Raio Laser - edição do dia - 17/02

Frase

Tribuna da Bahia, Salvador
17/02/2021 06:00 | Atualizado há 3 dias, 16 horas e 35 minutos

   
Foto: Marcos Corrêa/PR

Agora o Facebook bloquear a mim e a população é inacreditável [...] E não há uma reação da própria mídia, ela se cala. Falam tanto da liberdade de expressão para eles em grande parte mentir com matérias. Agora para a população é uma censura que não se admite

Presidente Jair Bolsonaro

Radicalização contra aglomerações (Rui Costa)

Ao justificar ontem a decretação do toque de recolher, previsto para começar a partir das 22h desta sexta-feira, o governador Rui Costa (PT) afirmou que a medida tem como objetivo dar um “aviso” aos que estão aglomerando. Ao responder a uma questão sobre o fechamento de setores econômicos, Rui disse que a interrupção de atividades entre 22h e 5h da manhã é uma medida para impedir aglomerações que geram doenças. “Muita gente diz que tem poucas pessoas na rua essa hora. Quem está na rua, está bebendo, sem máscara, em paredões, com bebidas no meio da rua, em postos de gasolina. Estamos falando de aglomerações com festas, é aglomeração que só gera doença, não gera atividade econômica. Vamos bloquear inicialmente de 22h às 5h”, apontou, durante o Papo Correria.

Punição

Quem for pego desrespeitando o toque de recolher será conduzido à delegacia pela PM, registrado o procedimento e encaminhado ao Ministério Público para abertura de processo criminal. De acordo com o governo, também será solicitado a cada prefeitura que casse o alvará de funciomento dos estabelecimentos que desrespeitem os decretos e, eventualmente, pedir ordem judicial para fechamento desses pontos comerciais.

Assombrados

Políticos baianos, especialmente os ligados ao governador Rui Costa (PT), andam assombrados com o fato de a população não estar vendo a vacinação contra a Covid 19 como um direito seu e uma necessidade para que o país retome a atividade econômica. "A sensação que temos é que a população acha que a vacinação é uma briga entre o governo Bolsonaro e a Rede Globo", afirma um colaborador do governador.

Sem cobrança

Ele diz que em todos os setores não se vê as lideranças cobrando a vacinação nem à Prefeitura, nem ao governo estadual nem ao federal. Segundo o mesmo quadro, a situação é assustadora, porque passa a ideia de que a sociedade resolve tudo por conta própria sem querer exigir do Estado sequer aquilo que é seu direito e é custeado pelo contribuinte.

Saída (Eduardo Pazuello)

Ontem, para não dizer que não há algum tipo de pressão sobre o governo Jair Bolsonaro para que entregue as vacinas à população, a Confederação dos Municípios resolveu pedir a saída do ministro Eduardo Pazuello, da Saúde, que, segundo a opinião geral, é um verdadeiro pesadelo na condução da crise sanitária, como mostra a falta de imunizantes para a população.

Guerreiro (Fábio Vilas-Boas)

Quem, depois de 11 meses combatendo de frente a expansão da Covid 19 no Estado, acabou contaminado pelo novo coronavírus foi o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. Considerado o melhor secretário deste governo, Fábio de fato foi fundamental para que a situação na Bahia não chegasse ao estágio desesperador que se assiste em outros Estados.

Esfriando a cabeça (ACM Neto)

O ex-prefeito ACM Neto (DEM) deve ficar até esta quarta-feira nos Lençóis Maranhenses com o amigo Elmar Nascimento (DEM), onde ambos descansam na casa de um amigo em comum. Neto tomou o destino do Nordeste para tentar esfriar a cabeça principalmente depois do rompimento com o novo ministro da Cidadania, João Roma, a quem considerava um amigo e auxiliar importante.

Sem chance

Aliás, apesar de afirmar que continua no projeto de ACM Neto (DEM) aos jornais, amigos dizem que não há jeito de Roma recompor com o ex-prefeito. Principalmente, porque deu a palavra ao presidente nacional do DEM que não assumiria o ministério num dia e, no outro, foi nomeado. A situação afetou inclusive a relação entre as famílias, que eram muito próximas.

Lamentável

Membro da Comissão Especial Para Avaliação dos Impactos da Pandemia da Covid-19 da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Jacó (PT) criticou duramente o governo federal, que, em meio ao crescimento no número de mortes, teria reduzido em até 70% o repasse de recursos para combate à doença na Bahia, como o custeio de UTIs, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).

Mortes

"Estamos numa curva crescente de mortes. E para piorar, o governo federal cortou 70% da ajuda para a Bahia no combate ao vírus. Vai faltar leito de terapia intensiva. O número de mortes na Bahia em janeiro passou de mil, o de infectados de 14 mil, o mesmo registrado no pico da epidemia, em agosto. Índices alarmantes, ainda tem o Carnaval, as lives, a variante da Amazônia, tendência é uma explosão nos casos", alertou Jacó.

Encontro!

Não foram poucos os protestos dos moradores do Encontro das Águas em razão da "festa de carnaval" lá promovido neste fim-de-semana pelo Psirico. A princípio, foi anunciada a realização de uma "live", mas que terminou se transformando numa "grande balada" com cerca de 200 pessoas. Chamada pela administração do Condomínio, a polícia demorou a chegar, para acabar com o mal exemplo.

Covid avança 1

A deputada federal Lídice da Mata disse ontem que o cenário da pandemia no Brasil é desolador. Para a parlamentar, o governo federal tem se omitido às 240 mil mortes registradas nos últimos 11 meses e é responsável pela desinformação e pela escassez de vacinas no País. "Com a justificativa de salvar a economia, o Presidente da República incentivou a abertura indiscriminada de todo e qualquer tipo de estabelecimento, apoiou e promoveu grandes aglomerações e não fez qualquer gesto para realizar um plano real de imunização da população. Ao contrário: o país destinou apenas 9% dos recursos que seriam para a aquisição de vacinas e hoje temos um processo que anda a passos de tartaruga, com menos de 3% da população imunizada", declarou.

Covid avança 2

Líder da oposição na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) considerou como acertada a decisão do TJ-BA em derrubar liminar da 6ª Vara que determinava o retorno presencial nas escolas no Estado. Segundo ela, por mais que se queira o retorno às aulas, os índices mostram que há um grande aumento no número de casos na Bahia. "Precisamos evitar os vetores de transmissão, inclusive, a alta tendência de crescimento de casos pode resultar em novas medidas restritivas que estão sendo estudadas pelo governador Rui Costa e pelo prefeito Bruno Reis. Escola não é mercadoria, para ser tratada como comércio, como tentam justificar os que são favoráveis ao retorno presencial dos jovens fazendo uma relação com a abertura de salões de beleza, academias e bares", declarou.

Alerta máximo (Leo Prates)

O secretário da Saúde de Salvador, Leo Prates, afirmou ontem que as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade estão com atendimentos quase iguais aos realizados no auge da pandemia.  “O cenário é de alerta máximo e o sistema de saúde está pressionado de uma forma que ele nunca esteve na pandemia”, afirmou.

Manifestação 

Os metalúrgicos que trabalham na Ford voltaram a se reunir na área externa da montadora em Camaçari, região metropolitana de Salvador, ontem.  Os trabalhadores discutiram os próximos passos da negociação coletiva. Anteontem, o Ministério Público do Trabalho (MPT) definiu que a Ford só pode demitir os trabalhadores após fim da negociação coletiva. No dia 5 de fevereiro, a Justiça baiana já havia suspendido as demissões da montadora.

Ação judicial

O desembargador Abelardo Paulo da Matta, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), trancou a ação penal movida pelo ex-secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, contra o deputado estadual cassado Targino Machado. O ex-chefe da SSP havia movido uma queixa-crime contra o deputado por calúnia, injúria e difamação por declarações proferidas na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).  Nas declarações, o ex-deputado acusava o ex-secretário de viver “espionando a vida de todo mundo e deve ter muita coisa contra o governador” e o chamou de “malandro”. 

Óbitos

Ontem, o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sobre a Covid-19 registrou 66 óbitos. Apesar das mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados ontem. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 10.864, representando uma letalidade de 1,71%. Dentre os óbitos, 56,59% ocorreram no sexo masculino e 43,41% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,26% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,14%, preta com 14,50%, amarela com 0,60%, indígena com 0,15% e não há informação em 9,36% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,65%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,54%).

Casos

A Bahia registrou ontem 3.849 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.802 recuperados (+0,6%). Dos 635.494 casos confirmados desde o início da pandemia, 609.546 já são considerados recuperados e 15.084 encontram-se ativos. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.007.975 casos descartados e 145.951 em investigação.


Compartilhe       

 




Mais sobre

COLUNISTAS | 19/04/2021 06:00 - Há 1 dia, 16 horas e 35 minutos
Ponto de Vista: Controles e descontroles

COLUNISTAS | 19/04/2021 06:00 - Há 1 dia, 16 horas e 35 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 17/04/2021 06:00 - Há 3 dias, 16 horas e 35 minutos
“Samba é baile de dois”: missão de Biden isola Bolsonaro

COLUNISTAS | 17/04/2021 06:00 - Há 3 dias, 16 horas e 35 minutos
Raio Laser - edição do dia - 17/04

COLUNISTAS | 17/04/2021 06:00 - Há 3 dias, 16 horas e 35 minutos
Ponto de Vista: Reorganizando nossas vidas

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 16 horas e 35 minutos
Ponto de Vista: Buscam-se heróis

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 16 horas e 35 minutos
Desconhecido Planeta Família

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 16 horas e 35 minutos
Raio Laser - edição do dia - 16/04

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 16 horas e 35 minutos
Entre a “miséra” e a “disgrama”

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 16 horas e 35 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 16 horas e 35 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 16/04

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 16 horas e 35 minutos
Ponto de Vista: Capital da Amazônia Azul

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 16 horas e 35 minutos
Como os deputados estão sabotando a democracia brasileira

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 16 horas e 35 minutos
Raio Laser - edição do dia - 15/04

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 16 horas e 35 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 15/04

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 16 horas e 35 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 16 horas e 35 minutos
Ponto de Vista: Auxílio emergencial é essencial

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 16 horas e 35 minutos
Aonde querem chegar?

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 16 horas e 35 minutos
Raio Laser - edição do dia - 14/04

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 16 horas e 35 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 16 horas e 35 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 14/04

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 16 horas e 35 minutos
Ponto de Vista: A CPI da pandemia

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 16 horas e 35 minutos
Um conceito em crise

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 16 horas e 35 minutos
Carta aberta aos congressistas

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 16 horas e 35 minutos
Raio Laser - edição do dia - 13/04

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 16 horas e 35 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 13/04

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 16 horas e 35 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 12/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 16 horas e 35 minutos
Ponto de Vista: Maré de Março

COLUNISTAS | 12/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 16 horas e 35 minutos
Roma é o perfil que Bolsonaro precisa para fazer palanque na Bahia

COLUNISTAS | 12/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 16 horas e 35 minutos
Raio Laser - edição do dia - 12/04