Raio Laser - edição do dia - 12/04

Frase

Tribuna da Bahia, Salvador
12/04/2021 06:00 | Atualizado há 24 dias, 23 horas e 0 minutos

   
Foto: LEIDIANE BRANDãO DOS SANTOS

A partir do segundo semestre conseguiremos ter mais doses disponíveis. O maior país a vacinar sua população é os Estados Unidos. Depois que conseguirem vacinar a população deles, vamos ter mais doses, é a nossa expectativa

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, mostrando a que ponto o Brasil chegou em termos de vacinação

E a vachina? (Leo Prates)

A notícia não poderia ter sido pior ontem. Em suas redes sociais, o secretário municipal de Saúde, Leonardo Prates, anunciou que Salvador suspendeu a vacinação da primeira dose contra a Covid-19 por falta de imunizantes. No comunicado, em forma de card que passou a circular em seguida na internet, está claro o motivo que levou a Prefeitura a suspender o serviço: o governo federal suspendeu a remessa das doses da Coronavac, imunizante responsável por cerca de 70% da vacinação dos brasileiros que só foi distribuído no país graças a uma parceira do Instituto Butantan, do governo de São Paulo, com os chineses, enquanto era rejeitada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) como "Vachina".

Avanço

Após uma resposta catastrófica à Covid-19 em 2020, os Estados Unidos têm hoje uma das campanhas de vacinação mais aceleradas do planeta, aplicando em média mais de 3 milhões de doses por dia. Em paralelo, um novo aumento dos casos, impulsionado pelas variantes mais contagiosas e pela retomada da vida pré-pandemia, levanta a preocupação das autoridades, que alertaram para uma "desgraça iminente".

Saída (ACM Neto)

O presidente nacional do DEM, ACM Neto, vai ter que administrar um rombo no casco do partido. A saída do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, para o PSDB do governador João Dória. Ontem, circulou a informação de que, irritada com o movimento de Dória, Neto prometera não mais discutir com ele qualquer projeto relativo à sucessão de 2022.

Emendas

E os deputados federais, hein? A saúde perdeu espaço nas emendas deles, apesar da pandemia de covid-19. De todas as emendas aprovadas em 2021, 37% vão para a saúde, patamar praticamente igual ao registrado no ano passado (36%), quando o Orçamento foi elaborado antes da crise do novo coronavírus. Nos investimentos diretos, o setor ficou com apenas 14% das emendas, enquanto as obras do Ministério do Desenvolvimento Regional abocanharam 40%.

Propaganda

Anti-bolsonaristas foram ao delírio com a propaganda em que Dr. Jairinho, vereador paulista preso sob a acusação de torturar e matar o enteado de apenas 4 anos, mostra que é aliado do presidente da República. A identidade de propostas moralistas de ambos, em termos de pauta de costumes, tem sido usada para mostrar, na visão dos críticos do presidente, que ninguém que está próximo ou defende ele presta.

Prorrogação (Rui Costa)

O governador Rui Costa (PT) decidiu prorrogar o toque de recolher, a proibição das aulas presenciais e a suspensão de eventos em toda a Bahia. As medidas, que venceriam hoje, passam a valer até 19 de abril. A prorrogação será publicada ainda ontem, na versão on-line do Diário Oficial do Estado (DOE). Também fica vedada a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, no período das 18h do dia 16 até as 5h de 19 de abril.

Presente (José Ronaldo)

A presença do ex-candidato a governador pelo DEM José Ronaldo em evento ontem, em Serrinha, em que o ministro da Cidadania, João Roma, reuniu 22 prefeitos não passou batida entre os aliados mais próximos do ex-prefeito ACM Neto (DEM), afastado do ex-colaborador desde que ele assumiu vaga no ministério de Jair Bolsonaro (sem partido). A questão que netistas colocam é que, diferentemente dos prefeitos, uma classe reconhecida por sua adoração a ministros, não haveria motivo aparente para Ronaldo prestigiar Roma. E que, com a atitude, ele pode ter se distanciado de vez da chance de ocupar alguma posição na chapa de Neto ao governo, em 2022.

Respiradores

A prefeitura de Paulo Afonso, comandada por Luiz de Deus (PSD), vai ser investigada pela compra de respiradores usados no tratamento contra o coronavírus. De acordo com Procedimento Preparatório, assinada pela procuradora da República Ludmilla Vieira de Souza Mota, há “indícios” de fraudes em duas compras feitas sem licitação pela gestão municipal.

Agronegócio

O PDT tem comemorado o desempenho no comando da Secretaria da Bahia (Seagri). Sob a batuta do pedetista Lucas Costa, o agronegócio na Bahia cresceu 5,2% em 2020, mesmo com a pandemia, colaborando para a manutenção de postos de trabalho, segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI).  "Ajudamos a preservar impostos e gerar riqueza para a Bahia e para os municípios, já que o setor movimentou mais de R$72 bilhões em negócios em 2020", disse o presidente do PDT na Bahia, Félix Mendonça Jr.

Protesto

Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro se reuniram em manifestações em diversas cidades ontem contra a proibição de missas e cultos presenciais para evitar a disseminação da covid-19. Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande e outras cidades receberam atos e carreatas de grupos relativamente pequenos. Nas redes sociais, as manifestações foram chamadas de Marcha da Família Cristã pela Liberdade. O nome ecoa a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, movimento ocorrido em março e abril de 1964 contra o governo de João Goulart e a favor da ditadura militar. 

Festejos juninos (Gilson Machado)

O ministro do Turismo, Gilson Machado, comentou neste fim de semana o impacto econômico da não realização dos festejos juninos. "O presidente Bolsonaro está sensível a isso e, principalmente, com o sofrimento do Nordeste que precisa do Carnaval e do São João. É um momento muito difícil. Não tem condições de ter festejos esse ano. E isso vai resultar em um prejuízo de R$ 1 bilhão e meio", disse, afirmando que o São João é a maior festa da Bahia e do Nordeste.

Influenza

A Prefeitura inicia nesta segunda-feira (12), em Salvador, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. No total, 115 unidades de saúde da rede básica vão oferecer as doses do imunobiológico de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h. 

Primeira etapa

Nessa primeira etapa da campanha, que segue até 10 de maio, serão contempladas crianças entre seis meses e menores de seis anos, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde como enfermeiros, higienizadores, condutores de ambulância e demais profissionais que atuam diretamente no setor. O objetivo da ação é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, além de evitar colapso do serviço de saúde em tempos de pandemia de Covid-19. 

Polêmicas Contemporâneas

O próximo debate de "Polêmicas Contemporâneas" hoje, às 19h, será sobre "Os vazamentos de dados dos brasileiros" e acontecerá ao vivo pelo Canal Polêmicas Contemporâneas da UFBA em www.canalpolemicas.faced.ufba.br e também pela Rádio Faced Web no endereço www.radio.faced.ufba.br/aovivo. A participação é livre sem necessidade de inscrição prévia.

Homenagem

A bancada do Partido Comunista do Brasil (PC do B) na Assembleia Legislativa encaminhou indicação ao governador Rui Costa para que o Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, seja denominado Haroldo Borges Rodrigues Lima. Os parlamenrares sugerem ainda que "também seja produzido e instalado um monumento em homenagem ao extraordinário político”, ex-deputado Federal Constituinte, ex-diretor geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), laureado com o Título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, concedido pela Assembleia Legislativa.

Casos

A Bahia registrou ontem 3.433 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 2.414 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico deste domingo (11) também registra 71 mortes. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.151.791 casos descartados e 187.637 em investigação. Na Bahia, 46.136 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

Óbitos

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 16.516, representando uma letalidade de 1,97%. Dentre os óbitos, 55,29% ocorreram no sexo masculino e 44,71% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,75% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,75%, preta com 15,27%, amarela com 0,47%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,62% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 66,35%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,77%).

Vacinados

Com 1.936.596 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 439.319 receberam também a segunda dose, até as 15h deste domingo, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.


Compartilhe       

 




Mais sobre

COLUNISTAS | 05/05/2021 06:00 - Há 1 dia, 23 horas e 0 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 05/05

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 23 horas e 0 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 04/05

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 23 horas e 0 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 23 horas e 0 minutos
Artigo: Tomara que o pesadelo deste 2021 chegue logo ao fim

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 23 horas e 0 minutos
Raio Laser - edição do dia - 04/05

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 23 horas e 0 minutos
Ponto de Vista: A CPI dos holofotes

COLUNISTAS | 03/05/2021 06:00 - Há 3 dias, 23 horas e 0 minutos
Artigo: O efeito João Santana

COLUNISTAS | 03/05/2021 06:00 - Há 3 dias, 23 horas e 0 minutos
Raio Laser - edição do dia - 03/05

COLUNISTAS | 03/05/2021 06:00 - Há 3 dias, 23 horas e 0 minutos
Ponto de Vista: Quando pensamos em Direito

COLUNISTAS | 03/05/2021 06:00 - Há 3 dias, 23 horas e 0 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 23 horas e 0 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 23 horas e 0 minutos
Ponto de Vista: Onda do meio da pirâmide

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 23 horas e 0 minutos
A política como guerra

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 23 horas e 0 minutos
Raio Laser - edição do dia - 30/04

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 23 horas e 0 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 30/04

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 23 horas e 0 minutos
Hoje, petistas acham que a polarização será com Roma e não Neto

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 23 horas e 0 minutos
Raio Laser - edição do dia - 29/04

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 23 horas e 0 minutos
Ponto de Vista: Um genial mendigo enlouquecido

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 23 horas e 0 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 23 horas e 0 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 29/04

COLUNISTAS | 28/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 23 horas e 0 minutos
Artigo: Interrogações

COLUNISTAS | 28/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 23 horas e 0 minutos
Raio Laser - edição do dia - 28/04

COLUNISTAS | 28/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 23 horas e 0 minutos
Ponto de Vista: Pandemia e manutenção do emprego

COLUNISTAS | 28/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 23 horas e 0 minutos
Saúde de Salvador contrata Pazuello

COLUNISTAS | 28/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 23 horas e 0 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 28/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 23 horas e 0 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 28/04

COLUNISTAS | 27/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 23 horas e 0 minutos
O recado de Churchill para ACM Neto

COLUNISTAS | 27/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 23 horas e 0 minutos
Raio Laser - edição do dia - 27/04

COLUNISTAS | 27/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 23 horas e 0 minutos
Ponto de Vista: A travessia de Garnier

COLUNISTAS | 27/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 23 horas e 0 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 27/04