Raio Laser - edição do dia - 19/01

Frase

Tribuna da Bahia, Salvador
19/01/2021 06:30 | Atualizado há 11 dias, 19 horas e 58 minutos

   
Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados

Não autorizei ninguém a me inserir nesse grupo. Já falei olhando nos olhos do Arthur o meu respeito e amizade. Mas não irei compactuar com um louco e irresponsável que quer aniquilar a nossa democracia.

Deputado Júnior Bozzella (PSL-SP), que foi incluído no grupo de WhatsApp dos parlamentares apoiadores de Arthur Lira (PP-AL)

Proporcionalidade (Rosemberg Pinto)

As conversas para composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) continuam a todo vapor. A ideia é que a formatação seja “proporcional” ao tamanho dos blocos partidários. Com isso, o PT aparece como favorito para abocanhar a primeira vice-presidência. O nome mais provável é o do deputado líder do governo, Rosemberg Pinto.

Disputa (Niltinho)

No PP, que tem a segunda maior bancada na Assembleia Legislativa, a situação se encaminha para uma virtual disputa entre Niltinho e Junior Muniz. Virtual, pois parlamentares acreditam que a possibilidade de Muniz vencer Niltinho é nula, tendo em vista que o pepista compõe o que os colegas maldosamente chamam de “baixíssimo clero” da Casa.

Repercussão (Rodrigo Maia)

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ontem que a declaração do presidente Jair Bolsonaro de que cabe às Forças Armadas decidir se há democracia ou ditadura em um País é "desrespeito" à Constituição. Segundo o deputado, o Congresso deve se manter independente para enfrentar qualquer ameaça antidemocrática. "O presidente flerta mais uma vez com o acirramento na relação com as instituições, o que é muito grave. É uma frase recorrente, muito próximo de estar desrespeitando a Constituição brasileira", disse Maia. "Por isso, cada vez mais precisamos de um Parlamento e de instituições fortalecidas. Com independência, sempre com diálogo e independência, em nome da nossa democracia".

"Mentes antidemocráticas" (Edson Fachin)

O relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, disse ontem que duas pragas afligem atualmente o Brasil: de um lado, a pandemia do novo coronavírus e suas mutações; de outro, as mentes autoritárias e “suas variações antidemocráticas”.

PCdoB

O vereador Augusto Vasconcelos foi oficializado como líder do PCdoB na Câmara Municipal de Salvador. O vereador Hélio Ferreira assume o posto de vice na bancada. “A bancada do PCdoB atuará de modo destacado em defesa da classe trabalhadora, em contato permanente com os movimentos sociais e ouvindo as demandas da população. Faremos uma atuação com qualidade técnica e antenada com o dia a dia das pessoas, enfrentando as desigualdades sociais, raciais e de gênero na nossa cidade”, pontuou Augusto, que também assume uma vaga na Mesa Diretora como Ouvidor da Câmara Municipal de Salvador.

Aposentadoria não!

O Ministério Público Federal (MPF) vai entrar com uma ação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o pedido de aposentadoria precoce da desembargadora Ilona Reis. A desembargadora, presa na última fase da Operação Faroeste realizada no último dia 14 de dezembro, pediu aposentadoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O pedido foi protocolado no dia último 12, de Brasília, onde ela cumpre pena na Papuda sob a acusação, feita pelo MPF, de liderar uma célula criminosa no Tribunal baiano.

Pesquisa

Pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta segunda-feira, ouvindo 1.000 pessoas, mostra  Jair Bolsonaro à frente na disputa presidencial de 2022. Ele oscilou um ponto para baixo e atinge 28% das intenções de voto, à frente de Sérgio Moro (12%), Ciro Gomes (11%) e Fernando Haddad (11%). Atrás deles, aparecem Luciano Huck (7%), Guilherme Boulos (5%), João Doria (4%), João Amoêdo (3%) e Luiz Mandetta (3%).Ainda segundo a pesquisa, Bolsonaro vence numericamente em todos os outros cenários de segundo turno em que é testado.

FORD

A decisão da Ford em suspender a  fabricação de veículos  no Brasil  pegou todos de surpresa, não só os governantes mas, principalmente, os proprietários de carros da marca, donos de concessionárias e funcionários. E após a surpresa, logo chega a apreensão dos que compraram e venderam veículos novos da montadora no curso da notícia. Os adquirentes insistem em desfazer a compra, enquanto que os vendedores ficam sem saber o que fazer com os pedidos feitos, vêem as vendas canceladas prenunciando demissões e  até o fechamento de suas empresas. A Justiça vai ter  trabalho.

Agressão!

Sábado, às 19,35 horas, no Subway do Shopping Barra, uma jovem senhora deficiente visual, foi alvo de agressões por parte de outra mulher. Seguranças do shopping, segundo a agredida, nada fizeram. Agora, os vídeos registrando o ocorrido estão sendo requisitados, para exame das autoridades policiais.

Turismo em crise

O deputado Bobô (PCdoB) apresentou, na Assembleia Legislativa, indicação endereçada ao governador Rui Costa para amenizar os efeitos da pandemia da Covid-19 em comunidades baianas que têm no turismo sua fonte de renda. Entre as medidas sugeridas estão acesso a itens de segurança e prevenção da Covid-19 como máscaras, álcool gel, álcool 70% e luvas, bem como a concessão de um auxílio emergencial financeiro para todos aqueles que não foram contemplados com o benefício do Governo Federal e que integrem o segmento de turismo comunitário.

Início

A Prefeitura de Salvador e Governo do Estado iniciam hoje a vacinação contra a Covid-19. Para esse primeiro dia de estratégia, as gestões municipal e estadual pretendem imunizar cerca de 2.500 pessoas entre idosos abrigados na Instituição de Longa Permanência das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), na Cidade Baixa, além dos trabalhadores que atuam na Base Central do SAMU 192, no Pau Miúdo, na UPA e Gripário de Pirajá/Santo Inácio, UPA e Gripário Barris, UPA e Gripário Brotas, Hospital Municipal de Salvador e abrigo Dom Pedro.

Doses

Para o início da estratégia no município, o Governo Federal encaminhou cerca de 42 mil doses vacina Coronavac. Esse quantitativo tem a capacidade de proteger cerca de 21 mil pessoas, uma vez que o imunizante prevê uma dose de reforço após 14 dias da primeira aplicação. Para essa primeira remessa, está previsto a imunização dos idosos abrigados em Instituições de Longa Permanência do município, trabalhadores da saúde que atuam na rede de urgência e assistência direta aos pacientes com o novo coronavírus -  UPAs, Gripários, SAMU 192 e hospitais e hospitais de campanha.

Prioridade

"Vamos começar a vacinação em Salvador pelo público prioritário. Vamos vacinar os idosos que estão nos asilos e nas unidades de permanência, e também os profissionais que estão atuando nas unidades de combate à Covid, ou seja, aqueles que estão nas UPAs e nos hospitais de campanha que montamos”, declarou o prefeito Bruno Reis. Ele, que esteve ontem em Brasília em reunião com técnicos do Ministério da Saúde para tratar da distribuição das vacinas, voltou a ressaltar que a capital baiana está totalmente preparada com estrutura e profissionais para iniciar a aplicação das doses, seguindo as determinações do Plano Municipal de Imunização.

Guias turísticos (Cláudio Tinoco)

O vereador Claudio Tinoco (Democratas) solicitou, ontem, que os guias de turismo sejam incluídos no primeiro lote da vacina do coronavírus em Salvador. O fluxo turístico existente na cidade, mesmo com a pandemia, é uma das justificativas do vereador para o pedido. "Os guias de turismo ficam expostos a visitantes de todas as partes do mundo. Com isso, podem adoecer e virar vetores de contaminação em toda a cidade", argumentou o vereador Claudio Tinoco. Além da prioridade na vacina, o vereador também solicitou que a categoria seja testada contra a doença.

Enem

Líder da oposição na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) disse que é preciso uma frente parlamentar em todo o país para cobrar o cancelamento do Enem, cuja realização da primeira etapa no último domingo mostrou a inviabilidade de sua continuação, com o maior nível de abstenção da história do exame, de 51,5% dos inscritos, em meio a pandemia. “Recebemos a excelente notícia que esperávamos que é a chegada da vacina, graças ao esforço de governos responsáveis. O governo federal tem que se preocupar, nesse momento, em vacinar toda a população. É saudável para a democracia, para a universalização do ensino, que o Enem seja adiado e realizado quanto o País estiver preparado”.

Casos

A Bahia registrou ontem 2.548 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 3.582 recuperados (+0,7%). Dos 540.320 casos confirmados desde o início da pandemia, 519.660 já são considerados recuperados e 10.993 encontram-se ativos. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,37%).

Mortes

O Brasil passou das 210 mil mortes ocasionadas pela pandemia do novo coronavírus. Ontem, as autoridades de saúde registraram 452 óbitos pela covid-19. Com isso, o total de mortes chegou a 210.299. Há 2.766 óbitos em investigação por equipes de saúde. A atualização da situação de casos e mortes causados pela pandemia foi divulgada pelo Ministério da Saúde na noite de ontem. A contabilização de pessoas infectadas desde o início da pandemia alcançou 8.511.770. Entre ontem e hoje, foram acrescidos às estatísticas 23.671 novos diagnósticos positivos.  Ainda há 849.424 pessoas com casos ativos em acompanhamento por profissionais de saúde e 7.452.047 pessoas já se recuperaram da doença.

Estados

São Paulo (49.987) é o estado com mais mortes, seguido por Rio de Janeiro (27.805), Minas Gerais (13.483), Ceará (10.223) e Pernambuco (10.031). As unidades da Federação com menos óbitos são Roraima (811), Acre (837), Amapá (1.005), Tocantins (1.316) e Rondônia (2.031). São Paulo também lidera no número de casos, com 1.628.272 casos registrados desde o início da pandemia, seguido de Minas Gerais (646.091) e Santa Catarina (543.389). Os estados com menor número de casos são Acre (44.775), Roraima (71.065) e Amapá (73.626).

Bolsa Família

Depois de divulgar o calendário anual de pagamentos do Bolsa Família no início do ano, o Ministério da Cidadania iniciou ontem o pagamento referente a janeiro. Neste mês, 14,23 milhões de famílias vão receber o benefício, segundo informações da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do Ministério da Cidadania. O valor total da folha de janeiro é de R$ 2,71 bilhões e o benefício médio a ser recebido pelas famílias é de R$ 190,57. Para saber em que dia o benefício estará disponível para saque ou crédito em conta, a família deve observar o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão de cada titular. Para cada final do NIS há uma data correspondente por mês (confira infográfico abaixo). Se o NIS do titular termina com o número ‘1’, em janeiro, por exemplo, os pagamentos iniciam-se no dia 18.


Compartilhe       

 




Mais sobre

COLUNISTAS | 27/02/2021 06:00 - Há 3 dias, 20 horas e 28 minutos
“Gato na Tuba” e Petrobras: CVM investiga

COLUNISTAS | 27/02/2021 06:00 - Há 3 dias, 20 horas e 28 minutos
Ponto de Vista: A Faculdade de Direito de Buenos Aires e a integração latino-americana.

COLUNISTAS | 26/02/2021 06:00 - Há 4 dias, 20 horas e 28 minutos
Uma nova ordem ou déjà-vu?

COLUNISTAS | 26/02/2021 06:00 - Há 4 dias, 20 horas e 28 minutos
Raio Laser - edição do dia - 26/02

COLUNISTAS | 26/02/2021 06:00 - Há 4 dias, 20 horas e 28 minutos
Ponto de Vista - Anywhere Office: a pandemia, rotina de trabalho e os nômades digitais

COLUNISTAS | 26/02/2021 06:00 - Há 4 dias, 20 horas e 28 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 26/02

COLUNISTAS | 25/02/2021 12:53 - Há 5 dias, 13 horas e 35 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 25/02

COLUNISTAS | 25/02/2021 06:30 - Há 5 dias, 19 horas e 58 minutos
A Bahia merece voltar aos trilhos

COLUNISTAS | 25/02/2021 06:30 - Há 5 dias, 19 horas e 58 minutos
Ponto de Vista: O papel da Universidade Moderna 3

COLUNISTAS | 25/02/2021 06:30 - Há 5 dias, 19 horas e 58 minutos
E se, como ministro, João Roma começar a pontuar para 2022?

COLUNISTAS | 25/02/2021 06:30 - Há 5 dias, 19 horas e 58 minutos
Raio Laser - edição do dia - 25/02

COLUNISTAS | 24/02/2021 06:00 - Há 6 dias, 20 horas e 28 minutos
O que pode e não se pode falar e a isonomia das leis

COLUNISTAS | 24/02/2021 06:00 - Há 6 dias, 20 horas e 28 minutos
Raio Laser - edição do dia - 24/02

COLUNISTAS | 24/02/2021 06:00 - Há 6 dias, 20 horas e 28 minutos
Ponto de Vista: A ferrovia e os sonhos

COLUNISTAS | 24/02/2021 06:00 - Há 6 dias, 20 horas e 28 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 24/02

COLUNISTAS | 23/02/2021 06:00 - Há 7 dias, 20 horas e 28 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 23/02

COLUNISTAS | 23/02/2021 06:00 - Há 7 dias, 20 horas e 28 minutos
Por que tantas mortes e tão poucas vacinas?

COLUNISTAS | 23/02/2021 06:00 - Há 7 dias, 20 horas e 28 minutos
Raio Laser - edição do dia - 23/02

COLUNISTAS | 23/02/2021 06:00 - Há 7 dias, 20 horas e 28 minutos
Ponto de Vista: “Sem Data Vênia”

COLUNISTAS | 22/02/2021 06:30 - Há 8 dias, 19 horas e 58 minutos
Vejo o futuro repetir o passado

COLUNISTAS | 22/02/2021 06:30 - Há 8 dias, 19 horas e 58 minutos
Raio Laser - edição do dia - 22/02

COLUNISTAS | 22/02/2021 06:30 - Há 8 dias, 19 horas e 58 minutos
Ponto de Vista: Uma menina chamada Saudade

COLUNISTAS | 20/02/2021 06:00 - Há 10 dias, 20 horas e 28 minutos
Ponto de Vista: Quando um número não é a realidade

COLUNISTAS | 20/02/2021 06:00 - Há 10 dias, 20 horas e 28 minutos
STF, um basta nas provocações (Daniel de que?)

COLUNISTAS | 20/02/2021 06:00 - Há 10 dias, 20 horas e 28 minutos
Raio Laser - edição do dia - 20/02

COLUNISTAS | 19/02/2021 06:00 - Há 11 dias, 20 horas e 28 minutos
Com que vacina eu vou ao samba que você me convidou?

COLUNISTAS | 19/02/2021 06:00 - Há 11 dias, 20 horas e 28 minutos
Raio Laser - edição do dia - 19/02

COLUNISTAS | 19/02/2021 06:00 - Há 11 dias, 20 horas e 28 minutos
Ponto de Vista: Vacina de vento

COLUNISTAS | 18/02/2021 06:00 - Há 12 dias, 20 horas e 28 minutos
A transformação digital na saúde depende também da transformação cultural

COLUNISTAS | 18/02/2021 06:00 - Há 12 dias, 20 horas e 28 minutos
Jaques Wagner, Rui Costa e o Gambito da Rainha