Projeto prevê dar nome de Roberto Santos a museu

O ex-governador da Bahia, Roberto Santos, poderá ser homenageado ao emprestar o próprio nome para denominar o Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia

Tribuna da Bahia, Salvador
25/02/2021 06:30 | Atualizado há 26 dias, 15 horas e 54 minutos

   
Foto: Claudionor Jr/SEC

Por Henrique Brinco

O ex-governador da Bahia, Roberto Santos, poderá ser homenageado ao emprestar o próprio nome para denominar o Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia, criado por decreto durante a gestão dele e inaugurado em 17 de fevereiro de 1979. O vereador André Fraga (PV) apresentou um projeto de indicação à Secretária da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro, para que o local passe a se chamar "Museu de Ciência e Tecnologia Professor Roberto Santos". Amanhã, às 11h, haverá o lançamento oficial da campanha com uma transmissão ao vivo pelo site mctrs.cienciasbahia.org.br. O evento é promovido pela Academia de Ciências da Bahia.

O local é considerado o primeiro museu interativo deste gênero na América Latina, demonstrando a inovação que o museu representava na época da inauguração e o quanto o mesmo é significativo para a memória do patrimônio da Bahia e do Brasil. Criar o espaço foi um desejo de Santos desde o início da sua administração, idealizando-o como um equipamento pedagógico, um laboratório para aprendizado de alunos de cursos hoje denominados básicos. Seria um museu que colocaria os jovens em contato com os princípios das ciências e a evolução de tecnologias, em ambiente lúdico, diversificado, rico de história e onde os visitantes pudessem testar na prática princípios científicos.

Em 5 de maio de 1977 foi publicado o Decreto 25.663, que instituía o museu e autorizava o Secretário do Planejamento Ciência e Tecnologia, Édson Pita Lima, a adotar as providências pertinentes para tornar viável o empreendimento. Na época, foram remanejados recursos da Reserva de Contingência e escolheu-se uma área de 85.000m² entre morros, com pequeno lago, e, de fácil acesso pela Orla (Boca do Rio) e também pela Av. Paralela – Imbui, hoje Av. Jorge Amado. O arquiteto Jailson Andrade elaborou o projeto arquitetônico com área construída de 8.700m², que previa uma estrutura totalmente em balanço, sustentada por cabos encravados nas encostas laterais e com pé direito que permitisse a exposição de equipamentos de grande volume e altura, como por exemplo locomotiva e aviões. Contratou-se com o escultor Mario Cravo para execução de painéis para compor os portões.

Elaborados os estudos necessários de engenharia, e realizada a licitação da construção, o custo ficou muito acima dos recursos disponíveis, o que exigiu mudança no projeto original, que antes era concebido como uma estrutura totalmente em balanço, sustentada por cabos de aço fincados nas encostas dos morros, por outra com pilares de sustentação. Tal alteração reduziu a quantidade de aço a ser utilizado e, consequentemente, o orçamento para a obra na nova licitação ficou de acordo com os recursos disponíveis. O investimento total no Museu alcançou Cr$ 100 milhões, equivalentes a 1/3 do custo do Centro de Convenções, Exposições e Feiras, construído também na gestão Roberto Santos.

Tarefa mais importante que a construção da edificação foi a concepção do acervo a ser exposto. O desafio era definir que elementos deveriam constituir o acervo inaugural do Museu, e a forma de expô-los de modo a que os visitantes pudessem manusear as peças. A definição do acervo envolveu contribuições diversas que se somaram às sugestões do Governador, pesquisador e idealizador, que possuía noção bem concreta do que devia ser exposto para os estudantes.

A Fundação de Pesquisas Econômicas e Sociais - CPE elaborou o Plano Diretor do Museu sob a coordenação do economista Antônio Plinio Pires de Moura, publicado quando da inauguração do Museu. O acervo inicial abrangeu as áreas de CIÊNCIA: biologia humana e física (mecânica energia, eletricidade, calor, acústica, ótica, atômica, magnetismo; e TECNOLOGIA: Energia - fontes Convencionais (Petróleo,

Carvão, Xisto, Hidráulica, Nuclear); fontes alternativas (sol, vento, mar, madeira, álcool, resíduos agrícolas; Industria: Gráfica, Têxtil, Petroquímica, Diversas; Transportes: Terrestre (rodoviário ferroviário); Marítimo e Fluvial; Aéreo; Exploração Espacial - Astronomia. A inauguração do museu foi em 17 de fevereiro de 1979, depois de 22 meses de trabalho no planejamento e execução da obra e do acervo.


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