Raio Laser - edição do dia - 10/04

Frase

Tribuna da Bahia, Salvador
10/04/2021 06:00 | Atualizado há 28 dias, 16 horas e 31 minutos

   

O funcionamento de uma CPI que eventualmente preencha os requisitos constitucionais, neste momento, poderá ter o efeito inverso ao desejado, como o de eventualmente gerar desconfiança da população em face das autoridades públicas em todos os níveis e promover reações sociais inesperadas

Do Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre a decisão do ministro Roberto Barroso em mandar instalar uma CPI sobre a pandemia.

Conversas (ACM Neto)

Presidente nacional do DEM, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto falou sobre as especulações para a eleição de 2022, quando ele deve sair como candidato ao governo da Bahia. Para Neto, o primeiro passo é confirmar, ou não, a sua candidatura. Em segundo lugar, procurar partidos que já fazem parte do seu arco de aliança, deixando, dessa forma, partidos como o PP. “Vamos aguardar o momento em que vou confirmar ou não a minha candidatura. A minha prioridade, quando isso for acontecer, é pelos partidos que já me acompanham. Partidos que integraram aliança de Bruno no ano passado. Acho que 14 partidos. Esses serão os primeiros com que vou conversar”, sinalizou.

JUS (João Roma)

O ministro da Cidadania, João Roma (PRB), escolheu Camaçari, conhecido reduto político do DEM na Bahia, para dar partida a um dos primeiros investimentos de sua pasta no Estado. Hoje, o republicano irá inaugurar a Estação Cidadania, no município, comandado pelo prefeito Elinaldo Araújo, do DEM. Elinaldo é um dos principais prefeitos na Bahia do partido presidido nacionalmente pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que rompeu politicamente com Roma por causa de sua ida para o ministério do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Roma na Bahia

Foram mais de R$ 3,29 milhões investidos na iniciativa, que beneficiará toda a população de Camaçari. O estado baiano conta com outros dois CIEs já inaugurados (Itapoã e São Marcos) e dois que já estão prontos e abrirão as portas ainda neste ano (Teixeira de Freitas e Feira de Santana). Há também oito unidades do Estação Cidadania-Esporte em construção na Bahia, entre eles a do município de Serrinha, que receberá a visita da comitiva interministerial do governo hoje, para conhecer as futuras instalações do CIE e inaugurar uma unidade do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), projeto liderado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Investidas

O ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), parece estar firme na missão de melhorar a reputação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Bahia. Neste final de semana, Roma cumpre agenda em três grandes cidades baianas, acompanhado de uma comitiva ministerial de Bolsonaro. Ontem, foi a Porto Seguro, governada pelo bolsonarista Jânio Natal (PL) e que tem como secretária da saúde a médica Raíssa Soares. Foi também a Camaçari inaugurar uma Estação Cidadania, obra do governo federal. Hoje, a comitiva vai a Serrinha acompanhar uma obra.

Guilhotina

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, publicou ontem a exoneração de quatro chefias do Ibama, responsáveis pelas operações do órgão federal nos Estados do Amazonas, Bahia, Paraíba e Tocantins. O único Estado que teve um novo superintendente nomeado foi Tocantins, onde Luiz Carlos Fernandes assumiu o posto antes ocupado por Flavio Luiz de Souza Vieira.

Terminal (Niltinho)

O deputado estadual Niltinho (PP) e a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos), vistoriaram a obra do terminal náutico da cidade, importante equipamento para o desenvolvimento social e econômico do município. Com investimento de mais de R$ 3 milhões, a obra é realizada com recursos do Prodetur Nacional – Bahia, financiado através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) -, que executa mais outras 12 obras ao longo da Baía de Todos os Santos. 

Vacinação

Os idosos com 61 anos ou mais serão vacinados contra o coronavírus neste final de semana, informou o prefeito Bruno Reis durante coletiva virtual de balanço dos 100 primeiros dias da gestão, ontem. Hoje, a Prefeitura vai realizar o Corujão da Vacinação para imunização contra a Covid-19. A iniciativa permite a ampliação do funcionamento dos pontos fixos de vacinação, que funcionarão até as 18h, e de quatro drive-thrus da cidade, que seguirão em atividade até 21h. 

Lutas (Jaques Wagner)

O senador Jaques Wagner (PT-BA) encontrou-se na manhã desta sexta-feira (09) com lideranças do PT de Todas as Lutas, entre elas o deputado estadual Jacó (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia, o ex-deputado Yulo Oiticica, e o ex-dirigente nacional de Movimentos Populares do PT e chefe de gabinete de Jacó, Ivan Alex. A reunião tratou de projetos para a Bahia e Salvador, a exemplo da construção de hortas urbanas com captação de água, a relação da Igreja Católica com indígenas e movimentos sociais, além da conjuntura política e as perspectivas para as eleições de 2022.

Bispa (Lorena Brandão)

Bispa evangélica, advogada e secretária de Relações Institucionais da Câmara Municipal de Salvador, Lorena Brandão repudiou a decisão do Superior Tribunal Federal (STF) de autorizar governadores e prefeitos de proibir a realização de cultos presenciais no período de pandemia do Coronavírus. Para ela, o STF, com a definição, acaba atingindo a liberdade de culto, conforme apresenta o artigo 5º, inciso VI, da Constituição Federal.

CPI

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirma que não mexerá "um milímetro" para impedir a atuação da CPI da Covid, embora diga ser contrário à sua instalação neste momento. "Uma vez instalada, vou permitir todas as condições para que funcione bem e chegue às conclusões necessárias", afirmou. "Aliás é muito importante que ela cumpra sua finalidade na apuração de responsabilidades", disse.

Volta às aulas

O prefeito Bruno Reis disse ontem que as discussões sobre a Educação serão retomadas. Ele explicou que a volta está condicionada a redução da taxa de ocupação dos leitos de UTI e não as fases da abertura do comércio. "Vamos iniciar a retomada das discussões sobre a Educação dando continuidade aquele processo que vínhamos fazendo envolvendo todos os agentes, todos os atores da Educação em nossa cidade", contou.

Imunização

Começará na próxima segunda-feira a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a meta é imunizar 90% do público-alvo, formado por cerca de 5,1 milhões de pessoas, no estado. De acordo com estratégia definida pelo Ministério da Saúde, a vacinação acontecerá de forma escalonada. Os detalhes estão no site da Sesab. 

Endemias

O Projeto de Lei 1802/2019, de autoria do deputado federal Afonso Florence (PT-BA), que acrescenta novo parágrafo ao artigo 1° da Lei 11.350/2006, que regulamenta a profissão dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), foi aprovado, de forma terminativa, nesta quinta-feira (8) pela Câmara Federal, através da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O PL propõe o reconhecimento da atuação de ACS e ACE como profissionais de saúde e do acúmulo de cargo. O objetivo é garantir a segurança jurídica para a atuação dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às endemias, autorizando o acúmulo de cargos públicos.

RLAM

O senador Jaques Wagner (PT-BA) voltou a classificar como absurda a venda da refinaria baiana Landulpho Alves pela metade do seu valor de mercado, durante live do programa Debate Petroleiro realizada no YouTube. “Esse processo de fatiamento da Petrobras, transformando as refinarias em subsidiárias para poder vendê-las, é a forma mais criminosa de detonar um patrimônio que não pertence a nenhum governo, mas ao povo brasileiro” destacou o senador.

Primeira turma

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, seu primeiro quadro de médicos residentes para desenvolver suas atividades no Programa de Residência Médica, em Clínica Médica e em Cirurgia Geral. Os integrantes do grupo de médicos, recém-formados, ingressaram no HRCC, através do processo seletivo SUS-BA 2021. Ao todo são quatro residentes: Pedro Henrique de Oliveira Silveira e Matheus de Paula Araújo, do programa de Clínica Médica; Priscilla Cordeiro Luparelli e Túlio César Castro Machado, do programa de Cirurgia Geral. 

Casos

A Bahia registrou ontem 4.283 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 3.641 recuperados (+0,5%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (9) também registra 115 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 823.749 casos confirmados desde o início da pandemia, 801.938 já são considerados recuperados, 14.464 encontram-se ativos e 16.347 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.147.072 casos descartados e 189.558 em investigação. 

Total

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 16.347, representando uma letalidade de 1,96%. Dentre os óbitos, 55,29% ocorreram no sexo masculino e 44,71% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,74% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,72%, preta com 15,26%, amarela com 0,47%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,68% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 66,45%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,82%).

Vacinados

Com 1.897.356 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 404.168 receberam também a segunda dose, até as 15h desta sexta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.


Compartilhe       

 




Mais sobre

COLUNISTAS | 06/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 16 horas e 31 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 06/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 16 horas e 31 minutos
Artigo: Afinal, quem fez a assessoria paralela de Bolsonaro para a pandemia?

COLUNISTAS | 06/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 16 horas e 31 minutos
Raio Laser - edição do dia - 06/05

COLUNISTAS | 06/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 16 horas e 31 minutos
Ponto de vista: Para a Bahia sair da crise

COLUNISTAS | 06/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 16 horas e 31 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 06/05

COLUNISTAS | 05/05/2021 06:00 - Há 3 dias, 16 horas e 31 minutos
Artigo: Medo e o tiro no pé

COLUNISTAS | 05/05/2021 06:00 - Há 3 dias, 16 horas e 31 minutos
Raio Laser - edição do dia - 05/05

COLUNISTAS | 05/05/2021 06:00 - Há 3 dias, 16 horas e 31 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 05/05/2021 06:00 - Há 3 dias, 16 horas e 31 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 05/05

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 4 dias, 16 horas e 31 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 04/05

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 4 dias, 16 horas e 31 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 4 dias, 16 horas e 31 minutos
Artigo: Tomara que o pesadelo deste 2021 chegue logo ao fim

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 4 dias, 16 horas e 31 minutos
Raio Laser - edição do dia - 04/05

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 4 dias, 16 horas e 31 minutos
Ponto de Vista: A CPI dos holofotes

COLUNISTAS | 03/05/2021 06:00 - Há 5 dias, 16 horas e 31 minutos
Artigo: O efeito João Santana

COLUNISTAS | 03/05/2021 06:00 - Há 5 dias, 16 horas e 31 minutos
Raio Laser - edição do dia - 03/05

COLUNISTAS | 03/05/2021 06:00 - Há 5 dias, 16 horas e 31 minutos
Ponto de Vista: Quando pensamos em Direito

COLUNISTAS | 03/05/2021 06:00 - Há 5 dias, 16 horas e 31 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 16 horas e 31 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 16 horas e 31 minutos
Ponto de Vista: Onda do meio da pirâmide

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 16 horas e 31 minutos
A política como guerra

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 16 horas e 31 minutos
Raio Laser - edição do dia - 30/04

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 16 horas e 31 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 30/04

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 16 horas e 31 minutos
Hoje, petistas acham que a polarização será com Roma e não Neto

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 16 horas e 31 minutos
Raio Laser - edição do dia - 29/04

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 16 horas e 31 minutos
Ponto de Vista: Um genial mendigo enlouquecido

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 16 horas e 31 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 16 horas e 31 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 29/04

COLUNISTAS | 28/04/2021 06:00 - Há 10 dias, 16 horas e 31 minutos
Artigo: Interrogações

COLUNISTAS | 28/04/2021 06:00 - Há 10 dias, 16 horas e 31 minutos
Raio Laser - edição do dia - 28/04