Portos da Bahia tem sétimo mês seguido de aumento na movimentação de cargas

De janeiro a março, os três equipamentos administrados pela Codeba tiveram um aumento de 24,42%, em relação a 2020

Tribuna da Bahia, Salvador
23/04/2021 10:00 | Atualizado há 15 dias, 12 horas e 43 minutos

   
Foto: Reprodução / Google fotos

Por Yuri Abreu

Em que pese o Brasil e a Bahia estarem enfrentando uma pandemia de covid-19, um dos setores que tem motivos para comemorar, mesmo com este cenário, é o do transporte de cargas aquaviário. Aqui no estado, de acordo com a Companhia das Docas da Bahia (Codeba), no balanço dos últimos sete meses (setembro de 2020 a março de 2021), os portos administrados pela instituição (Aratu/Candeias, Salvador e Ilhéus) registraram resultados superiores, na movimentação de cargas, em relação aos mesmos períodos dos três anos anteriores.

Somente no acumulado deste ano – janeiro a março –, os três equipamentos tiveram um aumento de 24,42%, em relação ao primeiro trimestre de 2020. Divulgado nesta semana, o último Relatório da Administração da Companhia mostrou ainda um aumento significativo na movimentação do primeiro trimestre deste ano, quando levados em consideração os números de 2019 e 2020.

No mês passado, foram movimentadas 1.087.715 toneladas, um aumento de 11,88%, em relação ao mesmo período de 2020. Os meses de janeiro e fevereiro registraram altas de 36,16% e 28,1%, respectivamente. O desempenho estável é reflexo das operações nos três Portos. Em janeiro de 2021, a Companhia alcançou a marca de 1.095.335 toneladas. Foi o melhor mês de janeiro da história, ultrapassando 1 milhão de toneladas no período, segundo a entidade.

Por portos, especificamente, o de Aratu/Candeias registrou, em março passado, acréscimo de 36,17%, com alta na movimentação de granéis líquidos e sólidos. No Porto de Salvador, em fevereiro de 2021, foram movimentadas 436.919 toneladas, 7,02%, a mais que em fevereiro de 2020. Também no mês passado, a movimentação de contêineres obteve alta de 1,6%. Os principais produtos movimentados foram: químicos, trigo, arroz, celulose e metais/siderurgia. Já no de Ilhéus, no sul da Bahia, até julho, devem ser embarcadas cerca de 240 mil toneladas de soja, além de outras cargas a exemplo do cacau.

“A atualização do planejamento foi o passo inicial para alcançar bons resultados. A partir dele, estabelecemos metas e indicadores para um plano de ação alinhado aos objetivos. A integração das diretorias, que acompanharam a execução de ações conjuntas, permitiu, por exemplo, retomar espaço perdido para os TUPs, com investimentos em infraestrutura”, avalia o diretor-presidente da Companhia das Docas da Bahia, Carlos Autran Amaral.

Quem corrobora com a fala do executivo da entidade é a diretora empresarial e de relações com o mercado da Codeba, Ana Paula Calhau. De acordo com ela, o rendimento atingido pelos três portos administrados pela entidade no estado se deve ao atual modelo de gestão pela autoridade portuária, que visa eficiência, transparência e uma maior competitividade.

“Temos uma relação direta com os atores envolvidos do setor, entre eles donos de cargas e operadores portuários. Além disso, vale ressaltar o potencial enorme que a Bahia tem, uma vez que os portos estão localizados geograficamente em locais privilegiados, operando 24 horas. Entendemos que portos são um setor fundamental para o abastecimento do país, uma vez que transportam e armazenam cargas de grande relevância, sendo de um destaque amplo para o desenvolvimento econômico do Brasil”, afirmou ela.

Segundo a gestora, ainda é cedo para se falar em porcentagem ou estimativas para os meses seguintes. Contudo, o objetivo é o de bater as metas quanto a capacidade de movimentação, quebrando recordes. Para isso, ela pontuou os investimentos que já foram e estão sendo feitos nos três portos baianos, principalmente nos de Aratu/Candeias e Ilhéus.

“No Porto de Aratu tivemos dois leilões importantes que darão uma relevância grande e visibilidade no mercado. Além disso, temos uma ferrovia controlada pela VLI, o que nos dá um fomento conjunto. A junção dos modais é importante, pois fortalece a capacidade do operador logístico. A nossa crença é a de que a gente vai conseguir melhorar a movimentação. Em Ilhéus, vamos ter áreas para realizar leilões e os estudos estão em andamento, o que vai dar um incremento ao porto”, disse Ana Paula Calhau.

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