O presidente eleito Joe Biden revelará uma proposta de pacote de estímulo destinada a impulsionar a economia durante a pandemia do coronavírus com uma salvação econômica que pode ultrapassar US $ 1,5 trilhão e ajudar as comunidades minoritárias.
Biden fez campanha no ano passado com a promessa de levar a pandemia mais a sério do que o presidente Donald Trump, e o pacote visa colocar essa promessa em ação com um influxo de recursos para o lançamento da vacina contra o coronavírus e recuperação econômica.
O próximo governo trabalhará com o Congresso no pacote de estímulo rápido depois que Biden assumir o cargo em 20 de janeiro, embora o impeachment de Trump ameace consumir legisladores nas primeiras semanas.
O pacote de estímulo tem um preço acima de US $ 1,5 trilhão e inclui um compromisso de cheques de estímulo de US $ 1.400, de acordo com uma fonte familiarizada com a proposta, e Biden deve se comprometer com parcerias com empresas privadas para aumentar o número de americanos vacinados.
Uma parte significativa dos recursos financeiros adicionais será dedicada às comunidades minoritárias. “Acho que você verá uma ênfase real nessas comunidades carentes, onde há muito trabalho árduo a fazer”, disse outro oficial de transição.
Biden planeja apresentar seu pacote durante um discurso no horário nobre na noite de quinta-feira, ressaltando a seriedade do assunto, mas ele terá que competir por atenção com o drama político em Washington.
A Câmara dos Representantes, liderada pelos democratas, votou pelo impeachment de Trump na quarta-feira, tornando-o o primeiro presidente na história dos Estados Unidos a sofrer duas acusações. Dez de seus companheiros republicanos juntaram-se aos democratas para acusá-lo de incitar uma insurreição no tumulto mortal da semana passada no Capitólio.