Chineses mostram interesse em projeto de empresa baiana

A Alpha Projetos & Inovação atua com o desenvolvimento de produtos de segurança e inovação tecnológica


Tribuna da Bahia, Salvador
27/11/2017 11:45 | Atualizado há 26 dias, 9 horas e 48 minutos

   
Foto: Divulgação

A parceria entre Brasil e China está se expandindo e não somente com o governo da Bahia, mas também com empresas baianas, como a Alpha Projetos & Inovação Ltda. A empresa está desenvolvendo o projeto Barras de Proteção para Metrôs e recebeu a sinalização das chinesas CREC e Chongqing Rail Transit Group, que mostraram interesse para o estabelecimento de parcerias futuras.

Em novembro a Alpha Projetos & Inovação estará participando da Feira Internacional Negócios nos Trilhos, em São Paulo de 7 a 9. Na oportunidade estará estabelecendo novos contatos com as empresas chinesas.

A Alpha atua com o desenvolvimento de produtos de segurança e inovação tecnológica. Em face do real problema de acidentes no embarque e desembarque dos metrôs e trens, afim de mitigar os acidentes nas estações e promover uma acessibilidade segura.

Ferrovia Bioceância

Recentemente a Universidade de Beijing Jiaotong (BJTU) e o Ministério do Comércio Exterior chinês (MOFCOM-China) organizaram o Seminário de Alto Nível para a Construção da Ferrovia Bioceânica, entre os dias 17 e 30 de setembro de 2017. O ambicioso traçado sobre trilhos pretende ligar o Atlântico ao Pacífico atravessando os territórios brasileiro e peruano. A Ferrovia Bioceânica representa novas possibilidades de escoamento para produtos como grãos e minérios, que representam cerca de ¼ das exportações da balança comercial brasileira.

Permitirá também promover uma maior integração sul-americana por meio de um modal de transporte mais eficiente, propiciado o desenvolvimento de novos negócios. A programação do evento contou com palestras e workshops ministrados por pesquisadores da BJTU, visitas técnicas a empresas de construção, fábricas de locomotivas e companhias de operação e controle de sistemas ferroviários. Importante salientar a apresentação dos estudos preliminares realizados pela CREC Co. para construção da Ferrovia Bioceânica na cidade de Chengdu.

Na cerimônia de abertura, o vice-reitor Liu Xuan deu as boas-vindas aos convidados presentes do Brasil, Jorge Ubirajara Engº. Metroferroviario. Professsor da Universidade Federal da Bahia – Escola Politécnica, Engº Metroferroviário Luan Blohen, Engº. Metroferroviário Carlos Rofolfo-CCR-Bahia, Engº. Metroferroviário Ederson Saraiva-CCR-Bahia, Engº SauloTeixeira dos Santos-Valec, Deputado Estadual Jenilson Leite-PcdoB-Acre,  Secretário de Obras do Estado Átila Pinheiro-Acre, e João Marques, Engº. Metroferroviario- Sócio da Alpha Projetos & Inovação  Ltda.

Segundo Marques, o seminário foi de grande relevância para o aprendizado e conhecimento da tecnologia ferroviária chinesa, sendo primordial o estabelecimento de parceria entre os três países para o desenvolvimento do modal ferroviário destas nações.

“Os chineses demonstram bastante interesse na construção desta ferrovia que representará um marco divisório na integração entre os países latino-americanos e a China, cujo comércio é essencial para o desenvolvimento de todos os envolvidos”

Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas