Com referência no conceito Ladino Amefricanidade da intelectual Lélia Gonzales, que traz à luz as contribuições e as experiências de luta dos povos negros e indígenas nas Américas, a plataforma orgânica multidisciplinar online Futurismos Ladino Amefricanas (F.L.A), idealizado pela feminista negra, pesquisadora, produtora cultural e multiartista Sanara Rocha, está com inscrições abertas entre 12 e 31 de janeiro para Exposição Online de trabalhos em artes visuais apoiados na técnica da fotoperformance, através do formulário online disponível no link: https://bityli.com/9TQ9d.
A convocatória selecionará seis trabalhos dos 12 que serão expostos numa galeria online, com a reserva de 50% das vagas (3) da exposição para indígenas aldeadas ou autodeclaradas indígenas.
Entre os artistas-pesquisadores que devem apontar, através das suas poéticas e seu cotidiano, tecnologias e saberes negro-índigenas brasileiros como metodologias efetivas de produção do futuro decolonial, já estão Atteus Shamaxy, Dani de Iracema, Dorotiane, Laís Machado, Ricardo Andrade e Tina Melo. A curadoria da exposição é de Sanara Rocha, da costureira, artista visual e performer Jeisekê de Lundu, e da diretora teatral, performer e pesquisadora das artes Diega Pereira.
A exposição deságua em uma revista gratuita e também online, a ser lançada até o mês de março. Sanara Rocha acredita que a memória não é somente um espaço de lembranças traumáticas, de dores, de angústia, mas de resistência e cura. “Para nós, povos não brancos deste território, as memórias vêm sendo como verdadeiros espelhos, onde miramos e enxergamos todas, todes, todos nós como seres de valor. Isso é lembrar e construir o futuro”, trouxe Sanara.
SERVIÇO: Inscrição para exposição online do projeto Futurismos Ladino Amefricanas (F.L.A.)
QUANDO? 12 a 31 de Janeiro de 2021
ONDE?
https://bityli.com/9TQ9d