Raio Laser - edição do dia - 21/01

Frase

Tribuna da Bahia, Salvador
21/01/2021 06:30 | Atualizado há 9 dias, 22 horas e 42 minutos

   
Foto: Alan Santos / PR

Estamos prontos, ademais, a continuar nossa parceria em prol do desenvolvimento sustentável e da proteção do meio ambiente, em especial a Amazônia, com base em nosso Diálogo Ambiental, recém-inaugurado

Jair Bolsonaro

Oxigênio (Fábio Vilas-Boas)

Quem deu uma boa notícia aos baianos nestes tempos bicudos ontem foi o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. Por meio de suas redes sociais, Fábio Vilas-Boas garantiu que “não há risco de faltar oxigênio na Bahia”. Segundo o secretário estadual da Saúde, o Estado tem elevada capacidade de armazenagem nos hospitais “e, se necessário, podemos dobrar a produção em Camaçari”. Sem dúvida, uma boa nova para os baianos que têm assistido pelos telejornais os irmãos do Norte, de Manaus, contaminados pela Covid 19, morrerem asfixiados por falta de oxigênio sem que ninguém se responsabilize pelo crime. Aliás, palmas para o secretário e o governador Rui Costa na condução do enfrentamento à Covid 19.

Advertência (Augusto Aras)

A nota emitida pelo Procurador-Geral da República, Augusto Aras, na terça-feira, esclarecendo e advertindo desavisados sobre a atuação do Ministério Público Federal, lembra que "é tempo de temperança e prudência, em prol da estabilidade institucional." A temperança e a prudência, como observa o escritor C.S. Lewis, professor das Universidades de Cambridge e Oxford, são virtudes cardeais, equiparáveis à justiça, porque cruciais para a vida em sociedade. Dessa forma reagiu o Consultor Jurídico às críticas dirigidas ontem a Aras.

Monitores

A Faculdade AGES de Jacobina realizou a entrega de 33 monitores multi-paramétricos no valor de R$ 645 mil para a prefeitura do município. Os equipamentos serão utilizados no Hospital Regional. O prefeito Tiago Dias e a vice-prefeita e secretária Katia Cristina Alves De Souza (Kátia da Saúde) receberam os monitores da diretora da AGES de Jacobina, Elaine Rodrigues e do coordenador do curso de Medicina, Alexandre Fonseca Santos.

Pesquisa

A Secretaria de Turismo do Estado apoia a divulgação de uma pesquisa que está disponível no site do Ministério do Turismo para coletar informações que irão subsidiar a retomada da atividade turística em todo o país. A pesquisa fica disponível para acesso de qualquer cidadão até o próximo dia 13 de fevereiro e irá captar a intenção de viagem dos brasileiros nos próximos meses. A partir dos dados obtidos e previstos para serem encaminhados ao estado 30 dias após a finalização da pesquisa, a Setur poderá traçar estratégias ainda mais assertivas para a promoção do destino Bahia junto ao público interno, seja este consumidor residente no território baiano ou em outro estado.

Vacinado

O Ministério Público da Bahia (MP) informou que vai apurar o caso do prefeito de Candiba, Reginaldo Martins Prado (PSD), que fez postagem no perfil da Prefeitura, na terça-feira, mostrando ele sendo vacinado contra a Covid-19. O problema, de acordo com informações do G1, é que ele não está incluído nos grupos prioritários, determinados no plano do governo estadual.

Ford (Rui Costa)

O governador Rui Costa (PT) divulgou, em uma publicação nas redes sociais na manhã de ontem, um encontro virtual com o embaixador da China, Yang Wanming, para discutir uma alternativa após o fechamento da Ford na Bahia. "Dando continuidade às reuniões que tivemos ontem em Brasília, na manhã de hoje me reuni virtualmente com o embaixador da China, Yang Wanming, junto ao Grupo de Trabalho formado para encontrar uma alternativa ao fechamento da Ford na Bahia", escreveu.

Fake news (Hilton Coelho)

Deputado estadual pelo PSOL, Hilton Coelho distorceu a pergunta da jornalista Andrea Silva, da Rede Bahia, durante a cobertura da vacinação contra a Covid-19 em Salvador. Ao entrevistar um profissional de saúde, negro, que foi imunizado, Andréa questiona: “O senhor é médico socorrista, enfermeiro, qual a sua atuação?”. Após isso, o Uenderson Teixeira diz ser médico. No afã de “lacrar” nas redes sociais, o socialista apontou suposto racismo da profissional. “Combate ao racismo e todas as suas manifestações. O médico Uenderson Barbosa, 30 anos, negro, atua no Samu, foi das primeiras pessoas a receber a vacina contra a Covid-19 na Bahia. Repórter: ‘O senhor é condutor ou enfermeiro?’. Sou médico”, narrou, equivocadamente o parlamentar.

Energia

A ANEEL conseguiu alcançar a extensão, 6.159,34 km, do total de novas linhas de transmissão de concluídas no Brasil em 2020, com acréscimos em 15 estados. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) também registrou no ano passado a adição ao Sistema Interligado Nacional de 14.485,33 megavolt-ampères (MVA) em transformadores de subestações, instalados em 17 estados. Os estados com maior quilometragem concluída de linhas de transmissão foram, nesta ordem, Bahia (1.428,5 km), Pará (1.011 km) e Minas Gerais (842,5 km). Em potência ativa acumulada no ano, estão na dianteira São Paulo (3.607 MVA), Pará (2.350 MVA) e Minas Gerais (2.075 MVA).

BR -135 (Tarcísio Gomes de Freitas)

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, entrega nesta quinta-feira,  no município de Coribe (BA), as obras de adequação do lote 4 da BR-135. A solenidade contará, ainda, com a presença do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho, e do ministro das Comunicações, Fábio Faria. Prevista também a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro. O trecho de 67 quilômetros , localizado entre os municípios de Jaborandi e Cocos, na Bahia, vai beneficiar o  escoamento da produção de grãos da região do Matopiba.

Quatro décadas

Os 40 anos da Engenhonovo Comunicação mereceram moção de congratulações da Associação Comercial da Bahia, aprovada por unanimidade pela sua diretoria. Os autores da proposta Marcos Cidreira e Pedro Daltro lembraram a trajetória da agência, dirigida por Fernando Passos, uma das mais premiadas do mercado publicitário.

Insumos

O Ministério das Comunicações distribuiu nota, ontem, informando que "o Governo Federal vem tratando com seriedade todas as questões referentes ao fornecimento de insumos farmacêuticos para produção de vacinas (IFA).  O Ministério das Relações Exteriores, por meio da embaixada do Brasil em Pequim, tem mantido negociações com o Governo da China. Outros ministros também têm conversado com o embaixador Yang Wanming". No dia de ontem foi realizada uma conferência telefônica com participação dos ministros da Saúde, da Agricultura e das Comunicações e o diplomata chinês. "Por isso, ressalte-se que o Governo Federal é o único interlocutor oficial com o governo da China", diz a nota.

Vacinação na Bahia

O deputado Euclides Fernandes (PDT) aplaudiu o início da campanha de vacinação contra o coronavírus na Bahia. Em moção de aplausos apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ele destacou o “empenho e seriedade” do governador Rui Costa na condução do processo. Na moção, o pedetista lembrou que o mundo foi surpreendido com o surgimento e circulação do novo coronavírus, também conhecido como Covid-19.

Selic

Mesmo com a alta recente da inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, por unanimidade, manter a Selic (a taxa básica da economia) em 2% ao ano. Esta é a quarta vez que a Selic não sofre alteração, após nove cortes consecutivos. Com isso, a taxa se manteve no piso da série histórica do Copom, iniciada em junho de 1996. A decisão da noite desta quarta-feira, 20, era largamente aguardada pelo mercado financeiro. De um total de 58 instituições consultadas pelo Projeções Broadcast, todas esperavam pela manutenção da Selic em 2% ao ano.

Terra Mãe

Com 240 páginas, já está disponível a sexta edição da revista "Terra Mãe", uma publicação anual do Governo do Estado da Bahia. Em um ano marcado pela tragédia que matou milhares de brasileiros vítimas da pandemia, a revista traz um denso balanço do esforço do governo no combate à Covid-19. Depoimentos emocionantes de profissionais de saúde, na linha de frente na luta contra o novo coronavírus, e de pacientes curados da doença estão entre os destaques da edição, que mostra as ações integradas de todo o governo, com o apoio de empresas e entidades, de mãos dadas com a sociedade, numa verdadeira guerra contra um inimigo que ainda precisa ser vencido.

Informação

“No combate a esse inimigo implacável, a comunicação foi essencial para levar informações à população com transparência e agilidade, sempre tendo a ciência como lastro”, afirma o secretário de Comunicação Social do Estado, André Curvello. Para o governador Rui Costa, a publicação é “reflexo do trabalho que tem colocado a Bahia em destaque no cenário nacional”. A íntegra da revista está disponível na plataforma issuu: https://issuu.com/abahiamudoupramim/docs/revsta_terra_mae_2020_web.

Jacobina

Técnica de enfermagem, a funcionária da Sociedade Assistencial dos  Servidores da SIT e extinto Derba (Sasberda) em Jacobina, Andreia Maria de Carvalho Oliveira, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid -19 no município. Assim que foi vacinada, na manhã desta quarta-feira (dia 20), Andreia Maria manifestou, nas redes sociais, o orgulho e a esperança de que o imunizante venha a ser um divisor de águas no combate à pandemia.

Alta

A Bahia registrou ontem mais um número alto de casos de covid-19: 4.991 (taxa de crescimento de +0,9%) e 4.864 recuperados (+0,9%). Dos 549.315 casos confirmados desde o início da pandemia, 529.058 já são considerados recuperados e 10.529 encontram-se ativos. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,24%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (10.756,27), Itororó (8.944,17), Muniz Ferreira (8.879,01), Conceição do Coité (8.663,60) e Itabuna (8.552,08). O boletim epidemiológico contabiliza ainda 943.352 casos descartados e 136.001 em investigação.

Mortes

Com as novas mortes de ontem, as vidas perdidas para a pandemia do novo coronavírus subiram para 212.831. Ontem, o painel do Ministério da Saúde trazia 211.491 óbitos. Ainda há 2.811 falecimentos em investigação por equipes de saúde. Já o número de casos desde o início da pandemia totalizou 8.638.249. As autoridades de saúde confirmaram 64.385 novos diagnósticos positivos de covid-19. Ontem, o número de casos acumulados estava em 8.573.864. Com as novas mortes de hoje, as vidas perdidas para a pandemia do novo coronavírus subiram para 212.831. Ontem, o painel do Ministério da Saúde trazia 211.491 óbitos. Ainda há 2.811 falecimentos em investigação por equipes de saúde.


Compartilhe       

 




Mais sobre

COLUNISTAS | 27/02/2021 06:00 - Há 3 dias, 23 horas e 12 minutos
“Gato na Tuba” e Petrobras: CVM investiga

COLUNISTAS | 27/02/2021 06:00 - Há 3 dias, 23 horas e 12 minutos
Ponto de Vista: A Faculdade de Direito de Buenos Aires e a integração latino-americana.

COLUNISTAS | 26/02/2021 06:00 - Há 4 dias, 23 horas e 12 minutos
Uma nova ordem ou déjà-vu?

COLUNISTAS | 26/02/2021 06:00 - Há 4 dias, 23 horas e 12 minutos
Raio Laser - edição do dia - 26/02

COLUNISTAS | 26/02/2021 06:00 - Há 4 dias, 23 horas e 12 minutos
Ponto de Vista - Anywhere Office: a pandemia, rotina de trabalho e os nômades digitais

COLUNISTAS | 26/02/2021 06:00 - Há 4 dias, 23 horas e 12 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 26/02

COLUNISTAS | 25/02/2021 12:53 - Há 5 dias, 16 horas e 19 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 25/02

COLUNISTAS | 25/02/2021 06:30 - Há 5 dias, 22 horas e 42 minutos
A Bahia merece voltar aos trilhos

COLUNISTAS | 25/02/2021 06:30 - Há 5 dias, 22 horas e 42 minutos
Ponto de Vista: O papel da Universidade Moderna 3

COLUNISTAS | 25/02/2021 06:30 - Há 5 dias, 22 horas e 42 minutos
E se, como ministro, João Roma começar a pontuar para 2022?

COLUNISTAS | 25/02/2021 06:30 - Há 5 dias, 22 horas e 42 minutos
Raio Laser - edição do dia - 25/02

COLUNISTAS | 24/02/2021 06:00 - Há 6 dias, 23 horas e 12 minutos
O que pode e não se pode falar e a isonomia das leis

COLUNISTAS | 24/02/2021 06:00 - Há 6 dias, 23 horas e 12 minutos
Raio Laser - edição do dia - 24/02

COLUNISTAS | 24/02/2021 06:00 - Há 6 dias, 23 horas e 12 minutos
Ponto de Vista: A ferrovia e os sonhos

COLUNISTAS | 24/02/2021 06:00 - Há 6 dias, 23 horas e 12 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 24/02

COLUNISTAS | 23/02/2021 06:00 - Há 7 dias, 23 horas e 12 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 23/02

COLUNISTAS | 23/02/2021 06:00 - Há 7 dias, 23 horas e 12 minutos
Por que tantas mortes e tão poucas vacinas?

COLUNISTAS | 23/02/2021 06:00 - Há 7 dias, 23 horas e 12 minutos
Raio Laser - edição do dia - 23/02

COLUNISTAS | 23/02/2021 06:00 - Há 7 dias, 23 horas e 12 minutos
Ponto de Vista: “Sem Data Vênia”

COLUNISTAS | 22/02/2021 06:30 - Há 8 dias, 22 horas e 42 minutos
Vejo o futuro repetir o passado

COLUNISTAS | 22/02/2021 06:30 - Há 8 dias, 22 horas e 42 minutos
Raio Laser - edição do dia - 22/02

COLUNISTAS | 22/02/2021 06:30 - Há 8 dias, 22 horas e 42 minutos
Ponto de Vista: Uma menina chamada Saudade

COLUNISTAS | 20/02/2021 06:00 - Há 10 dias, 23 horas e 12 minutos
Ponto de Vista: Quando um número não é a realidade

COLUNISTAS | 20/02/2021 06:00 - Há 10 dias, 23 horas e 12 minutos
STF, um basta nas provocações (Daniel de que?)

COLUNISTAS | 20/02/2021 06:00 - Há 10 dias, 23 horas e 12 minutos
Raio Laser - edição do dia - 20/02

COLUNISTAS | 19/02/2021 06:00 - Há 11 dias, 23 horas e 12 minutos
Com que vacina eu vou ao samba que você me convidou?

COLUNISTAS | 19/02/2021 06:00 - Há 11 dias, 23 horas e 12 minutos
Raio Laser - edição do dia - 19/02

COLUNISTAS | 19/02/2021 06:00 - Há 11 dias, 23 horas e 12 minutos
Ponto de Vista: Vacina de vento

COLUNISTAS | 18/02/2021 06:00 - Há 12 dias, 23 horas e 12 minutos
A transformação digital na saúde depende também da transformação cultural

COLUNISTAS | 18/02/2021 06:00 - Há 12 dias, 23 horas e 12 minutos
Jaques Wagner, Rui Costa e o Gambito da Rainha