Raio Laser - edição do dia - 19/04

Frase

Tribuna da Bahia, Salvador
19/04/2021 06:00 | Atualizado há 19 dias, 17 horas e 9 minutos

   

Não foi uma absolvição

Gilmar Mendes sobre o caso Lula no STF

Rompimento (ACM Neto)

Entre democratas, não há mais conversa a cerca de um possível entendimento, no futuro, entre o ex-prefeito ACM Neto (DEM) e o ministro da Cidadania João Roma (Republicanos). A situação estimula especulações de que Roma, se de fato tiver o apoio do Presidente Jair Bolsonaro, pode concorrer ao governo da Bahia ou mesmo estimular a formação de uma chapa que possa trazer dificuldades para a campanha de Neto à sucessão estadual de 2022. Mas, por enquanto, são tudo especulações.

Repercussão (Vanusa dos Santos de Souza)

Repercutiu até em Brasília a denúncia da trabalhadora rural Vanusa dos Santos de Souza, presidente da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento São João, na cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, vítima de agressões e à sua família na semana passada, acusando o MST na Bahia de tratar os assentados como verdadeiros escravos. Não está descartada a entrada no caso do Ministério Público Federal e da PF, já que o caso envolve disputa por terrenos da União.

Aliado

No PT, o caso da violência atribuída ao MST contra trabalhadores que desejam fazer valer a portaria do governo federal que concede a titulação individual de terra aos assentados teve também grande repercussão, gerando mal estar e até críticas, já que um dos principais líderes do Movimento no Estado é exatamente o deputado federal Valmir Assunção.

Horror

Políticos ligados ao agronegócio na Bahia, tradicionalmente adversários do MST no Estado, ficaram indignados com os relatos da presidente da Associação dos Produtores Rurais do Assentamento São João e acham que casos como esse salpicam no PT.

Vacilo

Petistas andam dizendo aos quatro cantos que o senador Jaques Wagner deu uma vacilada por não ter apoiado, desde o princípio, a CPI da Covid, com que a oposição acredita que poderá prejudicar ainda mais o presidente Jair Bolsonaro. O ex-presidente Lula chegou a fazer discurso para os parlamentares do partido defendendo que engrossassem com relação às denúncias contra o governo.

Abalo (José Sérgio Gabrielli)

A denúncia do Tribunal de Contas da União (TCU) contra o ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, por conta da compra da refinaria de Pasadena, causou surpresa já que ele vinha passando incólume em relação a todas as investigações. O baiano é considerado figura das mais corretas do partido. O TCU inocentou a ex-presidente Dilma Rousseff no caso.

Réu confesso! (Drauzio Varella)

Mereceu destaque da imprensa a declaração do médico-televisivo Dráuzio Varella, alertando que: "Quem cometeu erros graves  na pandemia precisa ser punido". Talvez uma mostra do "problema de consciência" que ainda atormenta o conhecido doutor,  o primeiro a afirmar que o Coronavírus-19 não passaria de uma simples "gripezinha".

Fala STF! (Augusto Aras)

O Procurador-Geral da República, Augusto Aras, reforçou junto ao STF o pedido para incluir o apresentador Danilo Gentili no inquérito dos atos antidemocráticos.  Aras juntou à petição um twitter do humorista sobre declaração de Jair Bolsonaro, durante sua live da última quinta-feira. Disse Gentili: “Quem diz que só sai da cadeira de presidente morto é ditador. E ditador a gente sabe o que merece”. Em sua manifestação, Aras afirmou que o apresentador “mais uma vez, manifestou-se na rede social  de forma a hostilizar a Presidência da República, instituição democrática por excelência”. Assunto para Alexandre de Moraes.

Na Venezuela

Opositores de Nicolás Maduro estão impedidos de se vacinar contra a Covid. A denúncia é da revista Bloomberg.Na semana passada, quando o país iniciou a campanha de imunização, só idosos que possuem o Carnet de la Patria ( uma espécie de “cartão de fidelidade do estado), foram selecionados para tomar a vacina. E o cartão só é concedido a quem solicita ajuda da ditadura. Logo...

Sempre impune!

Segundo o jornalista Carlos Sardenberg ,"se o processo de Lula tivesse começado na Justiça Federal de Brasília ( como entendeu Fachin depois de 7 anos) a defesa do ex-presidente poderia entrar com um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça alegando que a competência não estava em Brasília. O STJ , então, poderia mandar o processo para Curitiba". Como o processo correu na 13a Vara de Curitiba, o STF entendeu que o certo é o Distrito Federal. Conclusão: Lula é impunível.

Decisão judicial

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, deu 10 dias para que a Bahia e mais seis estados forneçam informações sobre medidas restritivas adotadas pelas gestões para conter a disseminação da Covid-19. A decisão foi tomada no âmbito de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) movida pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que argumenta que normas como lockdown ou toque de recolher violam direitos fundamentais, “em especial o direito à liberdade de locomoção e ao trabalho.” Além da Bahia, o partido questiona decretos feitos pelos estados do Acre, Amapá, Piauí, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

CPI da Covid I

O senador Otto Alencar (PSD-BA) disse que a CPI da Covid pretende ouvir todos os ex-ministros da Saúde do governo Jair Bolsonaro (sem partido). “Vamos investigar questões que aconteceram desde a gestão do Mandetta, passando pelo Nelson Teich, Pazuello e Queiroga, que também deverá ser ouvido, uma vez que continua faltando oxigênio, medicamentos, as vacinas não chegaram. Todo o planejamento das vacinas não foi confirmado, faltou muito”, disse, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

CPI da Covid II

O senador Otto Alencar disse ainda que a CPI da Covid deve ter início na próxima quinta-feira. O baiano é um dos 11 titulares da comissão. “Minha posição na CPI será isenta, imparcial, apenas para investigar se realmente aconteceram erros de planejamento e aconselhamento do ponto de vista científico e médico no combate à Covid”, assegurou ele.

Denúncias

Uma live entre representantes da administração do Instituto Federal da Bahia – IFBa, com participação de acadêmicos e alunos gerou a maior discussão, esta semana. O que era para ser uma reunião sobre a estrutura docente e administrativa descambou para graves denúncias de assédio praticado por funcionários e até professores. Segundo os denunciantes, o problema é grave e é preciso proteger permanentemente.

Comissão

Um dos representantes da instituição disse que foi criada uma Comissão Permanente de Prevenção e Comnbate ao Assédio, mas que segundo foi rebatido, embora tendo sido implantado em 2017 não vem surtindo efeito. Alguns pediram que os acusados sejam afastados e os casos apurados. Uma das informações passadas é que os assediadores estariam sendo encobertos pelo IFBa enquanto as alunas assediadas teriam preferido se afastar da escola. Uma das representantes da escola assegurou ser a prática inadmissível e que a gestão está dedicada a combater e eliminar a prática. A questão é que, apesar do discurso da instituição, as alunas observam que o caso vem sendo denunciado há muitos anos e ninguém foi punido ou chamado para explicações e continuam assediando outras alunas.

Casos

A Bahia registrou ontem 2.574 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 2.445 recuperados (+0,3%). O boletim epidemiológico deste domingo (18) também registra 75 mortes. Apesar de terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro das mortes foram realizadas hoje. Dos 862.334 casos confirmados desde o início da pandemia, 828.606 já são considerados recuperados, 16.425 encontram-se ativos e 17.303 tiveram óbito confirmado. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.169.727 casos descartados e 191.531 em investigação.

Óbitos

O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 17.303, representando uma letalidade de 2,01%. Dentre os óbitos, 55,46% ocorreram no sexo masculino e 44,54% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,64% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,90%, preta com 15,33%, amarela com 0,47%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,52% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 65,60%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,66%).

Vacinação

Com 2.038.291 vacinados contra o coronavírus (Covid-19), dos quais 622.677 receberam também a segunda dose, até as 15h deste domingo, a Bahia é um dos estados do País com o maior número de imunizados. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

Brasil

O Brasil registrou neste domingo 1.657 óbitos causados pela Covid-19, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados neste dia 18 de abril. Com os registros, 373.335 vidas foram perdidas para a doença. O levantamento do Conass, que compila dados de secretarias de Saúde dos 26 Estados e do Distrito Federal apontou ainda 42.980 novos casos de Covid-19 em 24 horas, com um total de 13.943.071 registros desde o início da pandemia.

Compartilhe       

 




Mais sobre

COLUNISTAS | 06/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 17 horas e 9 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 06/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 17 horas e 9 minutos
Artigo: Afinal, quem fez a assessoria paralela de Bolsonaro para a pandemia?

COLUNISTAS | 06/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 17 horas e 9 minutos
Raio Laser - edição do dia - 06/05

COLUNISTAS | 06/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 17 horas e 9 minutos
Ponto de vista: Para a Bahia sair da crise

COLUNISTAS | 06/05/2021 06:00 - Há 2 dias, 17 horas e 9 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 06/05

COLUNISTAS | 05/05/2021 06:00 - Há 3 dias, 17 horas e 9 minutos
Artigo: Medo e o tiro no pé

COLUNISTAS | 05/05/2021 06:00 - Há 3 dias, 17 horas e 9 minutos
Raio Laser - edição do dia - 05/05

COLUNISTAS | 05/05/2021 06:00 - Há 3 dias, 17 horas e 9 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 05/05/2021 06:00 - Há 3 dias, 17 horas e 9 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 05/05

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 4 dias, 17 horas e 9 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 04/05

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 4 dias, 17 horas e 9 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 4 dias, 17 horas e 9 minutos
Artigo: Tomara que o pesadelo deste 2021 chegue logo ao fim

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 4 dias, 17 horas e 9 minutos
Raio Laser - edição do dia - 04/05

COLUNISTAS | 04/05/2021 06:00 - Há 4 dias, 17 horas e 9 minutos
Ponto de Vista: A CPI dos holofotes

COLUNISTAS | 03/05/2021 06:00 - Há 5 dias, 17 horas e 9 minutos
Artigo: O efeito João Santana

COLUNISTAS | 03/05/2021 06:00 - Há 5 dias, 17 horas e 9 minutos
Raio Laser - edição do dia - 03/05

COLUNISTAS | 03/05/2021 06:00 - Há 5 dias, 17 horas e 9 minutos
Ponto de Vista: Quando pensamos em Direito

COLUNISTAS | 03/05/2021 06:00 - Há 5 dias, 17 horas e 9 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 17 horas e 9 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 17 horas e 9 minutos
Ponto de Vista: Onda do meio da pirâmide

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 17 horas e 9 minutos
A política como guerra

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 17 horas e 9 minutos
Raio Laser - edição do dia - 30/04

COLUNISTAS | 30/04/2021 06:00 - Há 8 dias, 17 horas e 9 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 30/04

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 17 horas e 9 minutos
Hoje, petistas acham que a polarização será com Roma e não Neto

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 17 horas e 9 minutos
Raio Laser - edição do dia - 29/04

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 17 horas e 9 minutos
Ponto de Vista: Um genial mendigo enlouquecido

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 17 horas e 9 minutos
Coluna Esplanada

COLUNISTAS | 29/04/2021 06:00 - Há 9 dias, 17 horas e 9 minutos
Janete Freitas - Edição do dia - 29/04

COLUNISTAS | 28/04/2021 06:00 - Há 10 dias, 17 horas e 9 minutos
Artigo: Interrogações

COLUNISTAS | 28/04/2021 06:00 - Há 10 dias, 17 horas e 9 minutos
Raio Laser - edição do dia - 28/04