Raio Laser - edição do dia - 20/02

Frase

Tribuna da Bahia, Salvador
20/02/2021 06:00 | Atualizado há 17 horas e 20 minutos

   
Foto: Reprodução

Pode chocar, mas está na hora de fazer igual à Singapura: entrou um general, consertou o país e, um ano depois, fez a revisão. Mas primeiro chamou todos denunciados e disse: ‘Vocês têm 24 horas para deixar o país ou serão fuzilados’

Apresentador Ratinho

Sem shows e aulas (Rui Costa)

Os shows e as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada continuam suspensos em toda a Bahia. O Governo do Estado decidiu prorrogar até 28 de fevereiro o decreto nº 19.586, que venceria no próximo domingo (21). A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de hoje. O decreto ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Shows e festas, públicas ou privadas, seguem proibidos independentemente do número de participantes. Cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. A parte festiva desses eventos não está permitida.

Brigas (Alex Lima)

A demora do governador Rui Costa (PT) em acomodar os partidos da base na máquina estadual, prometida na época das articulações para a sucessão municipal passada em Salvador, tem levado a um quadro de disputas fratricidas nas legendas, quando não de afastamentos de quadros das siglas. O desentendimento mais recente foi protagonizado no PSB pelo deputado estadual Alex Lima, irritado com supostamente uma articulação comandada pela deputada federal Lídice da Mata, presidente da legenda na Bahia, para favorecer seus correligionários em postos estaduais.

Marcado

"Infelizmente com toda crise que o país vive, o @PSBNacional40 da Bahia não tem ajudado o governador na indicação dos seus quadros, sempre voltados ao próprio umbigo e aos interesses de um pequeno grupo interno", afirmou Lima em sua conta no Twitter. Ele fez questão de 'marcar' (levar ao conhecimento) o governador na publicação.

Recorde

Ontem, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou o maior número de pacientes internados em UTIs Covid-19, desde o início da pandemia, e ultrapassou as 11 mil mortes pela doença. São 866 pacientes adultos e pediátricos em estado grave ocupando leitos nas diversas regiões da Bahia. Anteriormente, o pico tinha sido registrado em 2 de agosto de 2020, onde foi contabilizado 857 internações em UTIs.

Tratores

O deputado federal Valmir Assunção (PT) participou da entrega feita pelo governo da Bahia de mais de 200 tratores para municípios do interior, nesta quinta-feira, no Parque de Exposições de Salvador. Além do maquinário, foram entregues implementos agrícolas para prefeitos, titulares de pastas de agricultura e representantes de associações rurais de Wagner, Juazeiro, Itamaraju, Prado, Central, Teixeira de Freitas e Rio do Antônio. Para o parlamentar, a ação do governo Rui Costa (PT) beneficia famílias que moram e sobrevivem das suas produções no campo.

Ataque duro (João Roma)

Após romper relações com João Roma (PRB) depois de o republicano ter aceitado se tornar o novo ministro da Cidadania do Governo Bolsonaro, o presidente do Democratas, ACM Neto, atacou, na tarde de ontem, o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19. "O Plano Nacional de Imunização é uma peça de ficção. Enquanto a Covid-19 continua se espalhando rapidamente e passamos a lidar com uma nova cepa do vírus, possivelmente mais contagiosa e agressiva, o Brasil só vacinou 2,6% da população", escreveu o democrata.

Internado

Com Covid-19, o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, foi internado na noite desta sexta-feira (19), em um leito clínico do Hospital Aliança, na capital baiana. O quadro clínico é estável, porém apresenta dessaturação de oxigênio.

Isolamento

O vice-prefeito de Camaçari, José Reis Tude, testou positivo para o novo coronavírus. A administração pública informa que o gestor teve o diagnóstico confirmado na manhã de ontem, após ser submetido ao exame RT-PCR por Swab (Cotonete) em Nasofaringe, na Unidade de Saúde da Família (USF) da Piaçaveira. Tude informou que apresentou sintomas leves da doença, como corpo mole, e segue em isolamento, mas com bom estado de saúde.

Arena

O hospital de campanha da Arena Fonte Nova, em Salvador, pode ser reaberto para atender à alta demanda por leitos para o tratamento de pacientes com Covid-19 na Bahia. A confirmação foi feita pelo governador Rui Costa (PT), em entrevista à TV Bahia, ontem. Ele também informou que serão abertos mais 20 leitos de UTI nos próximos dias.

100 anos

O jornal “Folha de S.Paulo” completa hoje 100 anos, ocupando desde os anos 1980 importante espaço na defesa da democracia, compromisso reafirmado no ano passado, diante dos ataques ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF) por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Sob o comando de Otavio Frias Filho, morto em 2018, a Folha participou ativamente, em 1984, do movimento Diretas Já. "Serão muitos os erros cometidos em 100 anos, muitos os acertos também, entre eles o de desde cedo e veementemente apoiar a campanha pelas Diretas Já", afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

Protesto

Moradores de uma comunidade conhecida como Areia Branca, em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, fecharam um dos acessos à cidade de Camaçari, na manhã de ontem, durante protesto. Segundo eles, casas que eles construíram em um terreno no local foram derrubadas por um homem que se diz proprietário da área. O protesto ocorreu na região da Via Parafuso, perto da praça de pedágio. O grupo colocou fogo em pneus e fechou um dos acessos à Camaçari.

Vacinação

Líder da oposição na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) apresentou no legislativo dois projetos de indicação, ao Estado e ao Município, solicitando a adoção de vacinas para professores e professoras. “Importante incluir essa categoria no plano de vacinação na etapa prioritária para que possamos retomar as aulas, em formato híbrido, e com o intenso diálogo como já vem ocorrendo com governo do estado, gestores e professores, para preservar a vida de todos os envolvidos no processo educacional”, disse. 

Escassez (Leo Prates)

O secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, relatou ontem uma escassez de mão de obra no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Segundo ele, a prefeitura precisa contratar motoristas, uma vez que a frota total 36 ambulâncias voltarão a operar diante do novo pico de contaminações pela Covid-19 na capital. "Está bem difícil para lidar, porque não é só profissional de saúde, é trabalhador de saúde", disse.

Curso (Edvaldo Brito)

Na próxima terça-feira (23), o jurista e vereador (PSD) Edvaldo Brito fará a abertura oficial do Curso de Comunicação, Política, Cultura e Sociedade, ministrando a aula magna “A Comunicação Política Como Direito da Cidadania” às 18h30, no canal do YouTube Ocupa Ceao. O curso é promovido pela Universidade Federal da Bahia através do Centro de Estudos Afro-Orientais, e se destina a ativistas sociais, Movimento Negro e formadores de opinião. As 240 vagas foram disputadas por mais de 5.200 candidatos de 10 países. As aulas, sempre remotas, se estenderão até novembro e serão proferidas voluntariamente por 14 pensadores de várias áreas, como a dramaturga Aninha Franco, os professores Célia Sacramento e Júlio Rocha, e a cantora Mariella Santiago.

Agricultura

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) participou, ontem, da entrega de tratores e implementos agrícolas a pequenos produtores de Amargosa, Crisópolis e Ibirataia. Os equipamentos foram adquiridos pela Secretaria da Agricultura do Estado, com recursos de emenda parlamentar de bancada. Estiveram presentes Nadinho Silva, presidente do Sindicato de Agricultores de Amargosa e a chefe de gabinete da Prefeitura de Crisópolis, Lenice Dantas, representando o prefeito Leandro Dantas (PSB). “Esse era um antigo sonho dos trabalhadores da zona rural de Amargosa. Agradecemos essa importante ferramenta para o fortalecimento da agricultura familiar do município”, ressaltou Nadinho.

Casos

A Bahia registrou ontem 4.140 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 3.056 recuperados (+0,5%). Dos 647.384 casos confirmados desde o início da pandemia, 619.018 já são considerados recuperados e 17.306 encontram-se ativos. Nesta sexta-feira (19), o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) sobre a Covid-19 registrou 65 óbitos. Apesar das mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram contabilizados hoje. Os números tem demonstrado uma tendência de crescimento dos óbitos e de quadros clínicos mais graves, o que tem ampliado a taxa de ocupação nas UTIs.

Óbitos

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 11.060, representando uma letalidade de 1,71%. Dentre os óbitos, 56,58% ocorreram no sexo masculino e 43,42% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,18% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,33%, preta com 14,48%, amarela com 0,59%, indígena com 0,15% e não há informação em 9,26% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,54%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,38%).

Vacinados

Com 405.862 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 37.547 receberam também a segunda dose, até as 15h desta sexta, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Brasil

O Brasil registrou 1.308 novas mortes em decorrência da covid-19 ontem, segundo os dados atualizados pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira, 19. Com isso, o total de óbitos pela doença no País chega a 244.765. No mesmo intervalo, foram contabilizados 51.050 casos do novo coronavírus, elevando o total de registros para 10.081.676. O Sudeste contabiliza 3.672.495 casos da doença e 113.243 mortes O Nordeste chegou nesta sexta a um total de 2.369.069 registros de covid-19 e 54.492 óbitos. O Sul do País contabiliza 1.838.550 casos e 29.618 mortes em decorrência da doença. O Norte chegou a 1.121.803 casos e 25.759 óbitos. O Centro-Oeste tem 1.079.759 casos do novo coronavírus e 21.653 mortes.


Compartilhe       

 




Mais sobre

COLUNISTAS | 19/04/2021 06:00 - Há 1 dia, 17 horas e 20 minutos
Ponto de Vista: Controles e descontroles

COLUNISTAS | 19/04/2021 06:00 - Há 1 dia, 17 horas e 20 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 17/04/2021 06:00 - Há 3 dias, 17 horas e 20 minutos
“Samba é baile de dois”: missão de Biden isola Bolsonaro

COLUNISTAS | 17/04/2021 06:00 - Há 3 dias, 17 horas e 20 minutos
Raio Laser - edição do dia - 17/04

COLUNISTAS | 17/04/2021 06:00 - Há 3 dias, 17 horas e 20 minutos
Ponto de Vista: Reorganizando nossas vidas

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 17 horas e 20 minutos
Ponto de Vista: Buscam-se heróis

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 17 horas e 20 minutos
Desconhecido Planeta Família

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 17 horas e 20 minutos
Raio Laser - edição do dia - 16/04

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 17 horas e 20 minutos
Entre a “miséra” e a “disgrama”

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 17 horas e 20 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 17 horas e 20 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 16/04

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 17 horas e 20 minutos
Ponto de Vista: Capital da Amazônia Azul

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 17 horas e 20 minutos
Como os deputados estão sabotando a democracia brasileira

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 17 horas e 20 minutos
Raio Laser - edição do dia - 15/04

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 17 horas e 20 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 15/04

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 17 horas e 20 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 17 horas e 20 minutos
Ponto de Vista: Auxílio emergencial é essencial

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 17 horas e 20 minutos
Aonde querem chegar?

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 17 horas e 20 minutos
Raio Laser - edição do dia - 14/04

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 17 horas e 20 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 17 horas e 20 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 14/04

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 17 horas e 20 minutos
Ponto de Vista: A CPI da pandemia

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 17 horas e 20 minutos
Um conceito em crise

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 17 horas e 20 minutos
Carta aberta aos congressistas

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 17 horas e 20 minutos
Raio Laser - edição do dia - 13/04

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 17 horas e 20 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 13/04

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 17 horas e 20 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 12/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 17 horas e 20 minutos
Ponto de Vista: Maré de Março

COLUNISTAS | 12/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 17 horas e 20 minutos
Roma é o perfil que Bolsonaro precisa para fazer palanque na Bahia

COLUNISTAS | 12/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 17 horas e 20 minutos
Raio Laser - edição do dia - 12/04