Raio Laser - edição do dia - 16/02

Frase

Tribuna da Bahia, Salvador
16/02/2021 06:00 | Atualizado há 4 dias, 17 horas e 21 minutos

   
Foto: Reprodução

Cadê o rapaz que queria arma? Vocês estão felizes com o decreto das armas? Vocês não querem o comunismo para Santa Catarina não? Vocês estão com saudade do BNDES mandando dinheiro para Cuba? Criança na escola é para aprender sexo?

Eduardo Bolsonaro, deputado federal

Casa Civil (Jaques Wagner)

O senador Jaques Wagner (PT) parece ter conseguido convencer o governador Rui Costa (PT) a abortar a nomeação do vice-governador João Leão (PP) para a Casa Civil. Para isso, teria se disponibilizado, inclusive, a assumir pessoalmente a posição que, no governo, tem o papel de controlar a gestão da máquina estadual. No caso de chegar a um acordo com Rui pela Casa Civil, Wagner deve anunciar a decisão em março. Ele também pode delegar o cargo para um aliado próximo. O desejo do senador é, na verdade, assumir um protagonismo na gestão que possa facilitar seu plano de voltar ao governo nas eleições de 2022. Com a provável tomada da Casa Civil por Wagner, Leão pode ir para a secretaria de Planejamento, a qual já ocupou no passado, substituindo o ex-senador Walter Pinheiro.

Aulas (Lourival Trindade)

Em algumas decisões publicadas na tarde de ontem, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Lourival Trindade, suspendeu as decisões da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador que determinavam o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas do Estado da Bahia. A suspensão se aplica também às escolas particulares da capital baiana, até então beneficiárias de uma liminar solicitada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia.

Queda de braço

A decisão do presidente do TJ é mais um lance da queda de braço que o Estado e os donos de escolas privadas travam pelo retorno das aulas sob o argumento de que não faz sentido os estabelecimentos de ensino ficarem fechados enquanto bares e restaurantes, além de barbearias e salões de beleza, permanecem abertos, embora não consigam explicar exatamente qual a relação entre uma coisa e outra.

MPF

Ex-prefeita da cidade de Euclides da Cunha, na Bahia, Fátima Nunes (PSD), virou alvo de um inquérito civil aberto pelo Ministério Público Federal. De acordo com o procurador da República, Samir Cabus Nachef Júnior, Fátima cometeu irregularidades na contratação da empresa Dínamo Terceirização de Serviços em dispensas de licitações que começaram em 2009 e foram até 2016.

Defesa                                                                                                                                           

O presidente do Solidariedade na Bahia, Luciano Araújo, defende a volta às aulas. Segundo ele, na medida em que bares, restaurantes, academias, comércio, shoppings e cinemas estão funcionando, não é razoável que as crianças e adolescentes fiquem em casa. O Governo do Estado da Bahia e a Prefeitura de Salvador estão debatendo o tema. E em 20 estados brasileiros o ano letivo vai começar em fevereiro ou março de forma presencial.

Reparo

O vereador Daniel Alves (PSDB) propôs, por meio do Projeto de Lei nº 30/2021, uma legislação para tratar da recuperação de danos causados em vias públicas cujo reparo tenha sido realizado fora dos padrões de qualidade e de materiais originalmente aplicados no local. A matéria contempla intervenções feitas por empresas públicas, concessionárias de serviços públicos, empresas privadas ou pessoas físicas.

Paz (ACM Neto)

Presidente do DEM, ACM Neto tentou selar a paz com o deputado federal Rodrigo Maia dias após a derrota de Baleia Rossi para Arthur Lira na disputa pela Presidência da Câmara. Neto enviou uma mensagem para Maia pedindo que se falassem, mas Maia respondeu que queria mais conversar com ele. De acordo com informações publicadas pela revista Época, a troca de mensagens foi o último contato entre os dois, que eram amigos há décadas e parceiros na transformação do PFL em DEM.

Trágico recorde

Janeiro registrou o maior número de mortes por covid-19 em um único mês no país desde o início da pandemia. Os dados são do portal da Transparência da Arpen Brasil (Associação de Registradores de Pessoas Naturais), que reúne informações da causa-morte apontada na declaração de óbitos entregue aos cartórios. Com uma segunda onda sem controle, em janeiro —segundo dados ainda passíveis de atualização para mais— foram 29.782 óbitos pela doença causada pelo novo coronavírus. O recorde até então havia sido batido em julho, quando 29.723 morreram por Covid-19.

Cerco se fecha (Ricardo Lewandowski)

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, autorizou ontem novas diligências no inquérito que mira a atuação do ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, no colapso da rede pública de hospitais em Manaus. Entre as medidas estão a obtenção de informações sobre gastos com cloroquina e hidroxicloroquina e oitivas com servidores do Ministério da Saúde, do governo do Estado e da Prefeitura de Manaus que participaram de reuniões sobre a crise que abalou a capital do Amazonas.

Crítica (Fábio Vilas-Boas)

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, criticou ontem a produção de lives e shows online realizados pelos artistas, e disse que o momento atual não pede comemorações. “Isso é muito triste, porque revela duas coisas: primeiro, a falta de sensibilidade das pessoas com o momento que estamos vivendo, de mortes em número crescente. Eu sou contra essas lives que estão sendo feitas de cantores. Não é momento de estar comemorando nada. É momento de estarmos constritos, lamentando, preocupados. E não celebrando, fazendo festinha em apartamento, casa ou live transmitida pela internet. Eu não concordo com isso”, afirmou o secretário.

Paralisação

Rodoviários de Salvador pararam os ônibus na Estação da Lapa ontem. De acordo com a categoria, a manifestação é para reivindicar maior segurança pois, segundo eles, muitos assaltos a ônibus têm ocorrido. O ato também cobrou melhores condições de trabalho.

Retomada

Depois da liminar que autorizou o retorno imediato às aulas presenciais das escolas particulares em Salvador, ao menos uma instituição retomou as atividades na capital baiana ontem. Nas redes sociais, a Escola Gurilândia, que tem unidades na Federação e na Pituba, publicou uma série de vídeos mostrando o retorno das crianças. Alguns pais também acompanham as crianças na retomada das aulas.

Comissão

O vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB) assumiu a presidência da Comissão de Trabalho, Emprego e Renda da Câmara Municipal de Salvador. O colegiado analisa matérias que tratam de geração de emprego, qualificação profissional, programas de distribuição de renda e condições de trabalho na cidade. O vereador que é ouvidor-geral da Câmara diz que vai usar a experiência que adquiriu ao longo da vida junto às diversas categorias sindicais para justificar a escolha do seu nome pelos pares.

Óbitos

Ontem, o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sobre a Covid-19 registrou 63 óbitos. Apesar das mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados ontem. Na semana passada, os números demonstraram uma tendência de crescimento dos óbitos e de quadros clínicos mais graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 10.798, representando uma letalidade de 1,71%. Dentre os óbitos, 56,58% ocorreram no sexo masculino e 43,42% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,24% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,08%, preta com 14,52%, amarela com 0,60%, indígena com 0,14% e não há informação em 9,42% dos óbitos. 

Vacinados

Com 376.130 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) até às 15h de ontem, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/

Casos

A Bahia registrou ontem 1.796 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3) e 2.022 recuperados (+0,3%). Dos 631.645. casos confirmados desde o início da pandemia, 605.744 já são considerados recuperados e 15.103 encontram-se ativos. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.005.352 casos descartados e 144.935 em investigação. 41.351 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 

Brasil

A média móvel de mortes por covid-19 no Brasil ficou em 1 092 vítimas ontem, de acordo com dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. Esse tipo de média leva em consideração os dados dos últimos sete dias e corrige distorções provocadas pelas variações nos registros. Ontem, o País registrou 601 novos óbitos e 32.216 novos casos confirmados. Os dados são reunidos pelo consórcio de veículos de comunicação a partir dos registros das secretarias estaduais de Saúde.


Compartilhe       

 




Mais sobre

COLUNISTAS | 19/04/2021 06:00 - Há 1 dia, 17 horas e 21 minutos
Ponto de Vista: Controles e descontroles

COLUNISTAS | 19/04/2021 06:00 - Há 1 dia, 17 horas e 21 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 17/04/2021 06:00 - Há 3 dias, 17 horas e 21 minutos
“Samba é baile de dois”: missão de Biden isola Bolsonaro

COLUNISTAS | 17/04/2021 06:00 - Há 3 dias, 17 horas e 21 minutos
Raio Laser - edição do dia - 17/04

COLUNISTAS | 17/04/2021 06:00 - Há 3 dias, 17 horas e 21 minutos
Ponto de Vista: Reorganizando nossas vidas

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 17 horas e 21 minutos
Ponto de Vista: Buscam-se heróis

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 17 horas e 21 minutos
Desconhecido Planeta Família

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 17 horas e 21 minutos
Raio Laser - edição do dia - 16/04

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 17 horas e 21 minutos
Entre a “miséra” e a “disgrama”

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 17 horas e 21 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 17 horas e 21 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 16/04

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 17 horas e 21 minutos
Ponto de Vista: Capital da Amazônia Azul

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 17 horas e 21 minutos
Como os deputados estão sabotando a democracia brasileira

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 17 horas e 21 minutos
Raio Laser - edição do dia - 15/04

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 17 horas e 21 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 15/04

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 17 horas e 21 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 17 horas e 21 minutos
Ponto de Vista: Auxílio emergencial é essencial

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 17 horas e 21 minutos
Aonde querem chegar?

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 17 horas e 21 minutos
Raio Laser - edição do dia - 14/04

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 17 horas e 21 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 17 horas e 21 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 14/04

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 17 horas e 21 minutos
Ponto de Vista: A CPI da pandemia

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 17 horas e 21 minutos
Um conceito em crise

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 17 horas e 21 minutos
Carta aberta aos congressistas

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 17 horas e 21 minutos
Raio Laser - edição do dia - 13/04

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 17 horas e 21 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 13/04

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 17 horas e 21 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 12/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 17 horas e 21 minutos
Ponto de Vista: Maré de Março

COLUNISTAS | 12/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 17 horas e 21 minutos
Roma é o perfil que Bolsonaro precisa para fazer palanque na Bahia

COLUNISTAS | 12/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 17 horas e 21 minutos
Raio Laser - edição do dia - 12/04