respectivamente, 2.871.023 casos e 93.240 mortes na região. Em seguida, o Nordeste contabiliza 1.971.673 notificações da doença e 49.014 óbitos. O Sul tem 1.479.489 registros do novo coronavírus e 23.943 vidas perdidas. O Centro-Oeste, com 910.993 infecções, registra 18.517 mortes pela covid-19, e o Norte do País tem, respectivamente, 898.434 e 18.866.






Compartilhe       

 




Mais sobre

COLUNISTAS | 13/01/2021 06:30 - Há 2 dias, 8 horas e 7 minutos
Raio Laser - edição do dia - 13/01

COLUNISTAS | 13/01/2021 06:30 - Há 2 dias, 8 horas e 7 minutos
Ponto de Vista: Políticas públicas (I)

COLUNISTAS | 12/01/2021 06:30 - Há 3 dias, 8 horas e 7 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 12/01

COLUNISTAS | 12/01/2021 06:30 - Há 3 dias, 8 horas e 7 minutos
Artigo: Gosto de cinema, mas não quero ver este filme aqui

COLUNISTAS | 12/01/2021 06:30 - Há 3 dias, 8 horas e 7 minutos
Ponto de Vista: A 25ª Emenda

COLUNISTAS | 11/01/2021 10:32 - Há 4 dias, 4 horas e 5 minutos
Artigo: O Capitólio e o Reichstag

COLUNISTAS | 11/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 8 horas e 7 minutos
Artigo: A colcha pequena de Rui

COLUNISTAS | 11/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 8 horas e 7 minutos
Raio Laser - edição do dia - 11/01

COLUNISTAS | 11/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 8 horas e 7 minutos
Ponto de vista: Relaxe, Presidente!

COLUNISTAS | 09/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 8 horas e 7 minutos
ARTIGO: Vivendo na pandemia

COLUNISTAS | 09/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 8 horas e 7 minutos
Raio Laser - edição do dia - 09/01

COLUNISTAS | 08/01/2021 06:30 - Há 7 dias, 8 horas e 7 minutos
Ponto de Vista: Um mundo mais perigoso

COLUNISTAS | 08/01/2021 06:30 - Há 7 dias, 8 horas e 7 minutos
Raio Laser - edição do dia - 08/01

COLUNISTAS | 08/01/2021 06:30 - Há 7 dias, 8 horas e 7 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 08/01

COLUNISTAS | 07/01/2021 06:30 - Há 8 dias, 8 horas e 7 minutos
Artigo: Imbróglio entre PSD e PP na Assembleia expõe governador Rui Costa

COLUNISTAS | 07/01/2021 06:30 - Há 8 dias, 8 horas e 7 minutos
Raio Laser - edição do dia - 07/01

COLUNISTAS | 07/01/2021 06:30 - Há 8 dias, 8 horas e 7 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 07/01

COLUNISTAS | 06/01/2021 13:54 - Há 9 dias, 42 minutos
Artigo: A peleja do Bom Jesus contra o dragão corona

COLUNISTAS | 06/01/2021 06:30 - Há 9 dias, 8 horas e 7 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 06/01

COLUNISTAS | 06/01/2021 06:30 - Há 9 dias, 8 horas e 7 minutos
Artigo: Mascaras que caem

COLUNISTAS | 06/01/2021 06:30 - Há 9 dias, 8 horas e 7 minutos
Raio Laser - edição do dia - 06/01

COLUNISTAS | 06/01/2021 06:30 - Há 9 dias, 8 horas e 7 minutos
Ponto de Vista: Esperadas reformas em 2021 - I

COLUNISTAS | 05/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 8 horas e 7 minutos
ARTIGO: A casca de banana de Bruno Reis

COLUNISTAS | 05/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 8 horas e 7 minutos
Raio Laser - edição do dia - 05/01

COLUNISTAS | 05/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 8 horas e 7 minutos
Ponto de Vista: A fonte do poder

COLUNISTAS | 05/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 8 horas e 7 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 05/01

COLUNISTAS | 04/01/2021 06:30 - Há 11 dias, 8 horas e 7 minutos
ARTIGO: Difícil desapego

COLUNISTAS | 04/01/2021 06:30 - Há 11 dias, 8 horas e 7 minutos
Raio Laser - edição do dia - 04/01

COLUNISTAS | 04/01/2021 06:30 - Há 11 dias, 8 horas e 7 minutos
PONTO DE VISTA: Sentimentos musicais em tempos de pandemia

COLUNISTAS | 02/01/2021 06:30 - Há 13 dias, 8 horas e 7 minutos
Artigo: Vivendo na pandemia