O champanhe borbulhou cristalino nas taças Maria Antonieta, da festa que comemorou o aniversario de Juca Moniz Barreto Lisboa, socialite que esbanja simpatia e brilho no high society. Ela aparece na foto principal entre Gracinha Tubiana e Regina Weckerle. A comemoração foi anteontem, e consolidou o Morro Ipiranga, agora com prédios no lugar das mansões como reduto histórico da aristocracia local. Bem antes, no inicio do século vinte, o loteamento de luxo era a “Fazenda Camarão”, antiga propriedade de escravos libertos,
Quanto à festa, quem quiser esnobar a taça Maria Antonieta fique à vontade, mas as comemorações de Juca Lisboa seguem o padrão singular do grand monde. Dessa vez a produção da noite foi feita pela filha da anfitriã, a blogger fashion Cristina Moniz Barreto Garcia Martins, mas sem rebeldia no dress code. Havia convidadas do Brasil e do exterior.Como por exemplo as convidadas que aparecem nas fotos menores: a socialite franco-baiana Gracinha Pedreira Lapa Tubiana, que tem endereços em Mônaco, Paris e Salvador.
E também Ethel Pikelhaizen Baratz, com suas elegantes raízes judaico-baianas; Anna Maria Leão Marques Valente, que mora em São Paulo; a consulesa da Suíça Lila Moraes Kunz, e a singular dinastia Borges de Melo, que mescla society com esportes, da empresaria Kissinha Borges e as filhas dela, a Publisher Monique Melo e a professora de Direito Karla Borges de Melo Almeida.
Estúdio na Bahia e gloria internacional para Ai Weiwei
Depois de criar um estúdio de produção artística no sul do Bahia, há pouco mais de um mês, o badalado artista plástico e designer chinês Ai Weiwei se prepara para um evento, em abril, que combina arte com política. E com certeza causa comoção mundial pela abordagem do drama dos refugiados de guerra. É a exibição, nos Estados Unidos, dia 29, do filme documentário alemão, “Human Flow”, escrito e dirigido por Ai Weiwei. Ativista do mundo inteiro são selecionados pela Internet para um debate planetário durante a exibição.
Estrela das artes plásticas e do design modernos na China, Ai Weiwei ficou famoso no resto do mundo por criar o singular estádio “Ninho de Pássaros” em Pequim, cidade onde nasceu, para os jogos olímpicos de 2008. Caiu em desgraça para o governo depois de desmascarar noticias duvidosas sobre um terremoto no país. Agora vive no exterior coberto de glória e considerado o maior dissidente da política do país. Se ele entrar na China pode ser preso.
A passagem de Ai Weiwei pela Bahia, em fevereiro, foi noticia exclusiva em Boa Terra com a manchete da página “Perseguido na China, o genial Ai Weiwei cria arte na Bahia” na edição de 29 de fevereiro, que pegou a mídia brasileira de surpresa. Ele passou quase uma semana em Porto Seguro e se esbaldou em postar fotos das experiências que faz na região. O resultado dos trabalhos, usando muito a madeira da Bahia é levado depois para uma exposição gigante que o artista prepara para o Brasil.
Design e luxo na elegante Alameda das Espatódeas
O passaporte de Celeste Valverde Leão já recebeu tantos carimbos nas viagens que a arquiteta e designer faz a Milão para acompanhar o calendário de eventos ligados a móveis e decoração, que ela nem precisaria se abalar para uma agenda na Bahia. Mesmo se tratando da palestra “Drops Talks: O Design como Impulso Criativo”, conduzida pelo consultor de imagem e conteúdo, o top designer paulista Antonio Carlos Toze. Mas ela foi uma das primeiras a chegar à “Natuzzi Italia” a loja podre de chique comandada pelos empresários Bárbara Weyll Almada e Gustavo Rocha, na Alameda das Espatodeas.
O local é uma das representações fora da Itália da holding “Grupo Natuzzi”. Como a coluna destacou antes, é a marca mais conhecida de moveis de luxo do mundo.
Marcha da maconha começa na Aquidabã
Aquela história conservadora de que mulher não fuma na rua, é coisa que não se pública a Salvador. As baianas tanto fumam que estão muito além do cigarro convencional, afinal são as mulheres da “Renfa” a “Rede Nacional de Feministas Anti Proibicionistas” responsáveis pela convocação para a reunião preparatória da “Marcha da Maconha de Salvador”. A convocação está em várias partes da Internet informando que elas se reúnem dia 4, na pulsante “Estação de Aquidabã’, no centro de Salvador.
À espera do Dia D para a glória nas passarelas
Tradição no mundo fashion internacional e que já fez a glória para muitos modelos de talento na Bahia, o concurso “Supermodel of the World – Brasil” de 2018, marcou a grande final para o dia 14, em São Paulo. Vinte finalistas já foram selecionados, com quinze meninas e cinco rapazes. O evento é promovido pela holding representação brasileira da holding “Ford Models” a “Ford Models Brasil” e tem a fama de ser uma das principais portas de entrada para o mercado nacional e internacional da moda. O saldo da Bahia é mais que vantajoso, com o destaque para a campeã de 2016, Ana Flavia Santos, jovem de Salvador que foi a primeira negra a ganhar o concurso no Brasil. E em seguida as passarelas da Europa.