Por Henrique Brinco
Um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e presidente de honra do partido na Bahia, Hari Alexandre Brust morreu aos 83 anos em Salvador na noite de quarta-feira. Ele estava internado na capital baiana em decorrência de uma pneumonia e contraiu Covid-19. O corpo dele foi cremado ontem, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas.
Formado em Ciências Jurídicas e Sociais, pós-graduado em Administração Industrial, Brust foi o fundador da legenda pedetista junto com Leonel Brizola. Fundador do PDT na Bahia, foi Secretário Geral e Presidente de Honra do Diretório Estadual do PDT em Salvador. Em Salvador, trabalhou na Sociedade Algodoeira do Nordeste (SANBRA), na Companhia de Eletricidade do Estado (COELBA), e também foi presidente da Centrais de Abastecimento da Bahia S/A (CEASA), da Empresa de Limpeza Pública de Salvador (LIMPURP), da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). Além disso, foi ainda assessor-chefe da Junta Comercial da Bahia (Juceb).
Para o presidente da Tribuna, Walter Pinheiro, “perdemos um grande amigo. Alexandre Brust foi um aliado incondicional nas lutas desenvolvidas pela Tribuna, sempre fiel aos princípios getulistas, posteriormente encampados por Leonel Brizolla, cuja memória ele jamais deixou de reverenciar. Como político e gestor público deixa um rol de contribuições ao Estado, mesmo sendo um gaúcho, mas que aprendeu a amar os interesses da Bahia como se baiano fosse. Nossas condolências à Família. Fique com Deus, Tchê!".
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), prestou solidariedade aos familiares e amigos. "Gaúcho radicado na Bahia, Brust foi um dos fundadores do PDT e um grande defensor da democracia em nosso país. Mais recentemente, Brust contribuiu com o desenvolvimento do nosso estado na presidência da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral da Bahia, a CBPM. Uma grande perda", ressaltou.
O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, também lamentou a morte do advogado. “O que mais marcou a vida política de Brust foi sua coerência e luta incansável pelos princípios democráticos”, afirmou o ex-prefeito de Salvador. ACM Neto ressaltou também os cargos públicos ocupados por Alexandre Brust na Prefeitura de Salvador e no Estado. “Ele (Brust) foi uma pessoa de muito diálogo e sempre respeitou as diversas correntes de opiniões. Que Deus dê muita força aos seus familiares e amigos neste momento de profunda tristeza”, concluiu ACM Neto.