Julho amarelo: mês de luta contra as hepatites virais

O teste para as hepatites B e C é gratuito e está disponível nos Serviços de Assistência Especilizadas (SAEs) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS)


Tribuna da Bahia, Salvador
04/07/2018 10:01 | Atualizado há 11 dias, 7 horas e 30 minutos

   
Foto: Divulgação

A campanha promove ações educativas e preventivas com ênfase no combate das hepatites. São realizados testes de hepatite B e C, além de testagem de sífilis e HIV. A ação é voltada para a população em geral, com ênfase em pessoas acima de 40 anos. Também são prioridades os que fizeram cirurgias, transplantes ou receberam transfusão de sangue antes de 1994, além dos que têm tatuagens e piercings.

Faça o teste

O teste para as hepatites B e C é gratuito e está disponível nos Serviços de Assistência Especilizadas (SAEs) ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em caso de positivo, procure um Serviço de Saúde ou apoio do Grupo Vontade de Viver.

Vacina

A vacina para evitar a hepatite B está disponível em mais de 60 mil postos de saúde de todo o Brasil e é aplicada em três doses. Não existe vacina para a hepatite C, porém, o tratamento é disponibilizado pelo SUS, com índice de cura superior a 95%.

Previna

Use camisinha. Não compartilhe o uso de material de manicure, lâminas de barbear ou depilar, escovas de dentes e objetos que furam ou cortam. Exija materiais descartáveis ou esterelizados em procedimentos médico/odontológicos, de 'piercings' e tauagens.


Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas