84% das meninas usam aplicativos de retoque para distorcer aparência na internet

Dados foram revelados em pesquisa

Tribuna da Bahia, Salvador
03/05/2021 14:16 | Atualizado há 3 dias, 15 horas e 3 minutos

   
Foto: Foto: REUTERS/Earnie Grafton

Nova pesquisa do Projeto Dove pela Autoestima aponta como a pressão das redes sociais impacta a autoestima e confiança corporal das jovens e faz com que elas distorçam suas próprias imagens na internet

 Diariamente, meninas de todo o mundo se sentem pressionadas a editar e manipular suas fotos para as mídias sociais, usando filtros que modificam o rosto e aplicativos de edição de imagem. É o que revela a pesquisa realizada pelo Projeto Dove pela Autoestima, que aponta que esses filtros e aplicativos mudaram drasticamente a forma como as meninas interagem com suas imagens corporais e sua autoexpressão.  

A pesquisa foi realizada em dezembro de 2020 e revela o impacto do uso das redes sociais e filtros na autoestima de meninas entre 10 e 17 anos nos Estados Unidos, Inglaterra e no Brasil. No país, a pesquisa foi conduzida pela Edelman Data & Intelligence, uma consultoria global e multidisciplinar de pesquisa, análise e dados, com 503 meninas de 10 a 17 anos e 1.010 mulheres de 18 a 55 anos.

O estudo aponta que cerca de 84% das jovens brasileiras com 13 anos já aplicaram um filtro ou usaram um aplicativo para mudar sua imagem em suas fotos. Além disso, 78% delas tentam mudar ou ocultar pelo menos uma parte ou característica de seu corpo que não gostam antes de postar uma foto de si mesmas das redes sociais. 

Essa “auto distorção digital” da aparência resulta em tentativas de atender a padrões irreais de beleza – 89% das jovens relatam que compartilham selfies na esperança de receber validação de outras pessoas. Esses padrões não podem ser alcançados na vida real, o que gera um impacto duradouro e prejudicial na autoestima e confiança corporal dessas meninas. 

35% das jovens brasileiras dizem se sentirem “menos bonitas” ao verem fotos de influenciadores/ celebridades nas redes sociais. Além disso, dados da pesquisa apontam que quanto mais tempo as meninas passam editando suas fotos, mais elas relatam baixa autoestima corporal – 60% das que passam de 10 a 30 minutos editando as imagens dizem ter baixa autoestima. O estudo também retrata que meninas que distorcem suas fotos são mais propensas a ter baixa autoestima corporal (50%) em comparação com aquelas que não distorcem suas fotos (9%).

Todo esse cenário reforça a importância do investimento em iniciativas e ferramentas para ajudar a sociedade a construir uma relação mais positiva com as mídias sociais. “Com o crescimento do uso das redes sociais nos últimos 10 anos, cresceu também o uso de filtros e aplicativos que auxiliam a distorcer imagens para se adequar a padrões de beleza socialmente aceitos. Quando esse uso aumenta também entre os jovens, temos um impacto na pressão para as meninas atingirem algo perfeito, que não pode ser alcançado na vida real, além de se tornar bastante prejudicial para a construção da autoestima. Dove quer destacar e atuar de forma cada vez mais ativa nessa questão”, comenta Fernanda Gama, gerente de Dove no Brasil. 

Tornar as redes sociais um ambiente mais diverso e inclusivo também é algo que ajudaria a tornar essa experiência mais saudável e a elevar a confiança dessas jovens. 70% das meninas brasileiras dizem que não se sentiriam julgadas e ficariam menos preocupadas com sua aparência se se sentissem representadas no meio digital. Além disso, 75% delas gostariam que o mundo se concentrasse mais em quem elas são, em vez de em sua aparência. 

Nesse cenário, a pesquisa também aponta que as ferramentas educacionais fornecidas pelo Projeto Dove pela Autoestima, incluindo apostilas, atividades e vídeos online, possuem papel fundamental na construção da autoestima das futuras gerações e, também, para fornecer novas habilidades para que pais e jovens estabeleçam uma relação mais saudável e positiva com as redes. 

69% das mulheres adultas gostariam de ter sabido como construir autoestima quando eram mais jovens. Além disso, 36% das meninas sentem que seus pais não entendem a pressão que elas sentem nas redes sociais e 78% das mães gostariam de ter as ferramentas para educar seus filhos sobre os potenciais danos das mídias sociais. 

Dessa forma, além das iniciativas já existentes no Projeto Dove pela Autoestima, a marca apresenta parceria com objetivo de engajar e educar jovens sobre autoestima e confiança corporal. Junto com o UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, que promove os direitos e o bem-estar de crianças e adolescentes em mais de 190 países, está sendo desenvolvido um novo projeto que, por meio de ferramentas digitais, abordará questões de autoestima de forma didática. O projeto, que tem previsão de ser lançado no segundo semestre no Brasil, visa impactar positivamente a vida de 2 milhões de jovens entre 13 e 18 anos no país.  

“A parceria UNICEF-Dove terá como princípio promover direitos de adolescentes ao uso seguro da internet e à saúde mental, por meio de um processo inovador que ampliará os espaços virtuais para o pensamento crítico, a expressão criativa e a valorização da diversidade. O projeto fornecerá as ferramentas para as juventudes brasileiras na construção de sua autoestima e autoconfiança com o corpo”, diz Gabriela Mora, Oficial do Programa de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes.

Compartilhe       

 




Mais sobre

BELEZA | 12/03/2021 13:33 - Há 24 dias, 15 horas e 46 minutos
Com Zinco PCA e extrato de pepino, fórmula garante fios sem oleosidade por 48h

BELEZA | 07/03/2021 12:17 - Há 29 dias, 17 horas e 3 minutos
Cuidados com a beleza ajudam pacientes oncológicas a manter a autoestima em alta

BELEZA | 04/03/2021 15:44 - Há 2 dias, 13 horas e 36 minutos
Além do Olhar inaugura primeira unidade na Bahia

BELEZA | 01/03/2021 17:39 - Há 5 dias, 11 horas e 41 minutos
Martha Paiva é indicada como destino fashion pela revista Moda do Estadão

BELEZA | 18/02/2021 15:31 - Há 18 dias, 13 horas e 48 minutos
O que são lentes de contatos dentárias? Saiba tudo sobre esse procedimento

BELEZA | 15/02/2021 16:06 - Há 21 dias, 13 horas e 13 minutos
Procura por cirurgias plásticas cresce e vira tendência em 2021

BELEZA | 10/02/2021 15:27 - Há 26 dias, 13 horas e 53 minutos
Karla Calazans realiza workshops gratuitos de maquiagem no Boulevard

BELEZA | 09/02/2021 16:39 - Há 27 dias, 12 horas e 40 minutos
Especialista explica como acabar com a flacidez no rosto com fios de sustentação

BELEZA | 27/01/2021 19:28 - Há 9 dias, 9 horas e 51 minutos
Praticidade e sabor no retorno à rotina

BELEZA | 23/01/2021 06:30 - Há 13 dias, 22 horas e 50 minutos
Site reúne informações que auxiliam a cuidar da saúde

BELEZA | 03/01/2021 13:39 - Há 3 dias, 15 horas e 41 minutos
Marcas de higiene e cosmética focam na redução do impacto de resíduos

BELEZA | 28/12/2020 16:05 - Há 8 dias, 13 horas e 14 minutos
Óleos essenciais perfeitos para trazer boas vibrações em 2021