Pesquisa e experimentação do improviso teatral no ambiente virtual é tema do projeto Épico (Experimentação e Pesquisa do Improviso na Cena On-line), que em fevereiro vai ocupar as redes sociais. O projeto estabelece um processo de treinamento na linguagem de improvisação teatral em formato virtual. Durante este mês, serão promovidos oito vídeos curtos de improviso, uma temporada com quatro apresentações on-line e diálogos com pesquisadores.
Encabeçado pelos atores-improvisadores Daniela Chávez, Fabio Vidal, Maria Clara Mendes e Ruan Passos, o projeto convida os artistas e pesquisadores Meran Vargens, Hebe Alves, Celso Jr. para debater o universo da improvisação teatral e os desafios dos tempos atuais. Os encontros ocorrerão nos dias 16, 19, 23 e 26 de fevereiro, às 19h, no Instagram da Cia Improviso Salvador (@improviso_salvador).
A improvisação teatral é uma linguagem baseada na técnica de criação espontânea, e não se sustenta em um texto ou em cenas previamente estabelecidas. O método consiste em interpretar algo que não foi previamente pensado, escrito ou elaborado. O espetáculo é criado no aqui-agora, junto ao público, no exato momento da apresentação.
Por meio de suportes audiovisuais e uso da tecnologia streaming, os atores-improvisadores Daniela Chávez, Fabio Vidal, Maria Clara Mendes e Ruan Passos, com roteiro e direção de Daniela Chávez, junto a orientação de encenação de Luana Proença, vão realizar espetáculos com técnicas, estéticas e dramaturgias baseadas na improvisação teatral. A temporada de espetáculos será realizada, ao vivo, nos dias 18, 21, 25, 28 de fevereiro, às 20h, com a interação do público pelo canal da Cia Improviso Salvador no YouTube.