Muito além de um meio de transporte, a bicicleta tem sido parceira inseparável de muita gente, traduzindo um estilo de vida saudável e sustentável. Seguindo essa tendência, a legião de amantes da ‘magrela’ tem aumentado cada vez mais, seja para o transporte ou para prática esportiva. A adoção da bike no dia a dia vem contribuindo para a fluidez no trânsito, sobretudo, quando se pode usufruir da intermodalidade, promovendo a mobilidade urbana.
A CCR Metrô Bahia ampliou o embarque de bicicletas no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. A turma do pedal agora pode viajar no metrô durante a semana: de segunda a sexta-feira, a partir das 21h. Também seguem liberados os embarques aos sábados, a partir das 14 horas, e nos domingos e feriados, durante todo o horário de funcionamento do sistema. As bikes dobráveis dentro de capa própria podem ser transportadas todos os dias da semana.
“Quando ampliamos a integração física da bicicleta com o metrô estamos ratificando a intermodalidade, uma forte tendência em todo o mundo que prioriza o indivíduo e o meio ambiente. Então, esse é mais um passo importante para mobilidade urbana e sustentável em Salvador e Região Metropolitana”, destaca o gerente de Atendimento e Operação da CCR Metrô Bahia, Leonardo Balbino
Para acessar o sistema com a bicicleta, o cliente precisa validar seu cartão na linha de bloqueio (catraca) e comunicar ao Agente de Atendimento e Segurança (AASs) para liberar a entrada do equipamento. O embarque deverá ser feito, exclusivamente, pela última porta do último carro, sempre dando prioridade aos clientes, e só serão permitidas duas bikes por trem. Outra opção para usufruir da intermodalidade é a utilização dos bicicletários disponíveis nas estações de metrô. Na Linha 2, por exemplo, basta aproveitar os 12km de ciclovia no canteiro central da Avenida Paralela, escolher a estação mais próxima e guardar a bike com segurança nos bicicletários.