Inscrições abertas para a 46ª Corrida Duque de Caxias

De acordo com a organização, a 6ª Região Militar, são esperados mais de mil corredores para disputar as provas de 5km e 10km


Tribuna da Bahia, Salvador
11/07/2018 11:09 | Atualizado há 11 dias, 3 horas e 26 minutos

   
Foto: Reprodução

Por Yuri Abreu

A Corrida Duque de Caxias, que chega a sua 46ª edição em 2018, está com inscrições abertas. Considerado o evento mais antigo do Norte-Nordeste do país, a competição será realizada no dia 19 de agosto. De acordo com a organização, a 6ª Região Militar, são esperados mais de mil corredores para disputar as provas de 5km e 10km, cuja largada – e chegada – serão na sede da Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), no bairro da Pituba.

Se o percurso escolhido for o de 5km, os corredores vão percorrer o seguinte trajeto: Rua Território do Amapá, Avenida Paulo VI, Rua Bahia, Avenida Octávio Mangabeira (com retorno próximo ao restaurante Bambara), seguindo pela Rua Fernando Menezes de Góes, Rua Amazonas, Avenida Paulo VI e, novamente, a Rua Território do Amapá, chegando a EsFCEx. O horário de início desta prova está previsto para as 7h20.

Já se a prova for a de 10km, cuja saída será por volta das 7h30, o percurso será praticamente o mesmo. A diferença é que o retorno, na orla da capital, será feita na altura do Aeroclube e não no Bambara, como na prova de 5km. Segundo os organizadores, todos os atletas profissionais ou amadores que concluírem os percursos das provas ganharão medalhas de participação na corrida e concorrerão a brindes.

Além disso, os três primeiros colocados das categorias 5km e 10km, geral e militar do exército, nas categorias masculino e feminino, receberão troféus, além das medalhas. Também serão premiados com troféus, o atleta mais idoso e mais jovem inscritos na corrida e que concluírem qualquer um dos dois percursos.

As inscrições estão sendo feitas exclusivamente através do site ChipTiming – o link é o http://www.chiptiming.com.br/eventos/46duque/decaxias2018 – até o dia 12 de agosto e tem o valor de R$ 50. O kit de corrida (composto por camiseta, número de peito, sacola e chip) deve ser retirado nos dias 16, 17 e 18 de agosto na própria Escola. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (71)3205-8840 ou pelo email: corridaduquedecaxias2018@gmail.com.

Patrono

A 46ª edição da Corrida Duque de Caxias abre as comemorações pela Semana do Soldado – a data máxima ocorre no dia 25 de agosto – tem como finalidades reforçar a cultura cívica, aprimorar o condicionamento físico da tropa e incentivar a pratica de atividades esportivas. A recomendação da organização para os civis que quiserem participar da prova é a de que um médico seja procurado para a realização de avaliação física e manter o treinamento adequado a fim de obter o devido condicionamento até o dia o evento, que ocorre em um domingo.

Além disso, o evento homenageia Luis Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro. Nascido justamente no dia 25 de agosto de 1803 no município de Porto da Estrela – cidade que atualmente leva o nome dele –, com apenas 15 anos ele ingressou na Escola Militar tornando-se alferes e seguindo para a Academia Real Militar. 

Após lutas na Bahia, Rio Grande Sul e Maranhão, além de ter sido nomeado para a Pasta da Guerra e, posteriormente, Presidente do Conselho, ele recebeu o título de Duque aos 66 anos. No dia 7 de maio de 1880 ele veio a óbito. Oitenta e dois anos depois, em 1962, foi nomeado pelo então Governo Federal como Patrono do Exército.


Compartilhe       

 





 

Notícias Relacionadas