Raio Laser - edição do dia - 23/01

Frase

Tribuna da Bahia, Salvador
23/01/2021 06:30 | Atualizado há 7 dias, 20 horas e 28 minutos

   
Foto: Divulgação

Se eu pudesse, já estava na China, porque são eles que têm o remédio. Para buscar o que interessa à população, ajoelho, peço desculpas, peço pelo amor de Deus, e falo que somos dois países com uma história parecida

Alexandre Kalil, prefeito de Belo Horizonte

Independência (Rui Costa)

Depois de ter deixado clara sua preferência pela candidatura de Adolfo Menezes (PSD) à presidência da Assembleia Legislativa, o governador Rui Costa (PT) mostrou que não vai interferir um centímetro na disputa das legendas de sua base por participação na mesa diretora. Para o governador, trata-se de assunto afeito exclusivamente aos parlamentares e suas legendas, motivo porque não vê motivo para se imiscuir no processo, como gostariam alguns deputados, especialmente do PT. Para eles, seria a hora de o governador ajudá-los a tomar definitivamente o poder na Casa, deixando para trás, além da oposição, partidos que consideram que já tem espaço demasiado no poder.

Fim de semana (Leo Prates)

O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, anunciou ontem que o prefeito Bruno Reis (DEM) determinou que as equipes de vacinação contra o coronavírus trabalhem também aos sábados e domingos, em regime de plantão. "Vacinaremos sábado e domingo! Todos juntos contra o Coronavirus!", escreveu no Twitter. Mais cedo, Prates elogiou o trabalho do titular da Saúde estadual, Fábio Vilas-Boas. "O trabalho tem sido extremamente proveitoso com a SESAB, conduzido com muita competência por Fábio Vilas-Boas. O Estado reteve e as 2 dose de todos os Municípios e nos de Salvador, duplicando a retenção. Ontem alinhamos e aumentamos a população a ser vacinada. Sem falha alguma!", pontuou.

Compromisso

Em reunião com o fórum das centrais sindicais brasileiras ontem, a Federação Nacional dos Sindicatos da China (ACFTU) se comprometeu a colaborar na liberação de insumos para a produção de vacinas no Brasil. O ACFTU é o sindicato oficial da China, ao qual todas as organizações de trabalhadores do país são afiliadas, e por isso é considerada a maior entidade sindical do mundo. Embora tenha começado a campanha de imunização com a Coronavac, o Brasil corre o risco de ficar sem matéria-prima para a produção das doses necessárias para os próximos meses. Os insumos são produzidos na China e as dificuldades encontradas também ameaçam a Oxford/AstraZeneca, vacina que no Brasil deve ser fabricada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Ira

O recém-empossado deputado estadual Bira Corôa (PT), que era suplente, tem enfrentado a ira de alguns colegas após ter passado o cargo que ocupava na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para seu chefe de gabinete, Jorge Luiz Moreira de Araújo. Com a volta de Bira para o plenário, Araújo foi nomeado para a Superintendência Parlamentar, criada para abrigar o petista. O salário de R$ 17 mil, com benefícios, fez crescer o olho de outros petistas, que achavam mais justo que a bancada escohesse quem iria ocupar o espaço.

Disputa

Além disso, o parlamentar enfrenta ainda o desejo de Luiz Caetano, ex-prefeito de Camaçari, de posicionar sua mulher, Ivoneide, no xadrez político. Ela, que concorreu à prefeitura da cidade, deve ser candidata a deputada estadual e “dividir” votos com Bira, que tem sua base na cidade da Região Metropolitana de Salvador.

Valeu o lobby

Ao incluir os caminhoneiros na relação das prioridades  na lista para a vacinação - mesmo se reconhecendo os méritos da categoria - o governo federal abriu espaço para mais críticas. Com a pequena quantidade de vacinas até aqui asseguradas, a corda pode partir no lado mais fraco: dos velhinhos, que sem sindicato para pressionar o Planalto e frágeis pelos próprios anos de vida, vão acabar literalmente atropelados na estrada da vida.

Tudo errado

Responsáveis por duas em  cada 3 mortes pelo novo coronavírus e por 3 em cada cinco casos graves que resultam em internamento em CTI e entubação, os idosos deveriam abrir a lista de prioridades, segundo especialistas daqui e do exterior, se o objetivo é realmente reduzir o número de mortos. Mas não parece ser assim que pensa o Ministério da Saúde.

Inquérito epidemiológico (Bruno Reis)

O prefeito Bruno Reis apresenta, nesta segunda-feira (25), às 10h, por meio de coletiva virtual através da plataforma Zoom, o resultado do Inquérito Epidemiológico da Covid-19. Além disso, ele fará o anúncio das novas recomendações do Ministério da Saúde para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Praias

A Guarda Civil Municipal (GCM) dará continuidade, neste domingo (24), à operação de fiscalização no litoral da capital baiana. A ação faz parte do pacote de medidas municipais de preservação à vida e combate à disseminação do novo coronavírus. A operação ocorrerá de forma conjunta com apoio da Secretaria de Ordem Pública (Semop), Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e da Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar). Ao todo 100 profissionais da Guarda Civil vão efetuar o patrulhamento nas praias orientando os cidadãos quanto à proibição do acesso aos locais neste dia da semana.

Moção de aplausos  (Isidório Filho)

O deputado Pastor Isidório Filho (Avante) aplaudiu o governador Rui Costa e o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, pelo trabalho “extraordinário” das forças de Segurança Pública, em especial do Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Estado (Graer), responsável pela recepção e distribuição das 376 mil doses da vacina Coronavac/Butantan por todo o território baiano. Em moção de aplausos, protocolada na Assembleia Legislativa, o parlamentar confessou que “não conteve a emoção e extravagante alegria ao ver chegar as vacinas para o combate à Covid-19, encaminhadas pelo Ministério da Saúde à Bahia”.

Comunicação no interior

Através de indicação apresentada na Assembleia Legislativa, o deputado Tiago Correia (PSDB) sugeriu ao secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcante, a instalação de uma torre de telefonia móvel no distrito de Irundiara, localizado no município de Jacaraci. A ação seria efetivada por meio do Programa Fala Bahia, lançado em 2019 pelo Governo do Estado, para levar sinal de telefonia móvel para localidades rurais do interior baiano.

Acompanhamento

Acompanhar em tempo real o número de pessoas vacinadas contra o coronavírus. É o que propõe o deputado estadual Jacó (PT) em um Projeto de Lei apresentado  à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia e que institui o Portal Transparência Vacinação Contra a Covid-19. Segundo o Projeto, o Portal Transparência seguirá os critérios do Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19, chancelado pela Secretaria de Saúde (Sesab). Informará, por exemplo, os dados de cada pessoa imunizada (nome completo, RG, profissão, endereço, local de trabalho, grupo de prioridade), além da data, local e registro do vacinador. "Não tenho dúvidas de que esse projeto representa um avanço porque é com transparência e informação que vamos enfrentar a crise que estamos vivendo no país. É fundamental até para se evitar privilégios", disse o deputado petista.

Aulas (Claudio Tinoco)

O vereador Claudio Tinoco promoverá, nesta terça-feira (26), um webinar que debaterá o retorno às aulas na cidade de Salvador. A videoconferência será realizada às 10h e será transmitida pela TV Câmara. Participarão do debate, além do vereador, o secretário municipal de Educação, Marcelo Oliveira; o coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (APLB-BA), Rui Oliveira; o diretor do Sindicato das Escolas Particulares da Bahia (Sinepe-BA), Jorge Tadeu e a representante do movimento de pais Volta às Aulas Salvador, Larissa Voss Sadigursky. "Abriremos espaço para esse tema de relevância para a sociedade. Todos os pais - e também as crianças - querem saber quais são as perspectivas de retorno às aulas. Com a pluralidade dos convidados, conseguiremos expor os argumentos de todos e entender o posicionamento técnico da Secretaria Municipal de Educação sobre o assunto", defendeu o vereador.

Apoios

Parlamentares baianos de diversos partidos já declararam apoio à candidatura da prefeita do município de Rafael Jambeiro, Cibele Carvalho (PT), à presidência da União dos Municípios da Bahia (UPB), para o biênio 2021-2022. Os depoimentos de apoio a Cibele estão no site cibeleupb.com.br. Entre os deputados que já manifestaram apoio, todos concordam que a experiência de Cibele Carvalho como secretária da SERIN (Relações Institucionais do governo do Estado) é um diferencial em sua candidatura. O deputado Adolfo Menezes (PSD) foi um dos primeiros a declarar apoio a Cibele, ressaltando sua capacidade de comunicação e de articulação política.  “Em todo o tempo que Cibele esteve à frente da Secretaria de Relações Institucionais administrou os conflitos entre a base do governo e a oposição, sem deixar de atender a ninguém que lhe procurava.  Tenho certeza que na UPB não será diferente”, afirmou.

Casos

A Bahia registrou ontem 4.130 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,7%) e 4.261 recuperados (+0,8%). Dos 557.900 casos confirmados desde o início da pandemia, 537.721 já são considerados recuperados e 10.385 encontram-se ativos. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (22,07%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (11.037,10), Itororó (9.321,95), Muniz Ferreira (8.879,01), Conceição do Coité (8.758,18), Itabuna (8.729,36).

Mortes

O Brasil registrou 1.096 novas mortes por covid-19 ontem, segundo dados atualizados pelo Ministério da Saúde. Com isso, chega a 215.243 o número total de óbitos no País pela doença. No mesmo intervalo, foram contabilizados 56.552 novos casos da Covid, elevando o total de registros da doença no Brasil para 8 753.920. Por região, o Sudeste é o que tem maior número de casos, 3.136 213, e de mortes pelo novo coronavírus, 99.427. Em seguida, o Nordeste aparece com 2.086.847 registros da doença e 50.438 óbitos. O Sul do País tem 1.597.557 casos e 25.594 mortes.

Livro

Em dezembro passado, sem solenidade, foi lançado o “Minidicionário de Estrangeirismos”, de autoria do escritor baiano e desembargador aposentando do TRT Raymundo Antonio Carneiro Pinto, em formato de bolso e contendo mais de 1000 verbetes. Trata-se de uma publicação, no gênero de dicionário, até então inédita no Brasil. Os interessados em adquiri-lo devem se dirigir à Livraria Nova Cultura, situada na Rua Espírito Santo n. 106, Pituba, em Salvador – BA. Na fase inicial de lançamento o preço promocional é de apenas R$ 10.

Recomendação

O gabinete integrado do Ministério Público Federal que acompanha a pandemia de Covid-19 (Giac) e procuradores da República atuantes no Amazonas enviaram ofício ao governador do Estado, Wilson Lima (PSC), recomendando endurecer as medidas de isolamento, se necessário com ampliação no toque de recolher. O pedido de isolamento sanitário "mais severo" tem aval do procurador-geral da República, Augusto Aras, a quem o Giac é vinculado.

Manaus

Depois de ser interrompida nesta quinta-feira (21), a vacinação contra Covid-19 dos profissionais de saúde que atuam em Manaus continua suspensa hoje. Segundo a prefeitura, a imunização na capital amazonense foi interrompida para que houvesse uma reprogramação na distribuição de doses, em meio a denúncias de aplicação em pessoas fora do público prioritário, que são profissionais que atuam na linha de frente contra a pandemia. A suspensão duraria 24 horas, mas nesta sexta-feira (22) a capital informou que a vacinação ainda não foi retomada.   



Compartilhe       

 




Mais sobre

COLUNISTAS | 27/02/2021 06:00 - Há 3 dias, 20 horas e 58 minutos
“Gato na Tuba” e Petrobras: CVM investiga

COLUNISTAS | 27/02/2021 06:00 - Há 3 dias, 20 horas e 58 minutos
Ponto de Vista: A Faculdade de Direito de Buenos Aires e a integração latino-americana.

COLUNISTAS | 26/02/2021 06:00 - Há 4 dias, 20 horas e 58 minutos
Uma nova ordem ou déjà-vu?

COLUNISTAS | 26/02/2021 06:00 - Há 4 dias, 20 horas e 58 minutos
Raio Laser - edição do dia - 26/02

COLUNISTAS | 26/02/2021 06:00 - Há 4 dias, 20 horas e 58 minutos
Ponto de Vista - Anywhere Office: a pandemia, rotina de trabalho e os nômades digitais

COLUNISTAS | 26/02/2021 06:00 - Há 4 dias, 20 horas e 58 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 26/02

COLUNISTAS | 25/02/2021 12:53 - Há 5 dias, 14 horas e 5 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 25/02

COLUNISTAS | 25/02/2021 06:30 - Há 5 dias, 20 horas e 28 minutos
A Bahia merece voltar aos trilhos

COLUNISTAS | 25/02/2021 06:30 - Há 5 dias, 20 horas e 28 minutos
Ponto de Vista: O papel da Universidade Moderna 3

COLUNISTAS | 25/02/2021 06:30 - Há 5 dias, 20 horas e 28 minutos
E se, como ministro, João Roma começar a pontuar para 2022?

COLUNISTAS | 25/02/2021 06:30 - Há 5 dias, 20 horas e 28 minutos
Raio Laser - edição do dia - 25/02

COLUNISTAS | 24/02/2021 06:00 - Há 6 dias, 20 horas e 58 minutos
O que pode e não se pode falar e a isonomia das leis

COLUNISTAS | 24/02/2021 06:00 - Há 6 dias, 20 horas e 58 minutos
Raio Laser - edição do dia - 24/02

COLUNISTAS | 24/02/2021 06:00 - Há 6 dias, 20 horas e 58 minutos
Ponto de Vista: A ferrovia e os sonhos

COLUNISTAS | 24/02/2021 06:00 - Há 6 dias, 20 horas e 58 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 24/02

COLUNISTAS | 23/02/2021 06:00 - Há 7 dias, 20 horas e 58 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 23/02

COLUNISTAS | 23/02/2021 06:00 - Há 7 dias, 20 horas e 58 minutos
Por que tantas mortes e tão poucas vacinas?

COLUNISTAS | 23/02/2021 06:00 - Há 7 dias, 20 horas e 58 minutos
Raio Laser - edição do dia - 23/02

COLUNISTAS | 23/02/2021 06:00 - Há 7 dias, 20 horas e 58 minutos
Ponto de Vista: “Sem Data Vênia”

COLUNISTAS | 22/02/2021 06:30 - Há 8 dias, 20 horas e 28 minutos
Vejo o futuro repetir o passado

COLUNISTAS | 22/02/2021 06:30 - Há 8 dias, 20 horas e 28 minutos
Raio Laser - edição do dia - 22/02

COLUNISTAS | 22/02/2021 06:30 - Há 8 dias, 20 horas e 28 minutos
Ponto de Vista: Uma menina chamada Saudade

COLUNISTAS | 20/02/2021 06:00 - Há 10 dias, 20 horas e 58 minutos
Ponto de Vista: Quando um número não é a realidade

COLUNISTAS | 20/02/2021 06:00 - Há 10 dias, 20 horas e 58 minutos
STF, um basta nas provocações (Daniel de que?)

COLUNISTAS | 20/02/2021 06:00 - Há 10 dias, 20 horas e 58 minutos
Raio Laser - edição do dia - 20/02

COLUNISTAS | 19/02/2021 06:00 - Há 11 dias, 20 horas e 58 minutos
Com que vacina eu vou ao samba que você me convidou?

COLUNISTAS | 19/02/2021 06:00 - Há 11 dias, 20 horas e 58 minutos
Raio Laser - edição do dia - 19/02

COLUNISTAS | 19/02/2021 06:00 - Há 11 dias, 20 horas e 58 minutos
Ponto de Vista: Vacina de vento

COLUNISTAS | 18/02/2021 06:00 - Há 12 dias, 20 horas e 58 minutos
A transformação digital na saúde depende também da transformação cultural

COLUNISTAS | 18/02/2021 06:00 - Há 12 dias, 20 horas e 58 minutos
Jaques Wagner, Rui Costa e o Gambito da Rainha