Por: Yuri Abreu
Muitas filas e, para muita gente, frustração. Para os idosos de 62 anos ou acima dessa idade, a terça-feira (06) foi um misto de emoções. Para uma parte, alívio por ter tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Porém, para a outra, a sensação era de aborrecimento e incerteza, ao saber que, após passar horas na fila encarando o tempo instável de Salvador, os imunizantes tinham acabado nos diversos postos de saúde da capital, seja através do drive-thru ou para os que estavam a pé.
Já meio que antevendo a situação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), havia determinado que a campanha, ontem (6), para aqueles que receberiam a primeira dose, seria finalizada por volta das 12h. Contudo, bem antes mesmo do horário estipulado para o encerramento da campanha, no dia de ontem, as vacinas iam finalizando, aos poucos, em cada um dos pontos de vacinação. Foi assim, por exemplo, na Unijorge, na Avenida Paralela, assim como no 5º Centro, nos Barris – a campanha relacionada à 2ª dose do imunizante prossegue normalmente.
Foi preciso, assim, buscar respostas, já que a vacinação, até então, está suspensa. Quando novas doses iriam chegar e quando isso iria ocorrer era o que se questionava. No início da tarde, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), informou que iria antecipar a entrega, para Salvador, de 40 mil doses da vacina contra a Covid-19 e que seriam destinadas para a segunda aplicação do imunizante. “Esse quantitativo será compensado na próxima remessa do Ministério da Saúde”, explicou a secretaria.
Com essa medida faltava saber se, já a partir de hoje (07), a vacinação seria retomada na capital baiana. Ao G1, o secretário municipal Leo Prates disse que precisa de uma autorização por escrito para utilizar essas 40 mil doses da segunda aplicação como primeira dose, conforme orientado pela Sesab. E, quando receber o aval, a campanha de imunização contra o novo coronavírus em Salvador seria retomada. Procurada pela TB, a assessoria de comunicação da secretaria estadual não respondeu especificamente quando isso iria ocorrer.
Novas doses?
Com relação a um novo aporte de doses vindo do Ministério da Saúde, a reportagem da Tribuna da Bahia entrou em contato com a assessoria de comunicação do órgão federal para saber quando uma nova remessa chegaria ao estado. Em contato por telefone, foi informado que ainda nesta semana um novo carregamento seria enviado para posterior distribuição para Salvador, Região Metropolitana e interior. Porém, não haveria como se definir um prazo exato, tampouco a quantidade, pelo fato de o Ministério estar elaborando uma nova tabela referente ao Programa Nacional de Imunização, que deve também ser liberada nesta semana.