Vai até o dia 21 de fevereiro a programação de oficinas que o projeto Quilombo Sou - Sabores e Fazeres Tradicionais fará no Quilombo do Monte em São Francisco do Conde. Cursos de turismo étnico comunitário, de gastronomia, artesanato fabricação de bandejas com materiais extraídos do quilombo e fabricação de berimbaus e mini-berimbaus. A ação termina com oficina e apresentação de capoeira.
A ideia do projeto é promover a produção, difusão, dinamização, pesquisa e estudos de valorização das culturas Identitárias quilombolas e suas expressões artísticas e culturais existentes é o objetivo do projeto. A programação acontece em quilombos do São Francisco do Conde e Vera Cruz.
Na programação desta quinta-feira (18) terá a oficina de gastronomia. Neste curso, acontecerá um resgate de pratos e bebidas da ancestralidade que represente a cultura quilombola, o território, os ecossistemas, o bioma, as matas, a baía, o passado indigena e africano (diáspora) que deu origem ao Monte. Vai fazer um inventário mínimo de ingredientes, da produção local e dos usos atuais e possibilidades. Vai ensinar aos quilombolas o que ofertar aos visitantes, comidas únicas do local, o que podem servir em um café, almoço e jantar de "nativo".
Nos dias 19, até o dia 21 oficinas de artesanato fabricação de bandejas com materiais extraídos do quilombo, fabricação de berimbaus e mini-berimbaus e o encerramento com a oficina e apresentação de capoeira.