Por Creusa Duarte
Com uma média de abstenção maior do que 51% em todo o país, os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 retornam aos locais das provas, neste domingo, 24, para o segundo e último dia da avaliação. Desta vez, os conteúdos serão Matemática e Ciências da Natureza. Quem não participou da primeira etapa pode participar da segunda, apenas para treinamento. Em Salvador, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) reforçará 66 linhas de ônibus, que atendem os principais corredores como Orla, Miolo e Subúrbio.
A pandemia da Covid-19 fez com que o certame de 2020 só fosse aplicado em janeiro de 2021. Dos 446.978 candidatos inscritos para o Enem 2020 na Bahia, apenas 217.915 compareceram aos locais das provas no último domingo, 17. Com 229.063 abstenções, o estado ficou em 3º lugar no ranking de presenças no primeiro dia de provas.
Neste próximo domingo , quando ocorre o segundo dia de provas, serão cinco horas para responder 90 questões de múltipla escolha (45 de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias).
Para levar a prova para casa, o candidato precisa ficar no local até as 18 horas. O exame terá ainda uma versão digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, que acontecerá pela primeira vez.
O Subsecretário de Educação da Bahia, Danilo de Melo Souza, destaca que “para nós a alta abstenção já era esperada. A Secretaria de Educação da Bahia (SEC), se posicionou formalmente várias vezes junto ao Ministério da Educação (MEC) solicitando o adiamento por diversas razões. Infelizmente isso não foi possível e tivemos esse prejuízo enorme para milhares de estudantes.”
Danilo Observa ainda que a SEC colocou à disposição dos estudantes inúmeros instrumentos para estudo, como Universidade Para Todos, Enem 100%, entre outras ações de mobilização realizadas pelas escolas e professores. Recomendamos uma revisão mais leve no sábado e que cada estudante se prepare psicologicamente, para chegar à prova de domingo conscientes e capazes de demonstrar o seu valor.”
Além dos protocolos sanitários estabelecidos pelo MEC, a SEC criou outros procedimentos a fim de evitar algumas falhas, que pudessem ocorrer, entre as ações foram disponibilizados mais medidores de temperatura com o objetivo de beneficiar todos os locais de provas. “É uma questão de segurança para a saúde, não podemos negligenciar”, finalizou Danilo.
A candidata Ana Beatriz Ivo destaca que teve receio em participar do Enem, mas está mais segura para a segunda prova, “em meio à pandemia da Covid-19 estava um pouco apreensiva em ir no primeiro dia de prova, mas, após a aplicação, confesso que minhas preocupações diminuíram. Além da estatística divulgada após o exame de que mais de 51% dos candidatos não compareceram, eu presenciei isso em minha sala de prova. Contei mais de 35 participantes ausentes, o que deixou a sala vazia e criou distanciamento. Assim, sinto mais segurança em participar do segundo dia de prova.”
A Prefeitura montou uma operação especial com equipes de fiscalização de tráfego e reforço das frotas de ônibus. Agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) darão atenção especial aos principais corredores de tráfego e às proximidades das escolas de maior movimento. Além disso, haverá equipes em rondas pela cidade. Elas serão auxiliadas pelo Núcleo de Operações Assistidas (NOA), que fará o monitoramento do tráfego por meio das câmeras de videomonitoramento.
Para atender a demanda de alunos que participarão da prova, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) reforçará 66 linhas que atendem os principais corredores como Orla, Miolo e Subúrbio. São 375 ônibus no total, representando um acréscimo de 49,1% em comparação com os 190 veículos que atendem estas mesmas linhas em domingos normais.
A operação especial de transporte vai acontecer das 8 horas às 16 horas. Além destes ônibus extras, a Semob terá o reforço de quatro veículos reguladores nas estações da Lapa, Acesso Norte, Pirajá e Mussurunga. Esses veículos ficarão à disposição da fiscalização para apoio dos candidatos na saída das provas, entre 14 horas e 21 horas.