O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Grupo de Trabalho para Acompanhamento das Ações de Enfrentamento ao novo coronavírus, emitiu nos dias 14 e 15 deste mês, dois ofícios para a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), cobrando que sejam prestadas informações ao MP sobre o planejamento do estado no caso de um eventual futuro agravamento dos indicadores epidemiológicos, apontando providências a serem adotadas para preparar a rede estadual de Saúde.
O MP pediu ainda da Secretaria, informações sobre o atual quantitativo disponível dos insumos necessários para a imunização contra a Covid-19. Além disso, foi solicitado o planejamento do estado para a aquisição desses materiais, em vista da suposta insuficiência noticiada pelo Ministério da Saúde. O Grupo de Trabalho expediu, ainda, uma nota técnica direcionada aos membros do MP orientando a atuação em face ao Poder Público em relação à vacinação.
O Grupo de Trabalho considerou, também, o teor do plano de desmobilização da rede assistencial para pacientes do Covid-19, a fim de redirecionar os equipamentos destinados ao tratamento desses pacientes para a assistência de outras doenças. Considerou ainda, que a vacinação da população baiana será realizada em fases e que os efeitos da imunização no cenário epidemiológico da Bahia serão sentidos de forma gradativa.