Raio Laser - edição do dia - 02/03

Frase

Tribuna da Bahia, Salvador
02/03/2021 06:00 | Atualizado há 17 dias, 9 horas e 46 minutos

   

O conteúdo das mensagens às vezes dá asco. A ideia, por exemplo, de transferir alguém para um presídio, para que fale ou delate; de alongar a prisão. […] O que significa? Conversa de procuradores ou é conversa de gente do PCC?

Gilmar Mendes, ministro, sobre a Lava Jato

Emoção pura (Rio Costa)

Apesar das críticas que recebeu ontem, principalmente de comerciantes irritados com a extensão do Toque de Recolher na Bahia, o governador Rui Costa (PT) foi absolutamente sincero, durante a entrevista à TV Bahia em que justificou a medida e admitiu que pode, inclusive, ampliá-la se o nível de ocupação de UTIs na Bahia permanecer crescendo e apontando para um colapso. Não só Rui se emocionou como os apresentadores que o entrevistaram deixaram claro que também compartilharam da mesma emoção do gestor. O governador foi às lágrimas depois de se referir a um pai, mostrado por uma reportagem, que perdera a filha de 16 anos para a doença traiçoeira a qual, por incrível que pareça, muitos ainda insistem em negar.

Conscientes

Os empresários baianos que foram ontem à Paralela protestar contra o Toque de Recolher imposto pelo governador Rui Costa (PT) para conter a expansão da Covid 19 tiveram, pelo menos, o cuidado de vestir máscaras e manter o distanciamento social, algo que não foi respeitado pelos pais de alunos de escolas privadas, que realizaram um protesto pela volta às aulas no domingo.

Ninguém cobra

O que mais tem chamado a atenção da ala responsável da classe política em relação às manifestações contra as medidas restritivas para conter a expansão da Covid 19 é o fato de, em nenhum dos protestos comerciantes, pais de alunos de escolas privadas e outros setores defenderem a cobrança da vacinação em massa como forma de enfrentar o problema. Eles atribuem o fato ao bolsonarismo de suas integrantes.

Vistas grossas

Em outras palavras, como o governo federal tem sido um fracasso em prover a vacina para a população, os, digamos, 'defensores da economia' preferem fazer vistas grossas à importância da imunização como etapa crucial para a retomada da atividade econômica, fato que vem sendo comprovado por todos os países que vêm conseguindo sair da crise em que o novo coronavírus jogou o mundo.

É Dayane... (Dayane Pimentel)

Na reunião em que tratou do plano de aproximação com o MDB em Brasília por meio da Bahia, o presidente nacional do PSL, Luciano Bivar (PE), deixou claro, textualmente, que, no Estado, o partido ficará sob o comando da deputada federal Dayane Pimentel sem riscos de que ninguém o tome. "Dayane é uma deputada que tem a minha confiança pessoal, busco a sua reeleição ou qualquer outra conjuntura que ela decida se colocar. Ela tem o meu respaldo para tomar decisões pelo PSL na Bahia", disse o parlamentar durante a reunião.

... e ponto final

Bivar respondia a questionamentos, feitos de forma sutil pelos emedebistas, sobre se havia alguma possibilidade de o partido ir para o controle do deputado federal Elmar Nascimento (DEM), por exemplo.

Encalhe (Jair Bolsonaro)

Aposta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra a Covid-19, milhões de comprimidos de hidroxicloroquina estão encalhados em armazém do Ministério da Saúde, além de hospitais e municípios em todo o País. O produto foi doado por Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, e pela farmacêutica Sandoz, em esforço diplomático com participação direta de Bolsonaro.

Ameaça

Após receber a notícia da alta de 5% no diesel anunciada pela Petrobras ontem, grupos de caminhoneiros que vêm fazendo ameaças de paralisação sem sucesso nos últimos meses voltaram a tentar articular uma nova greve. Plínio Dias, presidente do CNTRC (Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas, criado no ano passado), diz que está orientando os motoristas a pararem o trabalho imediatamente em protesto contra a alta.

Homonímia!

Secretários de Saúde de todo o país pediram ontem "toque de recolher nacional e fechamento de escolas, bares e praias contra colapso da saúde na Pandemia. A manifestação ocorreu através "Carta Aberta" assinada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Nome do Presidente: Carlos Lula.

PEC Emergencial 1

A vereadora Débora Santana (AVANTE), que durante essa semana participou do evento da União de Vereadores do Brasil (UVB), em Brasília esteve na Câmara dos Deputados articulando junto aos parlamentares a aprovação da PEC Emergencial para os profissionais da área de enfermagem, que estão no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Ela que também é enfermeira de formação e conhece de perto a realidade dos profissionais foi recebida pelo deputado federal Claudio Cajado (PP).

PEC Emergencial 2

“Não é de hoje que tem sido árdua a luta da categoria de enfermagem por valorização. Nesses quase 12 meses de pandemia, os profissionais foram para o enfrentamento contra a Covid – 19 nos hospitais, postos e UPAs correndo risco eminente de contraírem o vírus e levarem para suas casas.  Diante desse quadro, nada mais justo que a matéria seja apreciada em plenário com muita sensibilidade pelos deputados, pois o êxito na aprovação desta  PEC fará toda a diferença na vida dos pais e mães de família que tanto se dedicam a saúde”, justifica Débora Santana. 

Ebulição na Bahia (Jaques Wagner)

O mundo político baiano deve pegar fogo nas próximas semanas. Uma pesquisa sobre o cenário eleitoral de 2022 para governador será publicada. A expectativa é que seja divulgada ainda neste mês de março. O levantamento fará a projeção pela primeira vez sobre o provável embate entre o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o senador e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT). O democrata é apontado como favorito para o pleito, mas o desgaste político sofrido nas últimas semanas animou adversários. Os petistas têm tentado colar em Neto o desempenho ruim do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no estado.

Viagens suspensas (ACM Neto)

De olho no governo da Bahia, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), começou a rodar nos últimos meses pelo interior do estado. O democrata, no entanto, decidiu suspender as viagens neste momento por causa da gravidade da doença. “Suspendi por hora. Não tem como, numa situação dessas, ficar viajando. Deixa o quadro da pandemia melhorar um pouco para retomar”, disse ACM Neto à Tribuna.

Liberação

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), liberou a venda de bebidas alcoólicas, que estava proibida para evitar aglomeração de pessoas nos estabelecimentos. “Nós retiramos a restrição de vendas de bebidas alcoólicas hoje. Tomamos essa medida no final de semana para evitar aglomeração de pessoas nos supermercados”, explicou ontem em entrevista à Record TV Itapoan.

Casos

A Bahia registrou ontem 95 óbitos, 2.020 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.580 recuperados (+0,4%). Dos 686.057 casos confirmados desde o início da pandemia, 654.292 já são considerados recuperados, 19.851 encontram-se ativos e 11.914 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.036.616 casos descartados e 158.163 em investigação. Ontem foram registradas 95 mortes e o número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 11.819 representando uma letalidade de 1,73%. Dentre os óbitos, 56,52% ocorreram no sexo masculino e 43,48% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 55,03% corresponderam a parda, seguidos por branca com 20,60%, preta com 14,72%, amarela com 0,55%, indígena com 0,14% e não há informação em 8,95% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 70,35%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (74,24%).

Vacinados

Com 433.402 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 98.674 receberam também a segunda dose, até as 15 horas de ontem, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Brasil

O Brasil registrou 778 novas mortes em decorrência da covid-19 ontem, segundo dados atualizados neste sábado pelo Ministério da Saúde. Com isso, chega a 255.720 o número de vítimas do coronavírus no País. No mesmo intervalo, foram contabilizados 35.742 casos da doença no Brasil, totalizando 10.587.001 registros.

Cuidados

O boletim clínico do vereador Irmão Lázaro divulgado ontem informa que ele permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um Hospital de Feira de Santana, devido a complicações causadas pela Covid-19. O paciente apresenta evolução considerável, mas ainda inspira muitos cuidados. Está respondendo positivamente as manobras e medicações aplicadas pelos profissionais de saúde.

Mês da Mulher

Nesta segunda-feira, 1º de março, entramos oficialmente no Mês da Mulher e nos aproximamos de uma das datas mais significativas do calendário mundial. Para a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicano), esta é a oportunidade de celebrarmos os diversos direitos conquistados ao longo do último século: a possibilidade de votar, estudar, adentrar o mercado de trabalho, espaços de poder e liderança. Agora, a missão é lutar para que esses direitos sejam ampliados, ao mesmo tempo combatendo a violência e o machismo. Segundo Ireuda, para além do assassinato cometido pelos companheiros, a republicana alerta para um tipo de feminicídio que ocorre de maneira mais lenta e silenciosa: pesquisas mostram que grande parcela das vítimas de violência doméstica desenvolve problemas psicológicos e emocionais, como depressão e ansiedade, levando, por exemplo, ao suicídio.

Cruz das Almas

O prefeito de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro (Republicanos), indicou os nomes das vereadoras Camila Moura (MDB) e Maria Cedraz (MDB) para exercerem os cargos de líder e vice-líder na Casa Legislativa do município. No Mês Internacional da Mulher, o prefeito da cidade, do Recôncavo Baiano destacou a importância da participação feminina na política. As vereadoras ressaltaram a intenção de se empenharem frente ao novo desafio. Graduada em Administração e pós-graduada em Gestão Pública, Camila Moura atua em seu segundo mandato na Câmara e pela segunda vez consecutiva conquistou o título de vereadora mais votada. Entre suas bandeiras, Camila enfatiza a luta pelas conquistas das mulheres e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência.


Compartilhe       

 




Mais sobre

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 3 dias, 9 horas e 46 minutos
Desconhecido Planeta Família

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 3 dias, 9 horas e 46 minutos
Raio Laser - edição do dia - 16/04

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 3 dias, 9 horas e 46 minutos
Entre a “miséra” e a “disgrama”

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 3 dias, 9 horas e 46 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 16/04/2021 06:00 - Há 3 dias, 9 horas e 46 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 16/04

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 9 horas e 46 minutos
Ponto de Vista: Capital da Amazônia Azul

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 9 horas e 46 minutos
Como os deputados estão sabotando a democracia brasileira

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 9 horas e 46 minutos
Raio Laser - edição do dia - 15/04

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 9 horas e 46 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 15/04

COLUNISTAS | 15/04/2021 06:00 - Há 4 dias, 9 horas e 46 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 9 horas e 46 minutos
Ponto de Vista: Auxílio emergencial é essencial

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 9 horas e 46 minutos
Aonde querem chegar?

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 9 horas e 46 minutos
Raio Laser - edição do dia - 14/04

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 9 horas e 46 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 14/04/2021 06:00 - Há 5 dias, 9 horas e 46 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 14/04

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 9 horas e 46 minutos
Ponto de Vista: A CPI da pandemia

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 9 horas e 46 minutos
Um conceito em crise

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 9 horas e 46 minutos
Carta aberta aos congressistas

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 9 horas e 46 minutos
Raio Laser - edição do dia - 13/04

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 9 horas e 46 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 13/04

COLUNISTAS | 13/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 9 horas e 46 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 12/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 9 horas e 46 minutos
Ponto de Vista: Maré de Março

COLUNISTAS | 12/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 9 horas e 46 minutos
Roma é o perfil que Bolsonaro precisa para fazer palanque na Bahia

COLUNISTAS | 12/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 9 horas e 46 minutos
Raio Laser - edição do dia - 12/04

COLUNISTAS | 12/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 9 horas e 46 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 10/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 9 horas e 46 minutos
3ª Via tarda: largam Bolsonaro, Lula (e o Centrão)

COLUNISTAS | 10/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 9 horas e 46 minutos
Raio Laser - edição do dia - 10/04

COLUNISTAS | 09/04/2021 06:00 - Há 10 dias, 9 horas e 46 minutos
Ponto de Vista: Xuxa e a cegueira da ignorância

COLUNISTAS | 09/04/2021 06:00 - Há 10 dias, 9 horas e 46 minutos
Os mortos importam, mas os vivos importam mais ainda

COLUNISTAS | 09/04/2021 06:00 - Há 10 dias, 9 horas e 46 minutos
Raio Laser - edição do dia - 09/04