Raio Laser - edição do dia - 15/04

Frase

Tribuna da Bahia, Salvador
15/04/2021 06:00 | Atualizado há 21 dias, 22 horas e 51 minutos

   
Foto: Carlos Moura/SCO/STF

Videoconferência está aí para isso. Se o Supremo, que se pronuncia por último sobre os conflitos, realiza sessões por videoconferência, por que a Câmara não pode e o Senado não pode? Conversa fiada!

Marco Aurélio Mello, ministro do STF, sobre o funcionamento da CPI da Covid

Novos desembargadores (Lourival Trindade)

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) escolheu ontem, em votação marcada por alguns problemas técnicos, novos desembargadores para compor a Corte. O primeiro escolhido foi o juiz Manuel Bahia de Araújo. Essa foi a terceira fez que Araújo compôs a lista votada no TJ-BA. Ele foi escolhido pelo critério de merecimento. O outro nome escolhido por merecimento para o TJ-BA foi o juiz Paulo Alberto Chenald. Além dele, os juízes Regina Helena de Santos e Silva e Ademilson Barbosa também foram promovidos para a Corte pelo critério de antiguidade. A sessão foi comandada pelo presidente da Corte, o desembargador Lourival Trindade.

Tríplice

O Pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) escolheu ontem a lista tríplice de membros do Ministério Público da Bahia que vai concorrer a uma vaga de desembargador na Corte. A escolha final cabe ao governador da Bahia, Rui Costa. Foram votados Adriani Pazelli, com 34 sufrágios, Geder Luiz Gomes, com 28 votos e Nivaldo Santos Aquino, com 22 votos. Além destes, o TJ-BA promoveu quatro magistrados para compor o Pleno.

Surpresa

A votação de Pazelli surpreendeu membros do Ministério Público e do próprio Tribunal de Justiça, já que havia torcida grande no TJ por Nivaldo, que muitos acreditavam que seria o campeão de votos. Ao final da votação, no entanto, o procurador acabou dando uma demonstração de prestígio entre os magistrados baianos, provavelmente em decorrência de sua excelente reputação.

"Protagonismo" (João Roma)

Para prefeitos e outros aliados, não há mais dúvidas de que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por causa do litígio com o ex-prefeito ACM Neto (DEM), planeja assegurar, da maneira que puder, o máximo protagonismo político ao ministro da Cidadania, João Roma, na Bahia. Em evento recente no interior, um deles relata ter ouvido, pelo viva voz, o exato momento em que o presidente ligou para o ministro e lhe disse textualmente: – Estou dizendo, pô. Quero que você tome conta das obras federais na Bahia! A fisionomia de Roma se abriu.

Decepção

Por falar em João Roma, analistas políticos diziam ontem que a declaração da mulher do ministro, Roberta, nesta Tribuna, falando da 'decepção indescritível' com ACM Neto (DEM) por causa do rompimento entre eles acabou por sepultar de uma vez por todas as chances de virem a reatar no futuro, principalmente porque não se sabia a que ponto foi o ministro da Cidadania que a autorizou a dar a declaração.

Entre Robertas!

A vereadora Roberta Caires rebateu ontem as declarações de Roberta Roma, esposa do ministro da Cidadania, divulgadas em veículos de comunicação de Salvador, nesta quarta-feira. Para a vereadora, 'foram declarações que invertem a lógica da dívida de gratidão que toda a família Roma deveria ter para com ACM Neto”. Disse ainda que “decepção indescritível teve Neto, que tirou um ilustre desconhecido de Pernambuco para brilhar em solo baiano. Vamos dar mérito a quem o tem", enfatizou Roberta Caires.

BBB da política

A política baiana virou quase um BBB ontem por causa da declaração, publicada pela Tribuna, da esposa do ministro João Roma (Republicanos). Roberta Roma disse ser "indescritível" a "decepção" com o presidente nacional do DEM, ACM Neto. A afirmação movimentou os bastidores e provocou fortes repercussões nos corredores. Entre vereadores, deputados, prefeitos e lideranças políticas, esse foi o tema do dia. Nas rodinhas de conversas, não faltaram piadas. Fato é que a relação de Neto e Roma fica cada dia mais distante e uma reaproximação parece cada dia mais improvável.

Pataxó

Hoje, a Universidade Corporativa (Unicorp) do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) promove o webinário “Proteção da pessoa indígena no âmbito criminal – A Resolução 287 do CNJ e o papel do Judiciário na preservação da Cultura e Tradição dos povos indígenas”. O evento ocorre às 16h, com transmissão pelo canal do PJBA no YouTube.

Barreiras

Com o anúncio das restrições aos viajantes do Brasil feito pela França nesta terça-feira (13), o país soma barreiras de entrada impostas como forma de tentar conter o avanço da pandemia de Covid-19 —particularmente, a variante brasileira do vírus— em ao menos 22 nações, de acordo com levantamento feito a partir dos dados da Iata (associação internacional de transporte aéreo).

Muito coerente! (Ricardo Lewandowski)

Ontem, o ministro Ricardo Lewandowski votou contra a maioria dos colegas e defendeu que o recurso contra a anulação das condenações de Lula fosse julgado na Segunda Turma, e não no plenário do STF. Também, criticou a decisão de 2018, do plenário do STF, que negou um habeas corpus para impedir a prisão do ex-presidente. E justificou: "A história do Brasil poderia ter sido diferente", disse Lewandowski sobre decisão que permitiu prisão de Lula.

Parabenizou (Alberto Braga)

O vereador Alberto Braga utilizou as redes sociais para parabenizar o prefeito Bruno Reis (DEM) por colocar Salvador no primeiro lugar em vacinação contra Covid-19 no país.  “Parabéns ao prefeito @brunoreisba e toda a equipe da PMS, que colocou Salvador em 1º lugar no ranking de vacinação do país! E pra completar a boa notícia, a PMS acaba de lançar o site HORA MARCADA, para que os idosos possam agendar com tranquilidade e sem filas sua vacina!!”, escreveu no Twitter o líder do Republicanos na Câmara.

Saída pela tangente

Aliado de primeira hora do prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (DEM), o deputado federal Paulo Azi, presidente estadual do DEM, optou por não marcar presença no evento de inauguração da Estação Cidadania do município, na última sexta-feira. Azi foi convidado pela prefeitura para o ato, uma vez que ele foi um dos articuladores para que a obra saísse do papel. Contudo, a pessoas próximas, o deputado disse que preferiu não comparecer. Vale recordar: o ato teve como protagonista o ministro da Cidadania, João Roma (Republicanos), ex-aliado de ACM Neto e hoje na linha de frente do bolsonarismo.

Edital

O governo da Bahia anunciou ontem o lançamento de um edital para selecionar uma empresa para administrar o Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, na modalidade Parceria Público-Privada (PPP). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado, e a empresa responsável terá concessão de 20 anos para gerir a unidade. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o edital trata da implantação, gestão, operação e ampliação do hospital, que terá inicialmente 260 leitos, mais outros 330 adicionados pelo parceiro privado, sendo 75 de UTI. A sessão pública do leilão acontecerá no dia 20 de maio.

Gás caro

A Câmara Municipal de Salvador realiza, hoje, às 10 horas, a audiência pública “Causas e consequências da alta dos preços de combustíveis e do gás de cozinha”. O debate vai abordar a alta nos preços e os graves impactos sociais, principalmente em meio à pandemia, com o aumento da pobreza, da dificuldade de sobrevivência e do encarecimento de produtos alimentícios, como destaca a vereadora Marta Rodrigues (PT).

Guanabara em casa (Sérgio Guanabara)

O ex-secretário de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) de Salvador, Sérgio Guanabara, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Rafael, onde foi internado na última segunda-feira por complicações decorrentes da Covid-19. Ele está em casa, sendo monitorado, e conversou rapidamente com a reportagem sobre a recuperação.

Casos

A Bahia registrou ontem 3.547 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 2.940 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (14) também registra 146 óbitos. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 848.627 casos confirmados desde o início da pandemia, 816.077 já são considerados recuperados, 15.691 encontram-se ativos e 16.859 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.159.067 casos descartados e 188.307 em investigação. 

Mortes

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 16.859, representando uma letalidade de 1,99%. Dentre os óbitos, 55,40% ocorreram no sexo masculino e 44,60% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,77% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,80%, preta com 15,26%, amarela com 0,48%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,56% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 65,93%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,75%).

Vacinados

Com 1.990.012 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 506.348 receberam também a segunda dose, até as 15h desta quarta-feira, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Brasil

O Brasil registrou nesta quarta-feira 3.459 óbitos causados pela covid-19, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados neste dia 14 de abril. Com os registros, o País supera a marca de 360 mil mortes e atinge 361.884 vidas perdidas para a doença. O levantamento do Conass, que compila dados de secretarias de Saúde dos 26 Estados e do Distrito Federal apontou ainda 73.513 novos casos de covid-19 em 24 horas, com um total de 13.673.507 registros desde o início da pandemia.


Compartilhe       

 




Mais sobre

COLUNISTAS | 05/05/2021 06:00 - Há 1 dia, 22 horas e 51 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 05/05

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 22 horas e 51 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 04/05

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 22 horas e 51 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 22 horas e 51 minutos
Artigo: Tomara que o pesadelo deste 2021 chegue logo ao fim

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 22 horas e 51 minutos
Raio Laser - edição do dia - 04/05

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 22 horas e 51 minutos
Ponto de Vista: A CPI dos holofotes

COLUNISTAS | 03/05/2021 06:00 - Há 3 dias, 22 horas e 51 minutos
Artigo: O efeito João Santana

COLUNISTAS | 03/05/2021 06:00 - Há 3 dias, 22 horas e 51 minutos
Raio Laser - edição do dia - 03/05

COLUNISTAS | 03/05/2021 06:00 - Há 3 dias, 22 horas e 51 minutos
Ponto de Vista: Quando pensamos em Direito

COLUNISTAS | 03/05/2021 06:00 - Há 3 dias, 22 horas e 51 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 22 horas e 51 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 22 horas e 51 minutos
Ponto de Vista: Onda do meio da pirâmide

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 22 horas e 51 minutos
A política como guerra

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 22 horas e 51 minutos
Raio Laser - edição do dia - 30/04

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 6 dias, 22 horas e 51 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 30/04

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 22 horas e 51 minutos
Hoje, petistas acham que a polarização será com Roma e não Neto

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 22 horas e 51 minutos
Raio Laser - edição do dia - 29/04

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 22 horas e 51 minutos
Ponto de Vista: Um genial mendigo enlouquecido

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 22 horas e 51 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 7 dias, 22 horas e 51 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 29/04

COLUNISTAS | 28/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 22 horas e 51 minutos
Artigo: Interrogações

COLUNISTAS | 28/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 22 horas e 51 minutos
Raio Laser - edição do dia - 28/04

COLUNISTAS | 28/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 22 horas e 51 minutos
Ponto de Vista: Pandemia e manutenção do emprego

COLUNISTAS | 28/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 22 horas e 51 minutos
Saúde de Salvador contrata Pazuello

COLUNISTAS | 28/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 22 horas e 51 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 28/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 22 horas e 51 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 28/04

COLUNISTAS | 27/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 22 horas e 51 minutos
O recado de Churchill para ACM Neto

COLUNISTAS | 27/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 22 horas e 51 minutos
Raio Laser - edição do dia - 27/04

COLUNISTAS | 27/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 22 horas e 51 minutos
Ponto de Vista: A travessia de Garnier

COLUNISTAS | 27/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 22 horas e 51 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 27/04