Raio Laser - edição do dia - 13/01

Frase

Tribuna da Bahia, Salvador
13/01/2021 06:30 | Atualizado há 12 dias, 20 horas e 11 minutos

   
Foto: Najara Araújo / Câmara dos Deputados

O principal erro de todo o governo do presidente Jair Bolsonaro é a questão da vacina. E acho que, se ele não organizar rápido, talvez sofra um processo de impeachment muito duro

Rodrigo Maia, DEM-RJ, presidente da Câmara dos Deputados

Acordo (Nelson Leal)

O PP dificilmente confrontará a candidatura do deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) à presidência da Assembleia depois de ter constatado que o deputado chegou à marca dos 32 votos para ganhar a disputa pela sucessão de Nelson Leal (PP) no comando da Casa. No momento, o partido aguarda apenas a chegada do vice-governador João Leão de uma viagem, nesta quinta-feira, para anunciar, possivelmente, um acordo com Adolfo em torno da disputa, que deverá passar pela composição da mesa diretora do Poder. O deputado estadual Niltinho, que o partido lançou candidato contra Adolfo, não se opõe a um entendimento com ele, já que, desde o princípio, se posicionou de forma muito madura na batalha por votos, mantendo a campanha em alto nível e evitando a todo custo qualquer desentendimento pessoal com o adversário.

Resposta dura (ACM Neto)

Ex-prefeito de Salvador e presidente do DEM, ACM Neto defendeu uma ação dura contra a Ford, que decidiu fechar as fábricas no Brasil, uma delas em Camaçari na Bahia. “Tem que ir do constrangimento à avaliação das possibilidades jurídicas”, disse ele ontem, ao comentar a possibilidade de pedido de indenização à montadora. Foi seu avô, o falecido senador e ex-governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães, que travou uma disputa política e econômica para que a Ford desistisse de instalar uma fábrica em Guaíba, no Rio Grande do Sul, para ir para a Bahia, durante o governo Fernando Henrique Cardoso. Para isso, foram oferecidas condições mais vantajosas de benefícios fiscais, ou seja, redução de impostos estaduais e também federais.

Constrangimento

“Não é possível deixar a Ford sair daqui sem que passe por um grande constrangimento. Sem que isso signifique um problema sério para a imagem dela no País”, disse o ex-prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, em trecho de entrevista que concedeu ontem ao Estadão.

Em campanha (Arthur Maia)

Um dia após se reunir com o presidente do Democratas e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, o deputado federal Arthur Maia (DEM) deu seguimento hoje à viagem pelo Nordeste em busca de apoio a Arthur Lira (PP), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro para a presidência da Câmara dos Deputados. O parlamentar baiano divulgou, em uma publicação feita nas redes sociais na tarde desta terça-feira (12), foto de seu encontro com o prefeito de São Luís, Eduardo Blaide, do Podemos. “Acompanhando o deputado Arthur Lira nas suas conversas com as bancadas do Nordeste rumo à presidência da Câmara”, escreveu.

Interior

A REDE realizou mais uma viagem ao interior do estado, após as eleições municipais. Depois de visitar municípios da Chapada Diamantina, a porta-voz estadual, Iaraci Dias, e o membro da Executiva Nacional, Julio Rocha, estiveram em Conceição de Feira na última segunda-feira. O encontro foi com o prefeito João Furão (PSB), a vice Marlene do Sindicato e os vereadores da REDE Ailan da Silva Pereira e Chico do Cavaco.

Debate (Kátia Oliveira)

A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) afirmou ontem que a implantação da ponte Salvador-Itaparica tem potencial de se tornar um vetor de desenvolvimento da Bahia, mas alertou que o projeto deve ser amplamente debatido com todos os setores da sociedade. A declaração da deputada foi dada após a aprovação, pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), do projeto de lei que cria um fundo para a ponte, nesta segunda-feira (11).

Alternativa

O Ministério da Economia montou um grupo de trabalho para avaliar o fechamento das fábricas da Ford no país e está entrando em contato com outras montadoras sobre a possibilidade de elas assumirem as unidades da marca. Já foram acionados pelo governo federal presidentes e outros executivos de três fabricantes mundiais para buscar um destino para as fábricas de Camaçari (BA), Taubaté (SP) e da Troller em Horizonte (CE).

Reflexos!

As consequências pelo fechamento das fábricas da Ford no Brasil são maiores do que se imagina. De pronto, pensa-se nos empregos diretos a serem suprimidos. Quanto aos indiretos ainda serão avaliados, a começar pelos das concessionárias em todo o país. As vendas já começaram a cair e os possuidores de produtos Ford passam a conviver com a desvalorização de um bem que custaram a obter. Ficarão todos, agora, na dependência dos hermanos argentinos. Quem imaginaria?

GM

Enquanto a Ford anuncia o fechamento total de sua produção de veículos no Brasil, a General Motors se prepara para aportar novos investimentos e ampliar a produção. A GM anunciou que irá retomar em 2021 o planejamento que previa investimentos de R$ 10 bilhões em suas fábricas no país pelos próximos cinco anos, destinados à inovação e também à produção de modelos ainda inéditos no Brasil.

Morar Melhor

A primeira-dama de Goiás e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais do Governo goiano, Gracinha Caiado, fez uma visita ontem a Salvador para conhecer de perto o programa habitacional Morar Melhor. Gracinha foi recebida no gabinete do Palácio Thomé de Souza pela vice-prefeita e secretária de Governo, Ana Paula Matos, e pelo titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza.

Reprovação

O vereador de Salvador,  Augusto Vasconcelos (PCdoB), criticou ontem  o anúncio de que o Banco do Brasil (BB) vai passar por uma reestruturação, pretendendo, assim, desligar 5 mil trabalhadores sem qualquer reposição, além de fechar 361 unidades, sendo agências, escritórios e postos de atendimento. “Este ataque ao patrimônio brasileiro é mais um feito do governo Bolsonaro. Este processo de desmonte precisa acabar", disse ele, que também é presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia.

Urgência

O deputado federal Igor Kannário (DEM) defendeu a votação em regime de urgência do projeto de lei que cria o Programa Emergencial de Recuperação do Setor de Eventos (PERSE). Para o parlamentar, a situação deste setor é "grave e deve ter maior atenção do poder público". "Os problemas vão muito além dos empresários e empreendedores, que foram muito afetados. Estamos falando de um setor que gera milhões de empregos, diretos e indiretos, pelo Brasil e que movimenta a economia. São pais e mães de família que estão sem condições de sustentar suas famílias", afirmou.

Sem férias (Capitão Alden)

Em nota enviada à Raio Laser sobre estar de férias durante os trabalhos legislativos, o deputado estadual Capitão Alden (PSL) informou que  é um dos parlamentares mais assíduos na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), e que no dia da referida viagem não havia sessão virtual agendada. Além disso, segundo ele, durante a pandemia, foi o único deputado estadual a manter ritmo de trabalho intenso. Segundo ele, foram 76 projetos de indicação, 87 ofícios, 31 pedidos de informação, 15 projetos de lei, 1 projeto de resolução, 1 proposta de emenda constitucional, 1 requerimento, 1 moção e 2 emendas.

Ninho tucano

No PSDB baiano, está decidido que os quatro deputados estaduais do partido não vão tentar ascender politicamente na próxima eleição. Paulo Câmara, David Rios, Carlos Geilson, Tiago Correia vão tentar a reeleição. Atualmente, a sigla só tem um deputado federal que é Adolfo Viana.

Novo MDB 1

O presidente da Câmara Municipal de Salvador e presidente do MDB na capital da Bahia, Geraldo Júnior, teve uma reunião ontem com o prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hage (MDB), e o presidente estadual da legenda, Alex Futuca. O encontro ocorreu na sede estadual do partido, em Salvador.  O MDB é o partido que mais elegeu prefeitos no Brasil neste ano, com 784 eleitos. Na Bahia, Feira de Santana e Vitória da Conquista, respectivamente a segunda e terceira maiores cidades do estado, são governadas por dois filiados ao partido: Colbert Martins (MDB) e Hérzem Gusmão (MDB).

Novo MDB 2

"A pauta foi o crescimento do partido na Bahia e no Brasil. Aqui no estado passamos por um processo de reorganização partidária e, neste encontro, discutimos o crescimento do partido no interior da Bahia e em especial na microrregião de Itapetinga. Também foi pauta do encontro o pleito de 2022, quando "continuará o processo de crescimento de nossa legenda, tão importante na história contemporânea da construção da democracia brasileira", pontua Geraldo Júnior.  Localizada no Centro Sul baiano, a microrregião de Itapetinga é formada por 9 municípios.

Casos

A Bahia registrou ontem 2.105 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 1.842 recuperados (+0,4%). Dos 515.861 casos confirmados desde o início da pandemia, 499.577 já são considerados recuperados e 6.804 encontram-se ativos. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,35%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.553,81), Muniz Ferreira (8.663,43), Conceição do Coité (8.533,00), Jucuruçu (8.174,45) e Itabuna (8.152,97). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 904.662 casos descartados e 122.463 em investigação.















Compartilhe       

 




Mais sobre

COLUNISTAS | 22/01/2021 13:45 - Há 3 dias, 12 horas e 56 minutos
ARTIGO: Impossível abandonar o gregarismo, mesmo para combater a Covid

COLUNISTAS | 22/01/2021 06:30 - Há 3 dias, 20 horas e 11 minutos
Raio Laser - edição do dia - 22/01

COLUNISTAS | 22/01/2021 06:30 - Há 3 dias, 20 horas e 11 minutos
Ponto de Vista: A Ford e a sua Responsabilidade Civil perante as Empresas prestadoras de serviço

COLUNISTAS | 21/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 20 horas e 11 minutos
ARTIGO: O golpe de morte que Dória deu em Bolsonaro

COLUNISTAS | 21/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 20 horas e 11 minutos
Raio Laser - edição do dia - 21/01

COLUNISTAS | 21/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 20 horas e 11 minutos
Ponto de Vista: Esquerda identitária e atraso social, político e econômico

COLUNISTAS | 21/01/2021 06:30 - Há 4 dias, 20 horas e 11 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 21/01

COLUNISTAS | 20/01/2021 06:00 - Há 5 dias, 20 horas e 41 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 20/01

COLUNISTAS | 20/01/2021 06:00 - Há 5 dias, 20 horas e 41 minutos
ARTIGO: O Duplo Padrão e o medo do debate

COLUNISTAS | 20/01/2021 06:00 - Há 5 dias, 20 horas e 41 minutos
Raio Laser - edição do dia - 20/01

COLUNISTAS | 20/01/2021 06:00 - Há 5 dias, 20 horas e 41 minutos
PONTO DE VISTA: Esperadas reformas em 2021 – II

COLUNISTAS | 19/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 20 horas e 11 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 19/01

COLUNISTAS | 19/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 20 horas e 11 minutos
Ponto de Vista: Trump depois de Trump

COLUNISTAS | 19/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 20 horas e 11 minutos
ARTIGO: Os horizontes turvos da democracia

COLUNISTAS | 19/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 20 horas e 11 minutos
Raio Laser - edição do dia - 19/01

COLUNISTAS | 19/01/2021 06:30 - Há 6 dias, 20 horas e 11 minutos
MAGUITO VILELA

COLUNISTAS | 18/01/2021 06:30 - Há 7 dias, 20 horas e 11 minutos
ARTIGO: Contagem regressiva para o dia do fico ou não de Rui

COLUNISTAS | 18/01/2021 06:30 - Há 7 dias, 20 horas e 11 minutos
Raio Laser - edição do dia - 18/01

COLUNISTAS | 18/01/2021 06:30 - Há 7 dias, 20 horas e 11 minutos
Ponto de Vista: Que venha em nós o verão

COLUNISTAS | 16/01/2021 06:30 - Há 9 dias, 20 horas e 11 minutos
ARTIGO: Torres despe a ligação de Mandetta e Edmar Santos com Iabas

COLUNISTAS | 16/01/2021 06:30 - Há 9 dias, 20 horas e 11 minutos
ARTIGO: Licença para ser vivíssimo

COLUNISTAS | 16/01/2021 06:30 - Há 9 dias, 20 horas e 11 minutos
Raio Laser - edição do dia - 16/01

COLUNISTAS | 15/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 20 horas e 11 minutos
ARTIGO: Deusa da liberdade está com vergonha

COLUNISTAS | 15/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 20 horas e 11 minutos
Raio Laser - edição do dia - 15/01

COLUNISTAS | 15/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 20 horas e 11 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 15/01

COLUNISTAS | 15/01/2021 06:30 - Há 10 dias, 20 horas e 11 minutos
Ponto de Vista: Educação e discriminação racial

COLUNISTAS | 14/01/2021 06:30 - Há 11 dias, 20 horas e 11 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 14/01

COLUNISTAS | 14/01/2021 06:30 - Há 11 dias, 20 horas e 11 minutos
Raio Laser - edição do dia - 14/01

COLUNISTAS | 13/01/2021 06:30 - Há 12 dias, 20 horas e 11 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 13/01

COLUNISTAS | 13/01/2021 06:30 - Há 12 dias, 20 horas e 11 minutos
ARTIGO: O voto impresso: do quê afinal se tem tanto medo?