Raio Laser - edição do dia - 25/01

Frase

Tribuna da Bahia, Salvador
25/01/2021 06:30 | Atualizado há 5 dias, 19 horas e 24 minutos

   
Foto: Reprodução

Eu não posso obrigar ninguém a tomar vacina, como um governador um tempo atrás falou que ia obrigar. Eu não sou inconsequente a esse ponto. Ela tem que ser voluntária, afinal de contas, não está nada comprovado cientificamente com essa vacina aí

Jair Bolsonaro

Candidatura (Arthur Lira)

Candidato de Jair Bolsonaro (PSL) à presidência da Câmara dos Deputados, o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) volta à Bahia nesta segunda-feira para um périplo por votos junto ao governador Rui Costa (PT) e a colegas do PT da Bahia, prometendo, entre outras facilidades, acabar com a lei da Ficha Limpa no Congresso, o que devolveria a elegibilidade ao ex-presidente Lula. O que os opositores da candidatura de Lira ressalvam é que o PT não consegue enxergar que, com Lula livre para disputar as eleições, quem sai mais fortalecido é o presidente da República, porque estimula o voto anti-petista nas próximas eleições sem risco de perdê-las. Motivo, aliás, porque autorizou seu candidato a acenar com a mudança na legislação.

Apoio (Jaques Wagner)

Petistas ainda esperam o socorro do senador Jaques Wagner (PT) na disputa por vagas na mesa diretora da Assembleia numa repetição do movimento que o ex-governador fez pela eleição de Adolfo Menezes (PSD) à presidência da Assembleia Legislativa. Dizem que não é justo que o partido do governador Rui Costa (PT) sirva para apoiar mas não para receber apoio nas eleições internas da Casa.

Sem motivos

Curioso é que, embora peçam apoio de Wagner para a eleição de uma segunda vaga na mesa diretora, os petistas na Assembleia não abram a boca para solicitar absolutamente nada da parte do governador Rui Costa (PT). Segundo diz um parlamentar da bancada petista à coluna, "é capaz de Rui tirar voto". Ele, naturalmente, não explica o motivo.

Divergência (Otto Alencar)

Para um observador da cena política baiana, as eleições de 2022 do lado do governo ocorrerão sob duas alianças internas - de Jaques Wagner com Otto Alencar (PSD) e a de Rui Costa (PT) com João Leão (PP). Na segunda dupla, o plano é Rui sair do governo no prazo de desincompatibilização e deixar nove meses de mandato para Leão, com o que Wagner não concorda.

Opções

Para o senador petista, o melhor dos mundos é Rui permanecer no governo até o final, lhe dando condições de montar a chapa para 2022. Ele sairia ao governo, Otto ao Senado e Leão, que não pode mais concorrer à vice nem indicar o filho, o deputado federal Cacá Leão, para o posto, ficaria livre para pegar o boné e se aliançar com ACM Neto (DEM).

Preferência

No time do ex-prefeito ACM Neto (DEM), entretanto, não são boas as referências a João Leão, num indicativo de que os netistas preferem ver em sua chapa, disputando a vice, o mesmo senador Otto Alencar. Um imbróglio que os principais líderes políticos que hoje estão com o governador Rui Costa, além dele próprio, terão que resolver até lá.

Desfiliação

O porta-voz estadual da Rede Sustentabilidade, Magno Lavigne, endereçou um pedido de desfiliação da legenda ao porta-voz nacional, Pedro Ivo. Assim se antecipa aos desentendimentos que teve com a direção estadual da Rede que, na avaliação de Lavigne, se aproximou da “direita” nas últimas eleições municipais. O partido apoiou, por exemplo, a eleição de Colbert Martins Filho (MDB) em Feira de Santana, ficou neutro no segundo turno em Vitória da Conquista e, também, participou da campanha da prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos (PSDB).

Entendimento

Na semana anterior ao dia da eleição à mesa diretora da Assembleia Legislativa, a única dificuldade que ainda é preciso remover para evitar um bate-chapa por cargos no comando da Casa Legislativa envolve o PSB, onde colegas tentariam ajudar na construção de um entendimento entre os deputados Marcelo Veiga e Fabíola Mansur para que o processo de escolha não seja ofuscado por uma disputa.

A sina da vacina! (Ernesto Araújo) 

O assessor internacional da Presidência, Felipe Martins, relatou neste fim-de-semana mais detalhes sobre o envio da vacina Oxford ao Brasil: "As boas relações mantidas com a Índia asseguraram o envio das duas milhões de doses no dia 17. Só que as explorações feitas pela oposição e divulgadas pela imprensa, causaram desconforto nas autoridades indianas, retardando a remessa em dois dias. Foi o bastante para surgirem todo tipo de especulação , na tentativa de desgastar o Presidente Bolsonaro, os ministros Ernesto Araújo e  Eduardo Pazuello. Agora, com os brasileiros já recebendo a vacina, a verdade está restabelecida, cabendo a quem respeitar a ética divulgá-la", afirmou o assessor.

Competência

Num campo (político) onde virtude parece não ser qualidade, dá até medo cogitar o assunto, mas pelo trabalho que realizam e pela parceria estabelecida em prol dos baianos, mesmo sendo de partidos distintos, Fábio Villas Boas, secretário estadual da saúde e Léo Prates, o municipal da pasta, estão escrevendo seus nomes com letras maiúsculas no quesito gestão pública. A ponto de ter gente, em delírio ou não, cogitando uma chapa com os dois para 2022. Se competência prevalecer e reconhecimento do eleitor, taí uma dupla pra chegar chegando. Que a ciumeira não fale mais alto, a ponto de trincar a bela parceria entre os dois em prol da Bahia.

Colchicina (Fábio Vilas-Boas)

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, comemorou ontem os resultados do teste clínico que mostrou evidências de que o uso do anti-inflamatório colchicina poderia prevenir complicações da covid-19. "Opa!!! Podemos estar diante de uma grande descoberta no tratamento precoce da #COVID19. Com resultados impressionantes, a colchicina reduziu 44% o risco relativo de morte em 4.159 pacientes", escreveu o gestor no Twitter. O medicamento é usado há décadas no tratamento de gota.

20 reais

Turistas que circulavam ontem na região do Pelourinho ficaram abismados. Baianas estilizadas estão cobrando R$ 20,00 por uma foto. Não dá para acreditar que as autoridades municipais e estaduais do turismo não se disponham e contratar"baianas" para que os que nos visitam possam levar essa lembrança da terrinha sem ter de mexer no bolso. É o mínimo que se pode esperar de nossas autoridades.

E banheiro

Quem pensa que a exploração fica apenas por conta das "baianas", dureza mesmo é encontrar sanitários disponíveis e higienizados. Bares e restaurantes, naturalmente, só permitem o acesso a quem está consumindo em seus ambientes e os públicos devem ficar bem escondidos. 

Pandemia 1

A deputada federal Lídice da Mata disse que a gestão federal "é uma fábrica de mortes”. “São mais de 215 mil mortes, onde muitas delas poderiam ter sido evitadas e o governo não tem um plano claro de gestão da pandemia, a vacinação está atrasada e a economia em colapso, assim como as unidades de saúde. O presidente tem uma postura negacionista e isolacionista, pois ataca países que poderiam ser parceiros para tirarmos dessa crise”, afirmou a deputada.

Pandemia 2

O vereador soteropolitano Augusto Vasconcelos (PCdoB) disse que a "sociedade cansou de negacionismo e rechaça a negligência do governo, que não se planejou adequadamente para enfrentar a pandemia e não comprou as vacinas antecipadamente. O irresponsável fim do auxílio emergencial levará a uma situação ainda mais complicada para a sobrevivência de boa parte das famílias", exclama.

Repúdio

O deputado federal Igor Kannário (DEM) repudiou a abordagem de agentes da Guarda Municipal com ambulantes no bairro de São Cristóvão. Em vídeos gravados pelos trabalhadores, os guardas aparecem no local “de forma truculenta”, segundo Kannário, e um deles chega a apontar uma arma para um comerciante. “Precisamos repudiar esse tipo de ato de agentes da Guarda Municipal contra trabalhadores. O que vimos foi uma conduta truculenta, abusiva e desrespeitosa contra os ambulantes, que estão ali para trabalhar e levar comida para casa”, criticou o parlamentar baiano.

Vacinados

Com 75.924 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 14h de ontem, a Bahia é um dos estados do país com o maior número de imunizados. Os números foram ajustados em relação ao último boletim devido uma inconsistência identificada na base de dados do painel de vacinação.

Casos

A Bahia registrou ontem 2.854 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%). Dos 565.320 casos confirmados desde o início da pandemia, 543.991 já são considerados recuperados e 11.472 encontram-se ativos. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (21,99%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (11.487,72), Itororó (9.709,55), Muniz Ferreira (8.892,48), Itabuna (8.875,22) e Conceição do Coité (8.804,72).

Mortes

O total de pessoas que morrem de covid-19 desde o início da pandemia no Brasil chegou a 217.037, conforme balanço divulgado ontem pelo Ministério da Saúde. Em 24 horas, foram registrados 592 óbitos e 28.323 casos confirmados por equipes de saúde. O número de pessoas infectadas no país subiu para 8.884.577. Há, segundo a pasta, 973.770 casos ativos em acompanhamento por profissionais de saúde – um aumento de 11% em relação ao boletim anterior. Na lista de estados com mais mortes por covid-19, São Paulo ocupa a primeira posição (51.502), seguido por Rio de Janeiro (28.833), Minas Gerais (14.279), Ceará (10.331) e Rio Grande do Sul (10.311). Já as unidades da Federação com menos óbitos pela doença são Roraima, Acre, Amapá, Tocantins e Rondônia.







Compartilhe       

 




Mais sobre

COLUNISTAS | 27/02/2021 06:00 - Há 3 dias, 19 horas e 54 minutos
“Gato na Tuba” e Petrobras: CVM investiga

COLUNISTAS | 27/02/2021 06:00 - Há 3 dias, 19 horas e 54 minutos
Ponto de Vista: A Faculdade de Direito de Buenos Aires e a integração latino-americana.

COLUNISTAS | 26/02/2021 06:00 - Há 4 dias, 19 horas e 54 minutos
Uma nova ordem ou déjà-vu?

COLUNISTAS | 26/02/2021 06:00 - Há 4 dias, 19 horas e 54 minutos
Raio Laser - edição do dia - 26/02

COLUNISTAS | 26/02/2021 06:00 - Há 4 dias, 19 horas e 54 minutos
Ponto de Vista - Anywhere Office: a pandemia, rotina de trabalho e os nômades digitais

COLUNISTAS | 26/02/2021 06:00 - Há 4 dias, 19 horas e 54 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 26/02

COLUNISTAS | 25/02/2021 12:53 - Há 5 dias, 13 horas e 1 minuto
Janete Freitas - Edição do dia - 25/02

COLUNISTAS | 25/02/2021 06:30 - Há 5 dias, 19 horas e 24 minutos
A Bahia merece voltar aos trilhos

COLUNISTAS | 25/02/2021 06:30 - Há 5 dias, 19 horas e 24 minutos
Ponto de Vista: O papel da Universidade Moderna 3

COLUNISTAS | 25/02/2021 06:30 - Há 5 dias, 19 horas e 24 minutos
E se, como ministro, João Roma começar a pontuar para 2022?

COLUNISTAS | 25/02/2021 06:30 - Há 5 dias, 19 horas e 24 minutos
Raio Laser - edição do dia - 25/02

COLUNISTAS | 24/02/2021 06:00 - Há 6 dias, 19 horas e 54 minutos
O que pode e não se pode falar e a isonomia das leis

COLUNISTAS | 24/02/2021 06:00 - Há 6 dias, 19 horas e 54 minutos
Raio Laser - edição do dia - 24/02

COLUNISTAS | 24/02/2021 06:00 - Há 6 dias, 19 horas e 54 minutos
Ponto de Vista: A ferrovia e os sonhos

COLUNISTAS | 24/02/2021 06:00 - Há 6 dias, 19 horas e 54 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 24/02

COLUNISTAS | 23/02/2021 06:00 - Há 7 dias, 19 horas e 54 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 23/02

COLUNISTAS | 23/02/2021 06:00 - Há 7 dias, 19 horas e 54 minutos
Por que tantas mortes e tão poucas vacinas?

COLUNISTAS | 23/02/2021 06:00 - Há 7 dias, 19 horas e 54 minutos
Raio Laser - edição do dia - 23/02

COLUNISTAS | 23/02/2021 06:00 - Há 7 dias, 19 horas e 54 minutos
Ponto de Vista: “Sem Data Vênia”

COLUNISTAS | 22/02/2021 06:30 - Há 8 dias, 19 horas e 24 minutos
Vejo o futuro repetir o passado

COLUNISTAS | 22/02/2021 06:30 - Há 8 dias, 19 horas e 24 minutos
Raio Laser - edição do dia - 22/02

COLUNISTAS | 22/02/2021 06:30 - Há 8 dias, 19 horas e 24 minutos
Ponto de Vista: Uma menina chamada Saudade

COLUNISTAS | 20/02/2021 06:00 - Há 10 dias, 19 horas e 54 minutos
Ponto de Vista: Quando um número não é a realidade

COLUNISTAS | 20/02/2021 06:00 - Há 10 dias, 19 horas e 54 minutos
STF, um basta nas provocações (Daniel de que?)

COLUNISTAS | 20/02/2021 06:00 - Há 10 dias, 19 horas e 54 minutos
Raio Laser - edição do dia - 20/02

COLUNISTAS | 19/02/2021 06:00 - Há 11 dias, 19 horas e 54 minutos
Com que vacina eu vou ao samba que você me convidou?

COLUNISTAS | 19/02/2021 06:00 - Há 11 dias, 19 horas e 54 minutos
Raio Laser - edição do dia - 19/02

COLUNISTAS | 19/02/2021 06:00 - Há 11 dias, 19 horas e 54 minutos
Ponto de Vista: Vacina de vento

COLUNISTAS | 18/02/2021 06:00 - Há 12 dias, 19 horas e 54 minutos
A transformação digital na saúde depende também da transformação cultural

COLUNISTAS | 18/02/2021 06:00 - Há 12 dias, 19 horas e 54 minutos
Jaques Wagner, Rui Costa e o Gambito da Rainha