Por Filipe Oliveira
Mesmo com o anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que autorizou, desde o último dia 1º de janeiro, o corte de energia por inadimplência de clientes classificados como baixa renda, a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) decidiu adotar a ação apenas a partir da segunda-feira (25). De acordo com a Coelba, os consumidores com faturas em aberto estão sendo reavisados e, portanto, têm a oportunidade de negociar os débitos durante esta semana e evitar a suspensão do fornecimento de energia elétrica. A concessionária está oferecendo condições especiais para que os consumidores de baixa renda cadastrados na Tarifa Social possam quitar suas dívidas com isenção dos juros de financiamento.
Além do atendimento nas agências, as condições especiais de pagamento estão sendo oferecidas também no Portal de Negociação da Coelba, disponíveis no site www.coelba.com.br. No ambiente online, o consumidor encontra opções para o pagamento de faturas, tais como quitação à vista, pagamento integral no débito com o cartão virtual Caixa Elo (Auxílio Emergencial) ou parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito. Na negociação, são aceitos os cartões das bandeiras Master, Visa, Hiper, Elo e Amex. “Sabemos que os clientes estão inadimplentes, esta ação da Coelba ajuda a evitar o corte de fornecimento para essas famílias”, comenta a gerente de Relacionamento com Grande Clientes da Coelba, Cleriane Rodrigues.
A gerente comenta ainda que a Coelba vem trabalhando para evitar impactos da inadimplência no orçamento dos consumidores e na arrecadação da empresa. “O corte de energia é o último recurso utilizado pela empresa, antes são adotadas todas as medidas administrativas para a quitação da dívida. Por isso, optamos por zerar os juros para esses consumidores. Isso facilita a negociação e ajuda no arrecadamento da companhia. A empresa está disponibilizando condições, realmente, diferenciadas aos clientes neste momento de dificuldade”, conclui.
Para utilizar os serviços do portal e ter acesso às opções de negociação, é necessário realizar o acesso informando o CPF e a conta contrato do cliente. Depois desse primeiro passo, é possível visualizar o débito e as condições de pagamento disponíveis. A empresa salienta ainda que as lojas de atendimento presencial e o atendimento telefônico também estão à disposição para informar aos clientes sobre a situação do débito e auxiliarem durante o período de negociação das dívidas. A empresa enfatiza ainda que pela internet são mais de 30 opções de serviços disponíveis, tais como: solicitar segunda via de conta, trocar titularidade e pedir religação do serviço.