Por Henrique Brinco
O município de Feira de Santana (BA) registrou o primeiro caso da variante da Covid-19 que surgiu no Reino Unido. O prefeito Colbert Martins (MDB) fez um apelo para toda a população sobre a gravidade da doença no município e reforçou as medidas de segurança. O município também fez uma alteração no decreto estadual que prevê o toque de recolher no interior da Bahia a partir de hoje.
Segundo o gestor, um cidadão fez um teste em um laboratório em São Paulo, por meio de um plano de saúde e detectou a variante do vírus. A Secretária Municipal de Saúde aguarda a contraprova do LACEN.
"Sabemos que em Salvador já circula essa variante do Reino Unido. Portanto, nós temos que tomar cuidado aqui no nosso município", alertou o gestor, que aponta a transmissibilidade e letalidade maior em pessoas jovens a partir da mutação.
Colbert reforçou os cuidados básicos recomendados para evitar a contaminação. "A Bahia inteira está mobilizada e temos a condição de evitar que mais mortes aconteçam se nós usarmos máscara, lavarmos as mãos e mantermos o distanciamento", reforçou o gestor.
Após uma série de dúvidas e questionamentos sobre o funcionamento do delivery, que não poderá funcionar na Bahia das 22h às 5h, Colbert anunciou uma adequação ao toque de recolher anunciado pelo governador Rui Costa. O prefeito definiu que a entrega de alimentos e bebidas através de delivery será permitido em Feira de Santana enquanto durar o toque de recolher.
Ele alega que conforme prevê o decreto do Governo do Estado sobre a restrição de circulação, o Governo Municipal pode fazer adequações. Até o próximo dia 25 de fevereiro, a circulação de pessoas nas ruas de Feira será restrita, e os estabelecimentos de serviços não essenciais deverão encerrar as suas atividades até as 21h30 para garantir o retorno dos funcionários às suas residências. Locais comerciais como shoppings, bares e restaurantes, além de lojas de conveniência em postos de combustível, deverão estar fechados e vazios às 22h.
Segundo o secretário de Prevenção à Violência, Moacir Lima, a Guarda Municipal estará em comboio em diversos pontos da cidade, paralelo a isso a Polícia Militar estará circulando. “Se identificarmos alguém nas ruas, será feita a abordagem para saber o motivo e caso não seja justificável será encaminhado à delegacia para fazer o termo circunstancial de ocorrência”, afirma.
A ação tem parceria com a Polícia Militar, Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Superintendência Municipal de Trânsito e secretarias municipais de Prevenção à Violência, Transporte e Trânsito, Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico e Guarda Municipal.